sábado - 10/03/2012 - 18:40h

Josivan, do PT, passa a ser útil ao DEM e ao PSB em Mossoró

A pré-candidatura a prefeito do professor-reitor da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), Josivan Barbosa (PT), passou a ser peça-chave na definição da chapa majoritária do DEM à Prefeitura de Mossoró. E também mexe com o PSB da pré-candidata Larissa Rosado, na oposição.

Estranho? Não.

Josivan 'fenômeno' ou inocente útil (Cézar Alves)

Com base em pesquisas qualitativas e quantitativas, para consumo interno, o grupo governista identifica que numa simulação de candidatura, a presença de Josivan na arena de campanha tende a tirar alguns votos residuais da concorrente oposicionista Larissa Rosado. Essa erosão pode aumentar no curso do prélio eleitoral.

Daí é fácil entender o porquê de setores da imprensa ligados e alimentados pelo governismo, tenham o interesse e venham trabalhando, para a formalização de Josivan como candidato. O DEM precisa de Josivan como candidato.

Atordoado, em crise, com dificuldade de convivência e conflito de interesses entre alguns de seus nomes de proa, o governismo trabalha com duas hipóteses para chapa majoritária. Em ambas, Josivan aparece indiretamente.

Na primeira, com Josivan não sendo disputante à prefeitura pelo PT, o líder Carlos Augusto Rosado (DEM) já admitiria – muito a contragosto – a vereadora Cláudia Regina (DEM) como candidata a prefeito. A atual vice-prefeita Ruth Ciarlini (DEM) seria a vice, mas seu marido Eduardo Medeiros, o “Dudu” (veja postagem mais abaixo), entrou em erupção. Não aceita-a como vice de novo.

Sob outra perspectiva, Josivan indo mesmo à corrida eleitoral, a aposta seria em Ruth como candidata, com maciça utilização da imagem de sua irmã – governadora Rosalba Ciarlini (DEM) – para puxá-la à vitória, com o suporte das estruturas do Estado e Prefeitura. O candidato do PT seria um ‘parasita’ a molestar a deputada estadual-candidata Larissa, ajudando indiretamente o DEM de Ruth a manter a hegemonia  municipal.

Simplificando: a análise que se faz, hoje, é que Cláudia seria mais competitiva do que Ruth, diante do cenário com apenas uma candidatura do DEM e outra do PSB. Ruth, com a manutenção de Josivan, tenderia a tirar maior proveito, pois os votos da oposição estariam mais fracionados.

Na outra banda Rosado, ou seja, da postulação de Larissa Rosado, o raciocínio é parecido ou mesmo idêntico. A candidatura de Josivan não é ignorada. Pelo contrário. Ele não ser candidato, como defende a tendência da deputada federal Fátima Bezerra (PT), ajudaria direta e indiretamente a deputada estadual Larissa Rosado, para impor derrota ao DEM.

Parece lógico, que Josivan Barbosa é visto como ‘azarão’, tendo maior possibilidade de sorver votos que iriam na direção de Larissa, do que no sentido da candidatura do DEM. Inocente útil para um lado e para outro. Ou hipotético ‘fenômeno’ aos olhos de ambos e da maioria do eleitorado.

Nota do Blog – Vale lembrar que para Ruth ser candidata, a prefeita de direito Fafá Rosado (DEM) precisará renunciar ao cargo até o início de abril próximo. Sem essa providência, poderá ser tão somente candidata a vice outra vez.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. OSVALDO diz:

    Se for assim o DEM ainda perde.
    Agora, Cláudia Regina prefeita e Josivan vice
    faziam uma lavagem de votos.
    Carlos Augusto Ñ quer acha melhor dar a prefeitura
    e se Larissa ñ ganhar essa nunca mais ganha pq é a maior CHANCE
    DO MUNDO. se souber fazer ganha. Mossoró precisa de alguem com orte para prefeito mesmo.
    com garra! experiência e conhecimento do município e necessidades e fonte de resolução.
    É CLÁUDIA!

  2. Lucas Alves diz:

    Será que é somente a imprensa “azul turqueza” que tem interesse e vem trabalhando para que o Josivan tenha a candidatura efetivada? será que por ai pela net não tem nenhuma imprensa “rosa á desabroxar” com o mesmo intuito? Só agora o nobre jornalista percebeu que a candidatura do PT só fortalece ao DEM?

    anham, tá blz!, parafraseando Voltaire: Não acredito no que leio, mais defendo até a morte o direito de o escreveres.

    todo homem tem seu preço, realmente.

  3. João Santos diz:

    Parece que as coisas não estão bem para o lado de Rosalba, agora dependem de uma candidatura do PT para resolver uma candidatura interna. Para quem até bem pouco tempo dizia que ela “elegeria até um poste, agora está com medo de levar uma “cacetada” ou até mesmo “bater com cara no poste…”. Pode vir Rosinha que seu caixão tá guardado, faltando apenas “bater os pregos”. Para pessoas “Traíras” o remédio é desprezo todo dia.

  4. CALIBRE 50 diz:

    Esse DEDÃO do Reitor Josivan foi na hora que ele tava falando com mandões e todo poderosos de Mossoró,a conversa é a seguinte:
    – Nem Claudinha,Nem Rutinha,Nem Larisinha,Nem Batistinha,eu vou botar quente!
    Calma Reitor,Calma!
    – Calma uma pinóia,Mossoró hoje precisa de alguem que tenha vergonha na cara!E vou avisando pra perder ou para ganhar vou botar pra arregaçar!
    Valeu Reito!Valeu! Acabe logo com essa sem vergonhice!Mossoró precisa é de macho que tenha aquilo roxo pra acabar logo com essa ópera bufa! E vamos em frente!Caminhando com a humanidade e os animais políticos do RN!é só!

  5. CALIBRE 50 diz:

    Não interessa a quem o PT vai ajudar ou prejudicar,o PT como partido principal do governo federal em uma cidade do porte de Mossoró não pode ficar a mercê de projetos pessoais do GR1 ou GR2,se o DEM vai ganhar de novo pouco me importa,aliáis se ganhar de novo é única e exclusivamente por conta do alto índice de rejeição que carrega a candidata do PSB,culpar a candidatura do professor Josivan pela derrota de Larissa é querer por remendo em estôpa velha,nas outras duas úlitmas temporadas dessa novela em que os protagonistas são os memos,a candidata Larissa Rosado foi derrotada sem a ajuda de ninguém,em pesquisas põem o Reitor Josivan com 0,005%,se ele tem esse desempenho pífio por que tanta preocupação ou interesse em alijá-lo da desputa? O que não se pode é o partido da presidente Dilma Roussef e Lula da Silva servir de resídio para alimentar os cavalos dos outros,por que assim sendo feito como resídio,será cagado pelo cavalo que ele alimentar,o que ocorreu na eleição de 2010,foi literalmente cagado pelo PSB local,se o PSB local tem como bandeira de luta em Mossoró derrotar o DEM por que não se despoja da egolatria extremada e apoia o Reitor!? Não apoia sabem por que!? Por que o projeto principal não é derrotar a Governadora Rosalba e o DEM e sim fazer um PIT STOP e trocar o carro para que a escuderia familiar permaneça no poder!É simples,quando um Rosado sai do poder eles já estão imediatamente preparando outro para a sucessão imperial,igualmente em londres com a dinastia de WINDSOR!E assim caminha a humanidade!É só!

  6. Pedro diz:

    ignorar o pt não podemos, mas o salto alto que sustenta sua lombriguez chegando até ignorar os mais de um milhão de votos de sua principal liderança poderá fazer com que o estilo impopular que infectou micarla, rosalba e outros bata as portas do pt em mossoró… o pt caiu do governo estadual com o psb e teme em cair novamente localmente… não sabe o que fazer,pois nada tem… o pt em mossoró é simplesmente um prisionero na cidadela do dem… o pt esqueceu do acúmulo de forças que se constroi ano após ano com alianças históricas!!!

  7. Alexandre José de Oliveira diz:

    Prezado Carlos Santos,
    No momento político atual de Mossoró se faz muitas conjecturas sobre quem ocupará como Prefeito(a) o Palácio da Resistência a partir do próximo ano. Entretanto, a candidatura que mais influência terá nessa definição, se ocorrer, será a do Reitor Josivan Barbosa. É o único fato novo na política mossoroense desde muito tempo. Na nota que comento, você analisou a possibilidade da candidatura de Josivan Barbosa contribuir para a candidatura do DEM. Mas, da mesma forma, ela poderá contribuir para a candidatura do PSB.
    É o raciocínio: se a candidatura do DEM estiver em 3º lugar e a do PSB, Dep. Larissa Rosado em 1º lugar, estiver sendo ameaçada pela candidatura do PT, por Josivan Barbosa, não haverá dúvidas do líder do DEM, ex-deputado Carlos Augusto, em liberar suas bases em favor da candidatura Larissa Rosado (se lê esse acordo tácito entre ambas as alas). É melhor para a ala da família Rosado, liderada pelo ex-deputado Carlos Augusto ter a outra ala da família, liderada pela Dep. Sandra Rosado, na prefeitura de Mossoró que ter ali um independente, do PT, Josivan Barbosa.
    Ou seja, a candidatura do PT de Josivan Barbosa, se ocorrer, poderá decidir tanto em favor do DEM, como do PSB. Ou, de forma surpreendente, poderá mesmo ser vitoriosa, pois o povo pode não aceitar o jogo das alas da família Rosado. É possível que a história de Mossoró esteja sendo mudada por um Competente caraubense do Apanha Peixe. Dúvidas? Façamos apostas. Possibilidades há.
    Entretanto, essa possibilidade não tem sido cogitada pelos analistas políticos da nossa cidade. Por quê? Simples. Está no inconsciente popular mossoroense que só há duas alternativas com chances de lograr êxito nas disputas na cidade. No caso, os pertencentes e/ou apoiados pelo DEM e o dos pertencentes e/ou apoiados pelo PSB, ambos Rosados. Até mesmo os ptistas que defendem a aliança com o PSB pensam assim, uma pena que isso ainda exista em nossa cidade.
    Quanto ao PSB, além do desejo legítimo de conquistar a PMM, o que grupo não admite, e isso é democraticamente questionável, é a possibilidade de surgir em Mossoró outra liderança. Pois isso ameaça a renovação dos mandatos que hoje esse grupo tem, graças a essa polarização de votos em Mossoró.
    A tempo, diante da possibilidade do DEM fazer corpo mole para o PSB, como ficaria a facção da atual prefeita Fafá Rosado? Como este grupo vê a entrega da PMM o grupo do PSB. Ou seja, há muita coisa por rolar ainda nessa eleição, sobretudo sobre posicionamentos políticos.
    Que os ptistas dêem a Josivan a chance de candidatar-se. E que seja ouvido o povo.

  8. Jarbas dumaresk diz:

    Mossoro eo o Pt nunca teve um canidato do Porte de Josivan, capacitado mais que as outras duas canidatas, porque ser obrigado a votar nessa familia ( Rosado) vamos dar um basta nisso, dia 18 Josivam vai ganhar o primeiro turno contra Fatima Bezerra, Luis carlos, Geraldao , Socorro Batista, Sandra Rosado e Larisa Rosado, e os outros Sanguesunga, ai vamos para o segundo turno, ganhar a eleiçaõ, e a libertação de Mossoro, com Josivam sendo o prefeito. Hoje e o povo que quer votar em Josivan

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.