Cinco mil empregos serão gerados no Rio Grande do Norte com a conclusão da Refinaria Clara Camarão, em Guamaré. Ela receberá 215 milhões de dólares em investimentos até 2010.
Nesta quinta (19), as obras de infraestrutura foram visitadas pelo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ele foi acompanhado da governadora Wilma de Faria (PSB) e do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB). Os ministros de Minas e Energia, Edinson Lobão e da Integração Nacional, Geddel Vieira, deputados estaduais e federais, o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli e o prefeito da cidade de Guamaré, Auricélio Teixeira, também estiveram presentes no Pólo Industrial da cidade.
O Governo do Estado e a Petrobras assinaram termo de compromisso que garante a obra de infraestrutura para ampliação da capacidade já instalada e implantação de uma unidade de produção de gasolina, que tornará o estado autossuficiente em relação a esse combustível. Com as obras a serem executadas, a refinaria que já produz gás liquefeito de Petróleo (GLP), diesel e querosene de aviação (QAV), vai produzir gasolina e nafta petroquímica a partir de 2010.
Lula
Em seu discurso, o presidente Lula destacou os investimentos no Rio Grande do Norte, incluindo a Refinaria Clara Camarão. “Sabemos o que essa obra significa no estado do RN e que precisamos e vamos perfurar novos poços”, garantiu.
A governadora Wilma de Faria destacou o apoio do vice-governador Iberê na luta pela refinaria Clara Camarão e a necessidade de que se pense no Meio Ambiente. “Queremos recursos e empregos, mas nos preocupamos também com o Meio Ambiente e defendemos um desenvolvimento sustentável”.
Wilma assegurou apoio para acelerar a perfuração de poços e aumentar a produção de petróleo no Rio Grande do Norte.
Refinaria
A Refinaria potiguar Clara Camarão é uma das cinco unidades de refino projetadas pela Petrobras para elevar sua capacidade em mais 1,2 milhão de barris por dia até 2015.
Atualmente, a capacidade de refino da Petrobras no Brasil é de 1,9 milhão de barris por dia, volume superior à demanda nacional de derivados, atualmente em 1,8 milhão de barris por dia.
Foto – Alberto Leandro
* Com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Vejo Henrique em cima do palanque de Lula e começo a ponderar a sua coerência política abastada na sua firmeza na defesa do pré-sal, da nossa soberania com relação a sua relatoria. Sinto-me eufórico e otimista, ao saber que o mesmo abandonou a relatoria do projeto traidor e entreguista do “Betinho Rosado”. Em sua consonâsia, foram milhares de e-mails e centenas de abordagens positivas ao seu encontro. Parabéns Henrique Eduardo Alves. Nesta terra de potiguares, um filho teu não foge a luta!
Caro Carlos Santos,
Pernambuco vai receber mais de 4 bilhões em investimentos do governo federal com a construção da refinaria Abreu e Lima e o Rn apenas 250 milhões? Seria suficiente para o maior produtor de petróleo terrestre? PE não produz nada de petróleo, mas na esteira da refinaria já possui um estaleiro e outro irá ser construído, fábrica da perdigão e sadia, a Hemobrás, dezenas de indústrias já instalaram-se no complexo de Suape, há uma revolução econômica acontecendo em Pernambuco e o RN recebe só isso? Cada estado tem a classe política que merece. Continuem falando apenas da sucessão de Wilma, dos conchavos, dos acertos e deixem Pernambuco crescer em emprego e renda. O crescimento de Pernambuco já supera e muito a média nacional. Parafraseando-o: Pobre Rio Grande do Norte.