terça-feira - 20/05/2025 - 14:28h
Lançamento

Livro trata sobre humor e jornalismo com chargistas potiguares

Livro será lançado dia 3 de junho na UFRN (Reprodução do BCS)

Livro será lançado dia 3 de junho na UFRN (Reprodução do BCS)

Por Minervino Wanderley (do blog Pense!)

Um lançamento de livro que articula vários eventos num único dia: uma exposição de charges e uma mesa-redonda com quatro chargistas, além da tradicional sessão de autógrafos. Assim está programado o lançamento de “Ilustríssimo Jornalismo: a notícia em desenho satírico e o Cartão Amarelo”, mais novo livro da escritora, pesquisadora e poeta Josimey Costa livro na terça-feira, 03/06/2025, 18h30h, no Auditório do Laboratório de Comunicação do Departamento de Comunicação Social – Campus da Universidade Federal do RN (UFRN).

O livro é composto de textos e imagens e apresenta os resultados de uma pesquisa que começou em 1983 com um estudo de caso sobre a coluna de charges Cartão Amarelo, publicada diariamente por 30 anos em dois jornais do Rio Grande do Norte. Traz amostras da coluna e uma entrevista com seu idealizador e roteirista, Everaldo Lopes, jornalista setorista de Esportes e escritor, falecido em 2018.

Um dos maiores ícones do humor gráfico nacional, Henrique de Souza Filho, o Henfil, também está no livro, numa entrevista feita ainda no ano de 1983 e nunca divulgada.

A pesquisa foi acrescida por entrevistas com autores/chargistas atualmente em atividade no Rio Grande do Norte, em São Paulo e na Espanha.

Foram entrevistados os chargistas Cláudio de Oliveira, Ivan Cabral, Túlio Ratto e Brum. Solino de Souza, hoje advogado e um dos autores do antigo jornal satírico potiguar O chafurdo, cedeu para o livro a última edição, até então inédita.

Tem destaque também a entrevista com Igor Fernández, editor da revista satírica espanhola El Jueves,
uma das mais antigas da Europa.

No livro, Josimey Costa diz que o humor gráfico jornalístico na forma de charges, cartuns e caricaturas tem a função de denunciar os problemas sociais e criticar o poder, incomodando os acomodados de modo criativo, o que inclui o próprio público como alvo dessas provocações.

Mas como uma ilustração pode informar fazendo, ao mesmo tempo, humor? E como o humor se transforma em crítica? A escritora busca respostas para estas e outras perguntas ao longo do livro.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação / Cultura

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.