• Cachaça San Valle - Topo do Blog - 01-12-2024
domingo - 23/05/2021 - 10:30h

Lênin – Quase um século de sua morte

Lênin, Vladimir LêninPor Honório de Medeiros

Estou pensando em Lênin, o genocida, cuja morte completa 97 anos.

Michiko Kakutani, prêmio Pulitzer de 1998, crítica literária do “The New York Times”, por mais de quarenta anos, em A Morte da Verdade (Notas Sobre a Mentira na Era Trump), conta que Steve Bannon, estrategista e conselheiro de Trump, certa vez descreveu a si mesmo como um “leninista”.

O mesmo Bannon, ainda segundo Kakutani, teria dito o seguinte:

– “Lênin queria destruir o Estado, e esse também é o meu objetivo. Quero acabar com tudo e destruir todo o establishment de hoje em dia.”

Lênin deve estar rindo muito em alguma das grelhas do inferno, apesar das dores. Ele é o patrono dessa maré de pós-verdade que se tornou praticamente hegemônica nos dias atuais, calcada no uso da retórica violenta, incendiária, em promessas simplórias e desconstrução da verdade, tudo potencializado pela internet.

O fundador da URSS explicou, certa vez, que sua retórica era calculada para provocar o ódio, a aversão e o desprezo, não para convencer, mas para desmobilizar o adversário, não para corrigir o erro do inimigo, mas para destruí-lo.

Quem quiser ler um pouco mais, está em “Report to the Fifth Congresso of the R.S.D.L.P. on the St. Petersburg Split of the Party Tribunal Ensuing Therefrom”, segundo Kakutani. Pois é.

Honório de Medeiros é professor, escritor e ex-secretário da Prefeitura do Natal e do Governo do RN

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    INTERESSANTE…o que boa parte dos ditos seres pensantes e supostos intelectuais do RN SEM SORTE., dizem, escrevem e argumentam nos seus artigos, comentários e colunas políticas.

    Aqui, conforme se infere nas linhas e entrelinhas dos ditos articulistas políticos em sua manifesta sanha ANTI-COMUNISTA, diria até do medo atavico medo introjectado, mormente frente a eventuais demandas de governo de teor social democrata como foi o do Partido dos Trabalhadores,

    Realmente e de espantar nossa abissal IGNORÂNCIA, nosso REACIONARISMO latente, nossa permanente indisposição política, que anos e décadas d séculos z fio, de fato, tem inviabilizado, porventura, quaisquer mudanças estruturais, por mais superficiais que sejam..!

    Vejam que sempre fomos GOVERNADOS por anti-Comunistas, conservadores, brancos das ditas famílias de homens de bem, homens dito de fé e temente a Deus.

    Todavia o resultado prático dessa praxis de governança..e, sobretudo de visão política e ideológica de sociedade, na verdade tem reverberadas suas inescondiveis nuances de TEOR excludente e, concretamente servido a meia dúzia de sempre, por CONSEGUINTE deservido a grande MAIORIA, que secularmente se mantém, ainda em pleno século XXI, NA ABSOLUTA MISÉRIA.

    POSTO QUE, REFÉM desse discurso e dessa pratica política, não só EXCLUDENTE, CRUEL COMO CÍNICA E ESCRAVOCRATA.

    Ocorre que os repetidos, modorentos, mentirosos, fantasmagórica e cínicos discursos ANTI- COMUNISTAS…CONTINUAM..!

    ATE QUANDO SENHORES ESCRAVISTAS SUPOSTOS INTELECTUAIS DO RN SEM SORTE.. ?!?

    Um baraco
    FRANSUELDO VIEIRA DE ARSUJO
    OAB/RN. 7328

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.