A Liga Norte-riograndense Contra o Câncer (LNCC) para seus serviços à Prefeitura de Natal, a partir dessa quarta-feira (03). Através de Nota de Esclarecimento, a entidade justifica o porquê da decisão: “Os profissionais optaram por não aderir à nova empresa contratada pela Secretaria Municipal de Saúde, situação que levou à comunicação formal de paralisação das atividades ambulatoriais a partir do dia 03/09/2025.”
Ao substituir a Coopmed-RN por outra empresa, a Justiz, médicos tomaram essa posição. Dia passado, o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (SINMED-RN) aprovou greve contra o processo licitatório que escanteou a Coopmed. Situação só se agrava no sistema municipal de Saúde.
Veja abaixo nota da Liga:
A Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, instituição filantrópica habilitada como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) pelo Ministério da Saúde e responsável pelo cuidado integral do paciente oncológico no Rio Grande do Norte, vem a público esclarecer sua posição diante da atual situação envolvendo os médicos da instituição e a recente mudança na gestão da mão de obra médica pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme Edital SMS nº 003/2025.
1. O corpo clínico da Liga é formado por profissionais altamente qualificados, especializados em oncologia de alta complexidade, plenamente comprometidos com os valores e a missão institucionais.
2. A prestação dos serviços médicos na Liga é realizada integralmente por profissionais liberais, sem vínculo empregatício direto com a instituição, o que garante a autonomia técnica de cada médico.
3. Os profissionais optaram por não aderir à nova empresa contratada pela Secretaria Municipal de Saúde, situação que levou à comunicação formal de paralisação das atividades ambulatoriais a partir do dia 03/09/2025.
4. Até o dia 06/09/2025 (sábado), serão mantidas normalmente as cirurgias já previamente agendadas.
5. A partir de 08/09/2025, caso a paralisação persista, a Liga assegura que serão realizadas exclusivamente as cirurgias oncológicas classificadas como de urgência, garantindo a continuidade da assistência aos pacientes em situações críticas.
A Liga reforça seu compromisso histórico com a saúde da população potiguar e seguirá envidando todos os esforços para que a assistência oncológica, de caráter essencial e inadiável, seja prestada com qualidade, responsabilidade e segurança.
Atenciosamente,
Liga Norte Riograndense Contra o Câncer
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.
Faça um Comentário