terça-feira - 04/10/2022 - 06:50h
Justiça Eleitoral

Lista de eleitos à Assembleia Legislativa poderá ser modificada

A eleição à Assembleia Legislativa do RN pode sofrer modificação em sua formação que transbordou das urnas no domingo (2).

Anax Vale concorreu assumindo os riscos de uma candidatura com registro rejeitado (Foto: arquivo)

Anax Vale concorreu assumindo os riscos de uma candidatura com registro rejeitado (Foto: arquivo)

A situação sub judice de Anax Vale (União Brasil), o “Dr. Anax”, é o xis da questão.

Ele obteve 16.821 votos (0,89%) e seria o terceiro suplente do partido, que elegeu Ivanilson Oliveira com 27.426 votos  (1,46%) e Taveira Júnior (União Brasil) com 26.714 (1,42%).

Ex-prefeito de Governador Dix-sept Rosado, Anax foi apoiado pela ex-prefeita mossoroense Rosalba Ciarlini (PP) e teve seu registro de candidatura indeferido, à unanimidade, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) – veja AQUI.

Doutor Anax tem condenação transitado em julgado (quando não cabe mais recurso) por improbidade administrativa, que deriva de sua passagem pela municipalidade.

O União Brasil obteve 160.513 (8,53%) de votos em sua nominata a deputado estadual. Ocorrendo recontagem, sem votos de Dr. Anax, o quociente eleitoral sofrerá alteração, da mesma forma que a formação do elenco de eleitos.

O candidato eleito na última colocação foi o atual vice-prefeito de Apodi, Neilton Carlos (PL). Ele empalmou 25.143 votos (1,34%).

Sandro foi diplomado dia 28 de janeiro de 2019 (Foto TRE/RN e arquivo do Canal BCS)

Sandro foi diplomado sozinho dia 28 de janeiro de 2019 (Foto TRE/RN e arquivo do Canal BCS)

Antecedente

Na legislatura que está em andamento, mas perto de ser concluída, formada a partir das eleições de 2018, o deputado eleito Sandro Pimentel (Psol) foi o que ganhou a última vaga com 19.158 votos (1,14%). Porém, chegou a ter sua diplomação suspensa em 2018 (veja AQUI).

No dia 30 de julho de 2020, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou (veja AQUI) seu mandato, mas ele recorreu ao TSE. Dia 10 de agosto do mesmo ano o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou cassação (veja AQUI) e a ratificou no dia 15, no pleno (veja AQUI). Dia 8 de março de 2021, Jacó Jácome (PSD) foi diplomado pelo TRE (veja AQUI).

Com a decisão do TSE, determinando a retotalização dos quocientes eleitoral e partidário sem computar os votos atribuídos a Pimentel, ocorreu a reeleição de Jacó Jácome, que era deputado na legislatura anterior.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2022 / Política

Comentários

  1. Antonio de lima oliveira diz:

    Nesse caso, o que mudaria? um dos deputados do União Brasil perderia a vaga?

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Vamos dissecando o assunto adiante. A retotalização mexe com o sistema todo, reduzindo o quociente, recalculando sobras etc.

      Menos votos, mais ameaçados.

      Abraços

  2. MAYKEL FILGUEIRA diz:

    Carlos, creio que a informação não procede. O quociente eleitoral calculado pelo TRE-RN desconsidera os votos anulados subJúdice. Assim, para órgão eleitoral, para fins de formação do quociente foram considerados 1.865.045 votos válidos. Já os 17.152 votos anulados subJúdice ficaram de fora. Agora, se ele (Anax) tiver sua candidatura deferida, os votos entrarão no quociente. Mas em ambos cenários não altera a composição.

    Se você perceber o UOL fez o cálculos do quociente com 1.882.197 votos válidos, ou seja, somou os válidos efetivamente e os subJúdice.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.