• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 19/02/2024 - 10:48h
Sério problema

Lula compara Gaza ao Holocausto e cria crise diplomática

Presidente Lula fez declarações de péssimo eco no mundo (Foto: Ricardo Stuckert)

Presidente Lula fez declarações de péssimo eco no mundo (Foto: Ricardo Stuckert)

Do Canal Meio e outras fontes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) azedou ainda mais as relações com Israel e com a comunidade judaica ao comparar a ação militar israelense na Faixa de Gaza ao Holocausto, quando os nazistas mataram cerca de seis milhões de judeus, além de ciganos, homossexuais e diversos grupos vistos como inferiores.

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula em Adis Abeba, na Etiópia, onde participou da 37ª Cúpula da União Africana. Ele também criticou a interrupção do financiamento por parte de países ricos à Agência da ONU para Refugiados (UNRWA), após acusações de que o órgão estaria colaborando com o grupo terrorista Hamas, responsável pelos ataques de 7 de outubro. (g1)

A comparação provocou uma onda de reações. Nas redes sociais, o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, disse que as declarações são “vergonhosas e graves” e acusou Lula de “cruzar uma linha vermelha” e contribuir para “banalizar o Holocausto”. Netanyahu disse que chamará o embaixador brasileiro no país “para uma dura conversa de repreensão”. O presidente de Israel, Isaac Herzog, fez questão de postar, em português, uma crítica ao brasileiro, classificando a fala como “distorção imoral da História”. Herzog pediu à comunidade internacional uma “condenação inequívoca” de Lula. (Globo)

Hamas agradece

Já o grupo terrorista Hamas usou o Telegram para dizer que Lula fez uma “descrição precisa” sobre o que se passa com o povo palestino e “revela a grandeza do crime sionista cometido com cobertura e apoio aberto do governo norte-americano” (Poder 360).

Progressistas judeus no Brasil que apoiaram Lula na eleição contra Jair Bolsonaro também o criticaram. O coletivo Judeus pela Democracia reclamou que o presidente reforça a ideia de que “os judeus de hoje são os nazistas do passado”. Já a Confederação Israelita do Brasil (Conib) divulgou nota acusando o presidente brasileiro de ofender “a memória das vítimas do Holocausto e de seus descendentes” (Meio e CNN).

Guga Chacra: “Crimes de guerra claramente têm sido cometidos pelas forças israelenses na Faixa de Gaza. O presidente Lula, portanto, não estaria errado se questionasse e criticasse Israel por essas ações militares. Mas erra de maneira gravíssima ao comparar ao Holocausto. Nenhum líder do mundo árabe fez comparação similar até este momento para dar uma dimensão da gravidade. Essa declaração do governante brasileiro pode sim ser vista como antissemita.” (Globo)

Nota do BCS – O diálogo ampliado que o presidente vinha tendo com o mundo, apesar de alguns senões, desaba em queda livre com esse episódio. E não será fácil remendar o que sua loquacidade produziu.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Pedro Rodrigues diz:

    Errado ele nao està.

    • Edmiro diz:

      Está provado que o Hamas, sendo um grupo terrorista, onde o seu único objetivo é a destruição de Israel, (o que jamais acontecerá), em assim sendo o povo palestino é mera massa de manobra de suas ardilosas tramas. Imaginar que terroristas, assassinos estupradores são pessoas que lutam por um ideal é no mínimo má fé. É escolher o lado errado da história para se posicionar a favor. Essa declaração infeliz vai cobrar um preço do seu autor. O tempo mostrará.

      • Pedro Rodrigues diz:

        Quase 30.000 palestinos jà foram mortos por Israel nessa guerra, incluindo 10.600 crianças.
        Mà fé é dizer que Israel està certo nessa disputa totalmente desigual. Eles tem satèlites, lasers, raio x. Podiam levar à caça ao Hamas de forma inteligente e nao bombardeando civis em hospitais. O nome disso é GENOCIDIO.

      • Raimunda diz:

        Matar terrorista é uma coisa; matar inocentes é outra bem diferente. E nessa guerra, já morreram muito mais inocentes do que terroristas, sem contar os inúmeros desabrigados, sem comida e sem qualquer tipo de assistência. Portanto, qualquer ação, de qualquer governo, sob o pretexto de combater o crime ou criminosos que resulte em morte de inocentes, é desumana, descabida e deslegitima o ato.

  2. Heytor George diz:

    Encontra-se em estado de demência, coma profundo, quando a senhora JANJA entrou na vida do Presidente, quando ele era casado com Dona Marisa, ELA MESMO SE ENTREGOU, DEU ENTREVISTA NO FANTÁSTICO DIZENDO QUE DESDE DETERMINADO ANO JÁ NAMORAVA O LULA, QUANDO FIZERAM AS CONTAS, DEU ERRADO, LULA ERA CASADO, enfim …. Depois que essa senhora entrou na vida do presidente é só ladeira abaixo, sai com cada pérola, não fala coisa com coisa, sem falar na idade do presidente 87 anos, pesa um pouco.

  3. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    O Presidente Luiz Inácio LULA da Silva, eleito pela terceira vez e democraticamente, falou o que era devido e necessário no atual, desigual e cruel contexto geo-político internacional, sobretudo ante as seguidas, reiteradas e criminosas omissões do dito primeiro mundo que direta e indiretamente financiam o genocídio praticado por um estado sabidamente terrorista chamado Israel contra o povo palestino desde priscas eras.

    Até o mundo mineral sabe, o Estado de Israel, nada mais é do que um enclave dos USA no Oriente Médio, enclave esse que usa e abusa de métodos extra-legais no bojo de um sionismo supremacista com o manifesto apoio do Império Militar Industrial Americano do Norte, seguidamente desrespeitando acordos, tratados internacionais e resoluções da ONU.

    O mais são basófias mentiras, aleivosias, fraudes, manipulações e Fak News disparadas pela mídia hegemônica ocidental seus asseclas, vassalos e alienados.

  4. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Como diria o contador de causos, um comentário alienado e alienante desse naipe, só poderia vir de alguém que atende pelo nome de Edmiro….

    Vá estudar Edmiro…

    Aliás, do mesmo naipe do comentário do Heitor George..

    Deixem de ser teleguiados por informações, fraude e manipulações de redes/lixos sociais e da maviosa e venal imprensa hegemônica…

    Procure ler e conhecer a história do sionismo supremacista e colonialista que se instalou à partir da fundação do estado de Israel desde 1949, claro, operando oportunisticamente à partir do genocídio/holocausto dos Judeus perpetrado por Hitler na Alemanha do pretenso Terceiro Reich…

    No que atualmente, infelizmente constatamos anos após anos com ajuda principalmente dos USA, Israel perpetra os mesmíssimos crimes de guerra perpetrados pela Alemanha nazista durante a Segunda Grande Guerra, crimes esses, agora contra os povos árabes/Palestinos…!!!

  5. Edmiro diz:

    A prática de tentar distorcer a verdade não é nova, (Joseph Goebbels, ministro da propaganda de Hitler que o diga). Dizer que Israel tirou proveito do holocausto é fora de qualquer lógica.
    Quanto ao meu nome, foi-me dado por meus pais, a quem muito admiro, é parte de minha História, tenho orgulho de ambos.
    Tenha um bom dia.

  6. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    E simples e triste meu caro Edmiro, todavia, entretanto, sem a direcionada matança de judeus perpetrada pelo Genocida Adolf Hitler. muito provavelmente o Estado de Israel não existiria, claro , não nas condições imperiais e colonialistas que estão postas, as quais, infelizmente, vossa senhoria não tem condições de reconhecer, dado estado de alienação em que estás imerso.

    Quanto à sua menção a Josephe Goebbels, a absoluta hegemonia da imprensa ocidental controlada pelo sionismo e pelos sionistas, explica e muito seu posicionamento, absolutamente, repise-se absolutamente acrítico frente aos reiterados crimes de guerra praticados pelos grupos de espionagem e pela conhecida maquina de guerra israelense financiada a todo modus operandi pelo Império Militar industrial Americano do Norte, aqui em nossas plagas conhecido como exemplo e paradigma de suposta democracia ocidental.

    Não esqueça meu Caro Edmiro, as idas e vindas do povo judeu em suas diásporas e, sobretudo quando das tentativas de implantar um estado judeu independente e reconhecido por organismos internacionais, teve inúmeros acontecimentos e episódios de terrorismo de que atualmente acusam o Hamas, perpetrados por esses mesmos judeus.

    A propósito, lembras de uma figura mais que sionista e terrorista, que, inclusive se tornou Primeiro Ministro do estado de Israel , chamado Menachem Begin , aquele que comandou ataque terrorista contra interesses britânicos na então Palestina, antes da fundação do estado de Israel…?!?

    Por fim, mais ima vez repito… vá Estudar Edmiro…!!!

    Ler, não tem contra indicação…sabias…??!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.