• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
quinta-feira - 18/10/2007 - 03:30h

Jornal lança matéria “barriga de aluguel” e “inova” jornalismo

A valorosa marca Gazeta do Oeste inaugura um novo verbete na nomenclatura jornalística. Depois da "barriga" (que significa a notícia falsa, colocada por erro involuntário) temos agora a matéria "barriga de aluguel".

O jargão é para explicar como o jornal conseguiu fabricar duas manchetes atestando o fim da greve dos agentes comunitários de saúde em Mossoró, em duas edições quase consecutivas, omitindo a verdade dos fatos. Intencionalmente. 

Uma mentira em dois tempos. A primeira no dia 12 (sexta), com direito a foto de capa e tudo mais.

A mais recente, nessa quarta (17), chega a ter título hilariante: "Agentes comunitários de Saúde voltam ao trabalho". A verdade: desde que a paralisação foi deflagrada no dia 11 (quinta), não houve sequer um recuo no movimento. Na própria quarta, os grevistas decidiram em assembléia pela manutenção da greve. 

Nas duas barrigas alugadas, a Prefeitura de Mossoró foi a única parte ouvida no caso. Os dois textos não poderiam ser mais oficiais. Dá a impressão que saíram da própria Assessoria de Comunicação da prefeita Fafá Rosado (DEM). Deve ser apenas impressão.

Minha solidariedade aos verdadeiros (e zelosos) operários da Gazeta do Oeste e ao meu querido Canindé Queiroz, seu fundador e ideólogo. Doente, inválido, nada pode fazer para estacar essa iniquidade.

E o poder, efêmero, vai passar como todos os outros, deixando para trás a terra arrasada, reeditando a lenda do cavalo de Átila, o rei dos Hunos: "Onde ele passava não nascia mais grama". Era o "Flagelo de Deus".

Compartilhe:
Categoria(s): Paulo de Tarso Fernandes

Comentários

  1. adalberto diz:

    realmente é uma tristeza ver um jornal que tinha toda a credibilidade da sociedade oestana totalmente sem credibilidade, depois q aqeles DOIS assumiram o jornal passou a ser totalmente tendecioso para o lado da vantagen ou saldo politíco, quem te viu e quem te ver, tantos jornalistas sérios q passarão por lá.

  2. Armando Julio de souza (Natal) diz:

    A Gazeta se transformou num balcao de negociu só isso e hoje so se sustenta na marca , canindé está fazendo falta ao jornal e a mossoroe com seu jeito de combate, snao ficaria calado diante de tanto desmando na cidade que ele tanto ama , tento certeza.

  3. Carlos antônio F. Rocha diz:

    Está esplicado porque a Gazeta nao influi mais em nada na cidade, bem finferente do passado onde era origatório ler suas páginas, O que a gente ver é so materia oficial nas colunas e nas repostagens e muito sangue na capa par a tentar vender. Nehum jornal do rn está mais fazendo tanto sensaconalismo com crimes, um estilo utrapassao a muito tempo. Eu tenho pena que uma marca tao importante tenha sido distruida por tao pouco.n Carlos Antonio f. Rocha

  4. Iuska Freire - Jornalista da Gazeta do Oeste diz:

    Ilustre jornalista Carlos Santos.

    É com muita humildade que venho esclarecer o equívoco da matéria sobre os agentes de saúde, publicada, erroneamente, na Gazeta do Oeste, edição de 17 de outubro deste ano.

    Em nenhum momento a repórter responsável pelo texto teve a intenção de dar voz apenas ao poder público, o que pode ser constatado no trecho em que a prefeita Fafá Rosado assume ter sido precipitada ao anunciar o reajuste de 40%: “Na reunião, a prefeita assumiu que a precipitação na divulgação do repasse de 40% do Ministério da Saúde para serem investidos com os agentes comunitários de cada município foi um erro. ‘Nós ficamos felizes e satisfeitos que informamos que esse repasse seria feito, no entanto ele não foi cumprido, pois somente 20% do valor foi enviado’, afirma a prefeita”.

    Houve, sim, erro de principiante e isso não é vergonha alguma. O presidente do Sindisaúde, João Morais, afirmou que aceitaria o acordo e voltaria ao trabalho. O último parágrafo da matéria traz a posição de João Morais. A repórter, que é da primeira turma de Jornalismo da Uern e que será graduada este ano, não entendeu que a decisão caberia à categoria e não somente a ele.

    A matéria publicada hoje – 18 – corrige os fatos e assume o erro de ontem – 17 –. Acho que esse é primeiro passo para o aprendizado. Ninguém é tão perfeito que não possa errar, nem tão estúpido que não possa reconhecer. Basta ter humildade e atenção para não repetir os mesmos erros.

    Quanto à matéria de domingo, não é da responsabilidade do caderno Mossoró, por isso não posso dizer nada, mas garanto que a matéria publicada no dia 17 não foi intencional.

    Certa de sua compreensão,

    da colega e jornalista Iuska Freire

    Editora do Caderno Mossoró

  5. Raimundo "alvo" Guedes da Silva (Natal) diz:

    Sempre disseram, Carlos Santos que Canindé se vendia porquele preço ao poder da ocasiao.COnheco bem canindé e a gazeta nao teria construiodo o nome que chegou a fazer, se fosse assim. Ele era um homemsempre muito ligado a prefietos e governadores, mas vi ele os enfrentando de frente, critiando, dizendo que estava errado isso e aquilo. Nos bons tempos de gazeta do oeste a equipe se chocuo varias veres com prefietos camara etc, e ganhou respeito da populacao. O que ha hoje nao é possivel ser comentado ao vivo e de publico, mas em qualquer roda de pate papo he motivo de piadas, constrangimentos e historias de arrepiar na atualidade. Sou do tempo da gazeta lida poucas vezes ao mes, por quinzena ate ser diaria e da saudades desse periodo romantico e corajoso. O que ha hoje é falta de respeito ao leitor, invertento tudo que nao interessa aosgovernos que devem pagar ate muito pouco, porque sendo tao servil noao pode valoer mito.

  6. MARCUS FELIPE DE SOUSA diz:

    Para completar, um colunista ontem publicou que a Senadora Rosalba estaria rompendo com seu colega Agripino em razão dela votar a favor da CPMF. Não é isso que se lê nos grandes jornais do Brasil, bem como em outros daqui do RN. Rosalba inclusive deu entrevista afirmando que é contra a CPMF e que acompanhará seu partido (DEM).

  7. Mário de Assis diz:

    Se fosse so isso que fazem contra o leitor , o povo, os politicos e os comerciantes… Prefiro ficar calado (sabe como é né!)

  8. Jãnio nóbrega diz:

    Carlos me desculpe discordar de voc~e, mas acho a gazeta o melhor jornal de mossoró. Sem duvidas nao e perfeito e comete coisas que a gente nao gosta, mas está a frente dos outros. Obrigado pelo espaço e sucesso.

  9. carlos josé diz:

    Prezado Carlos Santos,

    Sou leitor assíduo de jornais. No passado, lê a Gazeta do Oeste era obrigação e prazer, hoje, pra mim, só é notada quando acontece esses absurdos, e olhe que não são poucos.

    Precisamos denunciar! É caso de Polícia, afinal, assassinaram o jornalismo e estão vendendo os órgãos do defundo, lamentavelmente, o Jornal Gazeta do Oeste.

    Existem dois biltres que estão asfixiando o histórico Jornal!!!

    Ass. Carlos José

  10. Mário Gerson - Jornalista da GAZETA DO OESTE diz:

    Boa tarde a todos. Acho que houve, sim, o erro, como admitiu a editora do Caderno Mossoró. Todos os jornais erram e são e estão suscetíveis a isso. Repórter não é máquina, é gente.
    Existem muitos comprometidos com a causa do jornalismo na cidade, na GAZETA e em outros periódicos locais. Nossa imprensa evolui a cada dia, com a crítica e a análise dos leitores. É assim que pensamos. Acho que serei simplório, mas vale a máxima que diz: o julgamento virá da história.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.