A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) propôs audiência pública para discutir a autonomia financeira da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Ainda sem data definida, a discussão tem objetivo de levar à sociedade, o conhecimento sobre o assunto.
Para a parlamentar, a autonomia econômica da instituição e a expansão da universidade seriam o coroamento do processo de consolidação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, inaugurando uma nova fase em sua história.
“Para nós, que estamos envolvidos na luta por esta conquista, a autonomia Financeira representa uma vitória do ensino público e gratuito. Com a autonomia, a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, poderá fazer muito mais pelo Estado, desde que o fluxo de recursos seja suficiente”, destaca.
Segundo a deputada, com os devidos recursos financeiros para desenvolver as suas ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, a Uern pode contribuir de forma decisiva para as soluções dos graves problemas que assolam o nosso Estado, entre eles, os setores educacional e saúde.
Com informações da Assessoria de Imprensa da deputada Larissa Rosado.
O sonho de muitos que estudaram lá como eu!
Pensando no bem de todos os servidores, sejam técnicos ou professores; no futuro de nossos filhos e netos, pois a Universidade é patrimonio também, de quem usufruirá dela em breve ou mesmo em um futuro distante. A autonomia financeira é necessária e deve ser feita logo, até para deixar de ser ferramenta polÃtica. Saudável ela ficará com essa transformação!
É uma boa ideia. Inclusive a realização de uma audiência pública, com a participação de universidades de outros estados que já conquistaram a autonomia financeira, é fundamental para o esclarecimento da importância dessa medida, não só para a Uern, como, também, para o estado. Esse é um tema que deve ser encampado não só pela Aduern, pelo DCE e pela Associação dos funcionários, mas por todos que tem compromisso com a educação. Meus parabéns a deputada Larissa, acho que o caminho da Uern é esse, vamos pôr em prática o artigo 207 da Constituição Federal e o artigo 141 da Constituição Estadual. Será bom para a nossa instituição de ensino superior e para o estado do Rio Grande do Norte.