A Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC) vai apresentar no final de semana programação completa para comemorar, no próximo mês, os 90 anos da resistência de Mossoró à invasão do bando de Lampião – em 13 de junho de 1927.
A iniciativa terá como ponto alto, um “júri simulado” do cangaceiro Jararaca (José Leite de Santana), morto pós-combate pelas forças de resistência.
O júri simulado vai acontecer no dia 9 de junho, às 9 horas, na Sala do Júri do Fórum Municipal Silveira Martins, à Avenida Jorge Coelho – em Mossoró.
Acusação e defesa
Presidirá o júri o juiz Breno Valério Fausto de Medeiros.
O advogado e escritor Diógenes da Cunha Lima atuará na acusação. O advogado e escritor Honório de Medeiros será o defensor do cangaceiro.
O conselho de sentença terá a seguinte formação:
– Inessa Linhares (Advogada e professora);
– Ludmilla Carvalho (Escritora e professora);
– Manoel Vieira Guimarães Neto (Padre e escritor);
– Antônio Clóvis Vieira (Professor e advogado);
– Lúcio Ney de Souza (Advogado e escritor);
– Rubens Coelho (Escritor e jornalista);
– Armando Negreiros (Médico e escritor);
O atual secretário da Segurança de Mossoró, general Eliéser Girão, será suplente do Conselho de Sentença.
O acesso ao júri será oportunizado com doação de um quilo de alimento não perecível, que será entregue ao Lar da Criança Pobre de Mossoró.
As inscrições serão efetivadas até o preenchimento da lotação da Sala do Júri.
Estudantes que estiverem no evento vão receber certificado com cinco horas-aula, da Universidade do Estado do RN (UERN).
Depois a Sbec, presidida pelo professor e escritor Benedito Vasconcelos, divulgará informações à inscrição e outros detalhes da própria programação geral dos 90 anos da resistência bélica mossoroense.
Leia também: A sombra de Jararaca (AQUI);
Leia também: A resistência de Mossoró ao bando de Lampião (AQUI).
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
Este povo não tem mais o que fazer? Milhares de processos aguardando julgamento e fazem júri simulado.
Há quantos anos recursos aguardam julgamento no TJRN?
Processos de adoção demoram anos e anos.
Todos reclamam da morosidade da justiça.
Os juízes reclamam das montanhas de processo que a cada ano aumenta mais e mais.
E VÃO FAZER JÚRI SIMULADO.
//////////
OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ANTES DA PASSAGEM DO COMETA HALLEY EM 2061?
AS DENÚNCIAS DO EX-PROCURADOR DA CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ, CHAMOU OS VEREADORES DE CORJA, ESTÃO SENDO APURADAS DESDE 06/12/2016. QUANDO SABEREMOS O RESULTADO?
Apenas uma sugestão: deveriam colocar como figurante do réu o deputado ricardo motta, certamente seria absolvido por 7 x 0.
É por isso que mossoró e o nordeste são vistos com preconceito por aí a fora! Mentalidades atrasadas afundam mais a região. Evoluamos e não regridamos. Vivemos tempos modernos para estarmos ocupados em assuntos irrelevantes e desprezíveis.
Como fazer este julgamento 90 anos depois?
Os valores hoje são totalmente diferentes de quase um século atrás. Isto está parecendo até busca pura e simples por holofote.
Por que não fazem júri simulados de condenados por prática de improbidade que exercem presidência de Câmara Municipal? Por que não fazer júri simulado dos que estão citados na lista do Fachin e exercem mandatos eletivos?
Pelo menos, mesmo que de mentirinha, estes tipos seriam julgados.
///
OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS APÓS A PASSAGEM DO COMETA HALLEY EM 2061?
AS DENÚNCIAS DO EX-PROCURADOR DA CMM ESTÃO SENDO APURADAS DESDE 06/12/2016.
QUANDO A LISTA DO FACHIN COMEÇA A SER APURADA?
Alô, defesa.
Data Venia, para abrilhantar essa genialidade inédita e futurística, que tal solicitar ao juiz a exumação do corpo? Existe um laudo técnico determinando a causa mortis? A pericia foi realizado por quem? Quantos balaços sofreu a vitima? Qual o calibre das balas que o atingiram? De onde partiram os tiros? Foi morto pelas costas? Será que ainda estava vivo quando foi enterrado?
– Data Venia, Excelentíssimo juiz que preside esse juri. Tenho ”N” motivos para pedir a exumação do corpo, antes que o meu cliente seja julgado.
Vrummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm ✏
Data Venia, a Nasa está precisando de gênios como vocês para desenvolver novos projetos espaciais.
Data Venia, portanto, não ”perdam” tempo. Enviem seus currículos para a NASA e aguardem resposta positiva.
P.S – Alguém sabia que em Mossoró havia esses tipos de ”gênio”? Eu não?
Pobre Mossoró de memórias
As inscrições vão ser feitas na hora do juri, la no fórum mesmo, ou tem algum endereço eletrônico pra fazer?
Apresento dois parâmetros para apresentação do Defensor da “inditosa” vítima: Porquê o laudo de causa morte foi lavrado e expedido pelo Dr. João Marcelino, um dia antes da execução do bandido Jararaca? Quem teria interesse em ocultar o libelo que o Jararaca era detentor com nome do mandante intelectual do ataque à Mossoró, e que estaria por trás de tal execução ?. Qual o interesse de Jararaca em mandar recado para o prefeito Rodolfo Fernandes, convidando-o a vir à sua presença para tratativa de assunto de caráter sigiloso ?. Sugiro que os protagonistas que atuarão como Representante do MP e também do advogado de defesa a leitura acurada do livro “MASSILON”, de autoria do celebrado pesquisador e historiador Honório de Medeiros. Essa famigerada obra reúne um manancial de subsídios importantes para a exímia tessitura do exórdio à peroração – tanto do Representante do MP como do advogado de defesa.