A terceira rodada de pesquisa do Instituto Cipec, que seria publicada no jornal Gazeta do Oeste nesta semana, não teve amparo legal à veiculação.
A Justiça Eleitoral proibiu a sua divulgação em face de um erro prosaico em seu relatório de trabalho. O juiz da 34a Zona Eleitoral, Pedro Cordeiro, foi convencido de falha quanto à origem do campo de coleta de dados.
A empresa pesquisadora, originária de Recife (PE), identificou o conteúdo como sendo de Petrolina (PE).
Uma falha, possivelmente de digitação do documento técnico, inviabilizou o acatamento da Justiça Eleitoral para sua publicação.
Deduz-se que foi feita apresentação do relatório (modelo de como seria feito o trabalho, tratando de metodologia e aspectos técnicos etc.) à base do Control C/Control V (cópia e colagem, na linguagem da informática).
O Cipec e o Gazeta do Oeste envolveram-se em polêmica anterior há poucos dias.
À noite do dia 21 de setembro último, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Mossoró, Gustavo Rosado (PV), acompanhado do cunhado e deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM), além do jornalista Neto Queiroz, coordenador da campanha a prefeito do governismo, tentou impedir a publicação da segunda pesquisa Cipec/Gazeta do Oeste (veja os bastidores em reportagem exclusiva clicando AQUI).
Assédio
O trio esteve na sede do jornal para ‘negociar’ o veto à pesquisa. Valores, não apenas de ordem moral, estiveram à mesa e à mão.
A matéria sobre a pesquisa chegou a ser postada no site do jornal por volta de 22h30 da sexta-feira, antecipando o que sairia na versão impressa no sábado (22). Mas logo foi retirada do ar, em meio à negociação do trio com a diretoria do periódico.
Apesar da pressão e do assédio, o Gazeta do Oeste assegurou a publicação. A matéria foi novamente posta no site e saiu no impresso no dia seguinte.
Para compensar o mal-estar com o governo – um de seus maiores anunciantes, o Gazeta do Oeste publicou uma pesquisa do Instituto Perfil no domingo (23), entregue pelo próprio Gustavo Rosado, com números menos desfavoráveis à sua candidata a prefeito, Cláudia Regina (DEM).
Em tese, as partes fumaram o “cachimbo da paz”.
Dias antes, Gustavo tentou veicular a pesquisa do Perfil no Jornal de Fato. Entretanto, a direção da empresa – ressabiada – evitou se comprometer com o material.
O Cipec tem feito trabalhos diretos para a campanha da candidata a prefeito pela oposição, Larissa Rosado. Já o perfil, apresenta igual tarefa com a candidatura de Cláudia.
Veja abaixo, as duas pesquisas Gazeta do Oeste/Cipec que foram publicadas:
Estimulada – Gazeta do Oeste/Cipec – Realizada nos dias 18 e 19 de setembro
Larissa Rosado (PSB) – 47,5%
Cláudia Regina (DEM) – 38,2%
Espontânea – Gazeta do Oeste/Cipec – Realizada nos dias 18 e 19 de setembro
Larissa Rosado (PSB) – 48,8%
Cláudia Regina (DEM) – 36,9%.
Estimulada – Gazeta do Oeste/Cipec-PE – Realizada nos dias 21, 22 e 23 de agosto
Larissa Rosado (PSB) – 48,8%
Cláudia Regina (DEM) – 36,9%
Espontânea – Gazeta do Oeste/Cipec-PE – Realizada nos dias 21, 22 e 23 de agosto
Larissa Rosado (PSB) – 42,8%
Cláudia Regina (DEM) – 32,4%.
Nota do Blog – Pesquisadores do Cipec, mesmo com o embargo da Justiça Eleitoral, foram a campo para realização da pesquisa em Mossoró.
Não ia sair umas pesquisas na Gazeta hoje?
Sua matéria poderia ter sido menos tendenciosa, pois as coisas como estão em Mossoró provavelmente tem empresa que não está nem indo a campo, quando surge fatos concretos você já cria o erro de digitação sem nenhum pronunciamento da empresa envolvida!!
NOTA DO BLOG -Julinho, bom dia. Toda matéria é tendenciosa. Não existe imparcialidade. A imparcialidade é uma utopia. EU SOU PARCIAL. Só não me permito ser leviano ou hipócrita. Numa campanha estressante e doentia como a atual em Mossoró, seria muita pretensão minha querer ser imparcial e agradar a todos. A enorme maioria não deseja a imparcialidade, mas a imparcialidade que atenda às suas vontades e interesses. Se existe uma única inverdade na postagem acima, o espaço está aberto para contestação e provas em contrário. ABração. E obrigado pela leitura diária e fiel. Sei que diariamente você passa por esta página, não contente em apenas observar outros endereços previsíveis.
Pode ir atras que tem dedo podre do pessoal govermista, que conseguiram de algum modo se infiltrarem dentro do cipec, com o intuito de descretibilizar o instituto, ja que o certus, digo erradus/tcm, caiu em total descretido na cidade, devido as contas superarem os 100%, e agora querem fazer mesmo o instituto cipec. Num esquecam naum o 40 estar de portas e porteiras abertas, venha, venham, venham pro-Lado do 40 e sejamos todos felizes, ate a descida do alto rumo ao palacio da resistencia, com a verdade que todos os mossoroensse ja conhecem, e as urnas dara o ponto final e PROCLAMARA, LARISSA PREFEITA DE MOSSORO.
Concordo com vc Sr.Edirley já avisei aos meus amigos(as) que no domingo à noite não estarei online,porque estarei na presidente dutra no carnaval da vitória.Só dá 40 é na cabeça e no coração,\o/\o/\o/#Vamos Lá! estou anciosa que chegue domingo…Mossoró,vai esta linda,toda de verde.”Larissa,”Mossoró,te aguarda de braços abertos,\o/
tem muita gente cega e achando que a campanha ta ganha ainda!!
continuem duvidando das pesquisas, por isso prefiro não questionar nenhuma, mais vejo que a maioria so acredita naquela que lhe favorece.
I-TEM mais pesquisaa?!! essa é brincadeiraa!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Uma coisa é certa e ninguem pode esconder, Larissa lidera todas as pesquisas.
Verdade,Sr.Miguel concordo plenamente com o senhor, Não tem pra nimguém,é Larissa na cabeça e no coração, eu e a minha família somos (QUARENTEIROS) #Vamos Lá! com Lá Lá.
Caro Carlos Santos,
Não ocorreu apenas 1 erro, e sim 4 erros identificados no registro da Pesquisa CIPEC junto ao TRE. Irei mostra-lo os 4 erros que devem ter ocasionado a proibição da publicação da referida pesquisa.
1º ERRO (Universo Amostral em Petrolina)
A pesquisa CIPEC registrada em Mossoró/RN apresenta como universo amostral a cidade de Petrolina. Como podemos confirmar no print a seguir e no link do registro da pesquisa. ( //pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/pesquisa/Pesquisa/visualizacaoPublica.action?id=14882 )
2º ERRO ( Distribuição por Faixa Etária com Somatório errado)
Na pesquisa CIPEC registrada a distribuição por faixa etária aparece com um erro na sua somatória. No arquivo “Arquivo com detalhamento de bairros/municípios (formato PDF): Amostra Mossoró completa-out.pdf” que está na pagina de registro da pesquisa aparece a seguinte situação. Pode-se acompanhar pelo link: //pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/CarregarArquivoMunicipio.abrir?id=14882
Como podemos perceber, a somatória de 2+5+2+1 é igual a 10 e não 11 como apresenta a amostra completa da pesquisa CIPEC. Este erro se repete 36 vezes.
3º Erro (Quantidade de Entrevistas)
A soma de todos os entrevistados apresentados pela pesquisa diverge da divulgada pela CIPEC, que viria a ser 800 entrevistados. Como podemos acompanhar pelos 2 links citados anteriormente.
No caso de consideramos a quantidade de 11 homens, embora a soma esteja errada, temos a soma de 810 entrevistados, conforme dados colhidos da Amostra completa no link (//pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/CarregarArquivoMunicipio.abrir?id=14882 ). E onde podemos acompanhar na planilha abaixo.
Se consideramos a soma correta, o que viria a ser 10 homens. Então ai que o erro se torna maior ainda, onde o somatório dar 774 entrevistados.
4º ERRO ( Proporção da amostragem por sexo).
Como no próprio registro de Pesquisa faz a seguinte afirmaçã “UTILIZANDO-SE QUOTAS PARA A SELEÇÃO DO ENTREVISTADO DENTRO DA RESIDÊNCIA, EM FUNÇÃO DAS SEGUINTES VARIÁVEIS: SEXO: MASCULINO E FEMININO – DADOS DA ESTATÍSTICA DO ELEITORADO TSE – AGOSTO 2012” e que de acordo com o próprio TSE temos a seguinte amsotragem de Homens e Mulheres, como podemos conferir pelo link do site do TSE (//www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatistica-do-eleitorado-por-sexo-e-faixa-etaria ) vemos que a proporção de eleitores do sexo masculino em Mossoró é de 46,82% e de eleitores do sexo feminino é de 53,08%. E o que vemos no relatório da pesquisa CIPEC é que sempre o numero de entrevistados do sexo masculino é maior do que do sexo feminino. Com isso percebemos que a CIPEC não utiliza as estatísticas de Agosto de 2012 do TSE.
Se precisar de mais detalhamento pode enviar e-mail solicitando que envio prints e tabelas comprovando todos estes erros citados acima…
NOTA DO BLOG – Valeu, meu querido. Abração
seria a da virada, pelo menos nos numros
pq isto ja aconteceu a algum tempo
tome na nuca.
pode querer nao publicar mas ta nas ruas a virada ja aconteceu e faz tempo
comprando foto do lado de la…. fica facil
Larissa sempre liderou desde o começo. O desespero do lado de lá tá enorme,
É #40. Vamos Lá!
Gostaria de saber por que não foram publicadas as pesquisas do Datavox e Vox Populi como havia sido comentado que sairiam hoje (04 de outubro).