Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal.
Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação.
Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o, quando este tentava pular o muro com os patos, disse-lhe:
– Oh, bucéfalo anácrono! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas, sim, pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à
socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei, com minha bengala fosfórica, bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada.
E o ladrão, confuso, diz:
– Dotô, resumino, eu levo ou deixo os pato?
Meu caro Carlos Santos. Essa bobagem é uma invenção de palavras “difíceis” pra não dizer nada. Rui Barbosa merece respeito e seu Blog também. Sugiro que retire essa besteira, que só depõe contra sua página na net. Se Rui Barbosa dissesse uma besteira dessas não seria nem blogueiro de Mossoró.
Será que a senhora não leu a primeira linha ? ” DIZ A LENDA”. !!!
O Ler e escrever correto nunca foi “BESTEIRA”. Melhor dizendo, nunca foram. Mas, hoje no país dos “CUMPANEIROS”, falar correto é besteira, o certo é bolsa isso, bolsa aquilo e a educação (único meio de mudar uma estrutura decadente de um país como o nosso) fica sempre em último plano.
Muito boa essa, nada melhor do que uma boa gaitada de manhã cedo.
Dona Ângela Magna, com todo respeito, mas BESTEIRA grande foi isso que a senhora escreveu. Desrespeito com Rui Barbosa e com o Blog!
E com qualquer um que preze pelo bom e velho Português,em sua forma correta. Tenha paciencia,viu…
Eu apenas brinquei. Tenho o maior respeito pelo Blog e pelo Jornalista Carlos Santos.
Carlos Santos.
Gostei demais! Imagine que, há uns dois anos ou três, fui apresentada por um jornalista do O GLOBO ao termo À SORRELFA. Não tenho bem certeza mas, me parece, salvo engano, que Michel Temer, referindo-se a uma pessoa, afirmou que a mesma havia agido à sorrelfa e que nenhuma das pessoas presentes entendera o sentido. Ora, o jornalista, então, explicou o significado de À sorrelfa :” Dissimulação silenciosa para ocultar os verdadeiros sentimentos e intenções. Disfarce; máscara.” Coincidentemente conhecia alguém que , considerado um santo por suas excelentes atitudes, acabara de praticar um ato À SORRELFA! Utilizei o termo na hora! Disse: O sr. agiu à sorrelfa! Tal pessoa ficou aborrecidíssima comigo, mas não esqueço a satisfação que senti ao falar À SORRELFA, e, certificada pelo dicionário, mais adiante presenteei-a com um À SOCAPA. Muito bom. Vim saber por você, Carlos, que estes termos que amo foram atribuídos a Rui Barbosa. Eis que a “Águia de Haia” continua ensinando.