São inúmeros os casos divulgados na imprensa sobre erros da Justiça ao prender inocentes por terem o mesmo nome dos culpados, os chamados homônimos. O Projeto de Lei nº 562/2009, apresentado pela senadora Rosalba Ciarlini (DEM/RN), pretende corrigir essa injustiça.
A matéria aprimora o Código de Processo Penal para que o mandado de prisão identifique com mais exatidão a pessoa que deve ser presa. A senadora decidiu apresentar a proposta depois de ouvir várias sugestões de eleitores, indignados com as freqüentes denúncias de erros da Justiça na determinação de prisões.
O projeto diz, de forma clara, que o mandado de prisão deve conter, sempre que possível, o nome da mãe e os números da carteira de identidade e da inscrição no cadastro de pessoas físicas (CPF).
“No Brasil, tem sido frequente a prisão indevida de pessoa que tem o mesmo nome da que deveria ser presa. Os milhares de homônimos induzem a erro as autoridades policiais e geram situações de inegável constrangimento para a pessoa que é presa por engano”, argumenta.
* Com informações da Assessoria de Imprensa de Rosalba Ciarlini.
Ainda Bem que com esse nome de “Rosalba” não existe outra Pessoa no rio Grande do Norte
….TANTOS ASSUNTOS DE MAIOR RELEVÂNCIA, E A SENADORA VEIO SE PREOCUPAR EXATAMENTE COM ESSA FACETA DA LEGISLAÇÃO PENAL.