O PIB brasileiro, que subiu 7,5%, na maior alta desde 1986 , ficou atrás de China, que cresceu 10,3%, e Índia, que avançou 8,6%. A expansão da economia brasileira supera o avanço dos PIBs de países europeus e dos Estados Unidos, além da Coreia do Sul.
O crescimento do PIB brasileiro ficou 2,5 pontos acima do avanço no mundo em 2010, que foi de 5% na média dos países, segundo os dados do IBGE.
Ficaram acima desse patamar, além dos três primeiros colocados, a Coreia do Sul, com alta de 6,1%, e o México, com 5,5%.
Nota do Blog – Essa é uma alegria meia-boca.
Continuamos na rabeira em termos de educação, segurança pública, saúde etc.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) está longe do topo. Continua pífio.
A economia é um alento, por existir expansão da massa consumidora e reduzão da base miserável, mesmo com crescente endividamento privado e público-interno.
A alegria de poder comprar aparelho celular, um notebook e uma parabólica não pode encobrir hospitais transformados em matadouros humanos e a ignorância da maioria do povo, analfabetos funcionais.
Primeiro quero parabenizá-lo pela sua atuação como jornalista, descobri vc através Reporters Without Borders, onde publica matéria sobre a sua condenação.
Sobre este PIB, tudo não passa de conversa furada, porque à minha volta, apesar das mídias anunciar crescimento do mercado de trabalho e outras balelas de melhorias e crescimento, não vejo nada, na prática a história está sendo outra, acho melhor eles contarem essa história para os de pensamentos manipulados.
Um grande abraço e que Deus te dê sabedoria e forças sempre!
Ps.:Se quiser saber sobre mim, pode clicar aqui Blog do Wal //bit.ly/d3CfZa
Caro Carlos Santos, parabéns pela qualidade do seu blog informativo. Bem, a respeito do PIB brasileiro em seu desempenho no ano passado, analiso que ele reflete muito bem o que ocorre correntemente com a enconomia nacional, que enfrenta forte processo de crescimento. Como você, concordo com a percepção das mazelas da nossa sociedade, mas lembro o arguto observador que, apesar da corrupção, a estrutura econômica de um país como o nosso requer financiamento, e que – simplificando a fala e passando por cima de algumas tecnificidades – neste caso, as mazelas somente poderão ser ajustadas com crescimento do PIB, pois há todo um emaranhado de relações financeiras na sociedade que, perversamente, premia o capital como prioridade. Entretanto, como técnico na área, estou muito feliz que o emprego tenha crescido a olhos vistos e que o povo, que antes nada comprava, agora pelo menos pode comprar as quinquilharias do nosso mundo moderno. Lembro ainda que no sistema capitalista sempre haverão desempregados, é a natureza do sistema, e até mesmo porque existe uma pequena fatia da população que não quer nada com o trabalho. Um forte abraço e bom carnaval!
Parabéns Carlos Santos pela clareza e objetividade com que trata assuntos de interesse social.
concordo com ponto e vírgula com esse pensamento.