quarta-feira - 05/05/2021 - 10:22h
Operação Sujeito Oculto

Marido de prefeita é preso por suspeita de desvio de recursos

Eufrásio e a prefeita de direito, Maria Olímpia (Foto: web)

Eufrásio e a prefeita de direito, Maria Olímpia (Foto: web)

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta quarta-feira (5) a Operação Sujeito Oculto. O objetivo é apurar um suposto esquema de desvio de dinheiro público no âmbito da Prefeitura de Paraú.

O principal investigado na operação é o empresário Antônio Vicente Eufrásio Peixoto, marido da atual prefeita do Município, Maria Olímpia (PP), da Coligação Paraú No Rumo Certo. De acordo com o que já foi apurado pelo MPRN, ele contratou máquinas através de acordo verbal, sem licitação e documento formal, com pagamentos efetuados por terceiros e através de vales-combustíveis quitados pelo erário municipal. Vicente Eufrásio foi preso preventivamente.

A operação investiga os delitos de estelionato contra a administração pública, peculato, contratação direta indevida, associação criminosa, desobediência à decisão judicial sobre suspensão de direito e lavagem de dinheiro. Com o apoio da Polícia Militar, a operação Sujeito Oculto cumpriu dois mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Paraú, Natal, Mossoró, Ipanguaçu, Parnamirim e Assu.

Ao todo, participaram da ação 16 promotores de Justiça, 24 servidores do MPRN e ainda 68 policiais militares. Os mandados foram cumpridos na sede da Prefeitura de Paraú; nas Secretarias de Educação, de Agricultura e Pesca, de Saúde, de Assistência Social, e de Obras, Urbanismo e Transporte; em um posto de combustíveis; na sede de uma construtora e ainda nas residências dos investigados.

Delitos

Para cometer os supostos delitos, Vicente Eufrásio contava com o apoio de Antônio Leodécio Fonseca, servidor da Prefeitura de Paraú responsável pela autorização de “ordens de combustíveis”. Leodecio Fonseca também foi preso preventivamente.

O MPRN levantou que a possível atuação do grupo criminoso é permanente, desde o ano de 2018 até a presente data. A licitação da Prefeitura de Paraú para aquisição de combustíveis é de R$ 252.963,69. Mesmo assim, a empresa vencedora recebeu da Prefeitura entre os anos de 2019 e 2021 a quantia de R$1.298.689,16.

Operação do MPRN contou com reforço policial (Foto: divulgação)

Operação do MPRN contou com reforço policial (Foto: divulgação)

Dados da quebra de sigilo bancário e fiscal de Vicente Eufrásio apontam que ele teve movimentação financeira superior a 712% a 1377% da sua renda líquida no período de 2016 a 2020.

Inelegível

O empresário Antônio Vicente Eufrásio Peixoto encontra-se, atualmente, inelegível, em razão de ter suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do RN (TCE/RN) e, também, por uma condenação no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em uma Ação de Improbidade Administrativa. Por esse motivo, ele ficou impossibilitado de concorrer a cargos eletivos e tomar posse em cargos públicos.

Na investigação, o MPRN detectou que ele atua no dia a dia da administração, havendo elementos que indicam a configuração do delito de usurpação do exercício de função pública. Ou seja, seria uma espécie de “prefeito de fato”.

Com o material apreendido na operação Sujeito Oculto, o MPRN irá aprofundar as investigações e apurar se há envolvimento de outras pessoas no esquema de desvio de dinheiro público.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Justiça/Direito/Ministério Público

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Mais hooomi, o Eufra$io ia no ‘rumo $erto’, tava se arrumando….Pó! Sem vê e nem pra quê vem alguém lá a baxa da égua só jogar areia no $onho do maridon.

    Ei, o Eufra$io tá devendo a você? Não se preocupe. Ele apenas foi forçado a mudar do ‘rumo $erto’ para um rumo ignorado. Isso não vai dar em nada, não vai perder os bens adquiridos, tem dinheiro intocado e vai pagar a quem deve.

    Pelo tamanho da metrópole Parau, eu imagino que poucas pessoas estão sabendo que o Eufrá$io é um autêntico lalau tupiniquim.

    Ah, se levantarem o tapete dos 5.570 municípios brasileiros, vão encontrar sujeira que nem presta.

    Agora, uma música para ouvir e relaxar.

    Aproveito para oferecer essa linda canção ao casal in e fa$hion, Eufrá$io/Olímpia.

    – Joãozinho Claudinho, ligue a Isabela II e bote pra tocar ‘Reunião de Bacanas’, by Originais do Samba.

    – De nooooovo??? Vô, o disco já tá só o caco, mais ainda dá pra ouvir.

    – Som nas caixas, Joãozinho Claudinho.

  2. John Clodô diz:

    O Foto e a Fato.

    Mulé, aonde tu foi arrumá esse moda de usarr uma óculos de grrau nos olhos e outrro no cabeça? Hein?

    Esse moda só se vê em Parrau, né non?

    Missericórrdio!

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    O que mais eu gosto nessas notícias é: PRESO POR SUSPEITAS.
    Sempre a prisão de corrupto, até mesmo corrupto já condenado, se dá por SUSPEITAS.
    Fosse um Zé Ruela que tivesse furtado um pão a manchete seria: LADRÃO FURTA PÃO.
    Quando a sociedade brasileira vai entender que CORRUPTO é um LADRÃO e passar a tratar o criminoso como bandido?
    Este que foi preso hoje já estava ccndenado por prática de corrupção e INELEGÍVEL.
    Não podendo ser candidato, candidata a mulher e permanece exercendo de FATO cargo eletivo.
    Só ele que faz isto?
    Quantos estão condenados por prática de CORRUPÇÃO e usam deste expediente para drilbar a lei?
    A condenação por prática de CORRUPÇÃO tem que ser cumprida em REGIME FECHADO e a inelegibilidade atingir os parentes de primeiro e segundo grau.
    Quanto aos que hoje foram presos, certamente seus advogados já entraram com recursos.
    E assim segue o baile.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.