• Cachaça San Valle - Topo do Blog - 01-12-2024
segunda-feira - 22/08/2022 - 16:24h
Pesquisa TCM/TS2

Lula lidera corrida presidencial no RN com 55%, mas Bolsonaro cresce

A disputa presidencial também foi levantada pela pesquisa TV Cabo Mossoró (TCM)/TS2. Os dados coletados entre de 18 a 21 de agosto e divulgados nesta segunda-feira (22) apontam o ex-presidente Lula (PT) na primeira colocação, com folga.

Bolsonaro teve crescimento, mas Lula tem boa sobre ele e Ciro (Fotomontagem: TCM)

Bolsonaro teve crescimento, mas Lula segue com boa dianteira sobre ele e Ciro (Fotomontagem: TCM)

Se a eleição fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você votaria para Presidência da República? O ex-presidente Lula(PT) tem 55% das intenções de voto na Estimulada.

Em seguida, aparece o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) com 27% das intenções de voto. Maioria pró-Lula é de 28 pontos percentuais.

Em terceiro, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 8%.

Branco, Nulo e Nenhum somam 6%. ‘Não sabem e Não responderam’ surgiu com 3%.
Todos os outros candidatos da disputa não chegaram a atingir 1%. A ordem de maior número de citações foi a seguinte: Simone Tebet (MDB), Pablo Marçal (Pros), Leo Péricles (UP), Soraya Thronicke (UB), Roberto Jefferson (PTB), Vera (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Felipe D’Ávila (Novo) e Sofia Manzano (PCB).

Rejeição

A mesma pesquisa também perguntou sobre a rejeição aos candidatos. Os entrevistados responderam a seguinte questão: em quem você não votaria de jeito nenhum para Presidente? Neste cenário, 51% dos eleitores disseram rejeitar o presidente Jair Bolsonaro.
Lula (PT) atingiu 27% na rejeição. ‘Não sabem ou não opinaram’ soma 19%. Ciro Gomes (PDT) aparece com 6%. ‘Não votaria em nenhum’ aparece com 4%, e ‘votaria em qualquer um’ com 3%.

Cinco candidatos atingiram 1% de rejeição: Pablo Marçal, Simone Tebet, Constituinte Eymael, Roberto Jefferson e Leo Péricle. Os outros quatro candidatos foram citados, mas não atingiram 1% na rejeição: Soraya Thronicke, Vera, Sofia Manzano e Felipe D’Ávila.

Variação entre pesquisas

Em abril deste ano, a TCM e o Instituto TS2 lançaram a primeira pesquisa da série de levantamentos para esta eleição. Em 4 de abril, Lula tinha 56%, agora aparece com 55%. O presidente Bolsonaro tinha naquela pesquisa 22%, agora está com 27. Ciro Gomes (PDT) tinha 6% e agora aparece com 8%. Lula estacionou em alta, mas Bolsonaro cresceu cinco pontos percentuais.

Informações sobre a pesquisa

A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 1.600 eleitores em todas as regiões do Estado, entre os dias 18 e 21 de agosto de 2022. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a atual conjuntura, considerando a margem de erro. Os percentuais podem eventualmente não totalizar 100% em decorrência dos arredondamentos.

A pesquisa foi contratada pela PROGRAMADORA CANAL TCM LTDA (CNPJ: 04209895000120), com recursos próprios, e está registrada sob números BR–02456/2022 e RN-01204/2022.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2022 / Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Num estado que tem uma igreja, evangélica ou católica, em cada esquina de rua em todas as cidades, fica difícil acreditar que um candidato defesnsor do ABORTO e que agride, verbalmente, em pronunciamento público Padres e Pastores possa estar com o dobro das intenções de voto do segundo colocado.
    Como tem gente que acredita em Curupira e em Boitatá, tudo bem.
    ///////
    VÃO DESARQUIVAR AS INVESTIGAÇÕES DE ARRASTÕES EM MOSSORÓ? VERDADE?

  2. heytor george diz:

    Bolsonaro oscilar entre 23 a 27%, não sai disso, aqui no RN, não há mais o que fazer, tão somente aceitar a derrota, vou além, no Nordeste.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.