O rompimento (veja AQUI e AQUI) do vereador-presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (PSDB), com o prefeito mossoroense Allyson Bezerra (UB), traz entre outros desdobramentos a reunificação do grupo do deputado estadual Dr. Bernardo Amorim (PSDB): Os “Abéis.” Lawrence deixa de ser liderado do prefeito para acatar de novo o comando do tio parlamentar.
Em entrevista ao Blog Carol Ribeiro nessa sexta-feira (10), em Natal, quando o PSDB realizava evento estadual na Assembleia Legislativa, Dr. Bernardo deixou claro: “Ele conta com meu apoio incondicionalmente.” E emendou: “Estarei lá (em Mossoró) a quatro mãos, para fazer uma grande campanha, se Deus quiser.”
Lawrence foi prefeito de Almino Afonso, no Médio Oeste potiguar, por dois mandatos consecutivos, sob escolha de Bernardo Amorim. Seguiu tradição de vitórias eleitorais e comando do município, desde 1965, iniciada com seu avô – Abel Belarmino de Amorim.
Em 2018, saiu da liderança familiar em busca de caminho próprio e foi candidato a deputado federal pelo Solidariedade. Não contou com apoio de Bernardo Amorim nem do também tio e prefeito de Almino Afonso, Waldênio Amorim. Ludmila Amorim, sua irmã e prefeita de Rafael Godeiro, outro município de predominância absoluta da família, apoiou a postulação de Walter Alves (MDB), assim como os tios.
Em Rafael Godeiro, por exemplo, Lawrence teve apenas 141 votos a deputado federal, ficando em quinto lugar, enquanto o candidato de sua irmã foi o primeiro colocado com 926 votos (veja AQUI).
Em 2022, o oligarquia dos Abéis votou fechada em Kaline Amorim (MDB), mulher de Dr. Bernardo Amorim, para a Câmara Federal. Concorrendo também a uma cadeira nesse poder, Lawrence Amorim encontrou no prefeito Allyson Bezerra sua força maior e, quase isolada, nesta vasta região Oeste.
Nesse ano, a mulher de Dr. Bernardo Amorim foi a mais votada em Almino Afonso com 1.686 votos. Enquanto isso, Lawrence ficou com 819 votos, na segunda posição. Em Rafael Godeiro, Kaline Amorim (MDB) obteve 1.507 votos, na primeira colocação. Lawrence foi o terceiro, com 206 votos, ficando ainda atrás de Benes Leocádio (UB), votado por 316 eleitores.
Em Mossoró, totalizou 33.303 votos, maior votação a deputado federal no município em todos os tempos. Foram 23.150 votos a mais do que em 2018, quando foi candidato a primeira vez e conseguiu 10.153 votos no município.
Em 2018, registre-se, Allyson foi eleito deputado estadual sem apoio de qualquer prefeito, liderança ou vereador. Em Mossoró empalmou 13.095 votos.
A pré-candidatura de Lawrence Amorim, conquistando Prefeitura de Mossoró, pode ser a ‘jóia da coroa’ para os Abéis, que reinam em Almino Afonso e Rafael Godeiro há 59 anos, onde já somam 17 eleições municipais. Quem governa Almino Afonso desde 2020 é Jéssica Amorim (filha de Dr. Bernardo) e Rafael Godeiro tem como prefeita Samara Amorim (casada com o ex-prefeito Abel Filho, já falecido, irmão de Dr. Bernardo).
Almino Afonso tem 4.687 habitantes e Rafael Godeiro 2.934.
Cirurgias eletivas dos mossoroenses sao realizadas em Almino Afonso , cidade comandada por Bernardo . La existe hospital municipal e vejam que so tem cinco mil habitantes, enquanto mossoro com milhoes em recursos , um hospital municipal nao é prioridade .