Do Blog João Moacir e Canal BCS
A gente recebe informações, via Freitas Bessa, que a comunidade quilombola do sítio Pêga em Portalegre RN, região Oeste, celebra a histórica conquista de ter a primeira descendente a passar no curso de medicina.
Abigail Gomes Bessa de Freitas Neta, 20, concluiu o ensino médio no Instituto Federal do RN (IFRN) – Campus Pau dos Ferros, com formação em Técnica em Apicultura, após ciclo de estudo anterior em escola pública em sua cidade.
Em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tendo como orientador o professor Francisco Carlos de Lucena, ela tratou do tema “Os fatores que dificultam o fortalecimento da prática da apicultura entre os agricultores quilombolas da comunidade do Pêga”.
Ela recebeu nota máxima e expressou que a escolha do tema “foi um meio de entender a minha história, organização social e as dificuldades de ser um quilombola”.
Filha de Afonso Bessa de Freitas e Maria Zuleide Jacinto de Oliveira, de origem na agricultura local, Abigail Bessa vai cursar medicina na Faculdade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
A Prefeitura de Portalegre emitiu nota de congratulações à Abigail Bessa, assinada pelo prefeito José Augusto Rêgo (PP).
*Comunidade quilombola é agrupamento social remanescente de primitivos escravos, sendo formado por afrodescendentes.
Nota do Canal BCS – Essa é uma das notícias que mais gosto de publicar. Entusiasma-me e sei que serve de incentivo para muitos e muitos jovens e adultos.
Parabéns, Abigail. Sucesso, moça.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Conquista histórica e merecida. Parabéns ABIGAIL BESSA! Muito sucesso na nova etapa escolar. Esforce-se e dedique-se ao curso e aproveite todas as oportunidades que a universidade oferece. Deus ilumine sua trajetória! Boa sorte, sempre!
Carlos, amigo. Você gosta de publicar e eu amo ler. Salve, Abigail!