A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou, na manhã desta quinta-feira (17), a apresentação oficial do Diagnóstico Socioeconômico do Mossoró Cidade Junina (MCJ) 2025. O evento ocorreu na Sala de Reuniões do prédio da Reitoria, e foi prestigiado por representantes da Câmara Municipal de Mossoró, da segurança pública, da academia e do setor produtivo.
De acordo com os dados apresentados, o Mossoró Cidade Junina registrou um público de 1.292 milhões de pessoas. Com um aumento significativo do ticket médio, por turistas e moradores locais, R$ 357 milhões circularam ao longo do período de pré-evento, durante e pós-evento, segundo a pesquisa.
O evento gerou 8,3 mil empregos, de forma direta e indireta. Os dados apresentados mostram ainda que a taxa de ocupação dos hotéis no período dos festejos juninos foi de 82%, resultando em um faturamento médio de R$ 6,3 milhões para o setor.
O estudo feito pela Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM), da Uern, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL), oferece perspectivas para a atuação de novos empreendimentos e demonstra relevância do evento do Mossoró Cidade Junina para a economia da região.
A coordenação da pesquisa foi de Leovigildo Cavalcanti, professor de Economia e diretor da Facem, que acentuou a importância do estudo e o impacto positivo para a economia local. “O índice de aprovação deste ano foi de 95%. O maior registrado até o momento”.
Durante a solenidade, a reitora da Uern, professora Cícilia Maia, destacou o papel da Universidade em ações importantes para o desenvolvimento de Mossoró. “É uma pesquisa que tem um histórico muito importante. Sempre mostrando que essa festa cresce a cada ano”. Os seus agradecimentos seguiram ao corpo docente e discente que realizaram o estudo, aos agentes da segurança pública e a participação ativa dos estudantes na cobertura e transmissão do evento com alcance nacional.
Balizador
O presidente da CDL Mossoró, Stênio Max, destacou a importância da parceria entre a Universidade e o comércio, trazendo perspectivas para o futuro. “Conseguimos trazer através desse estudo um balizador para o futuro, para que em 2026 seja um evento cada vez maior”.
O protagonismo estudantil fez presença no processo de construção dos dados. Victor Freire, estudante de Economia, participou durante toda a coleta e atualização dos dados sobre a movimentação econômica na cidade. “Foi uma oportunidade valiosa. Vimos na prática como funciona a vida de um pesquisador”.
O tenente-coronel da Polícia Militar do RN (PMRN), Albervan Cirne de Medeiros, reforçou o compromisso da segurança pública e o apoio da pesquisa na prática do trabalho da Polícia Civil. “Um trabalho que reúne o empírico com a ciência. Fazendo com que possamos colocar tropas de maneira mais eficiente e eficaz. Trazendo resultados superlativos à população mossoroense e à academia”.
A reitora Cicília Maia informou que os dados da pesquisa serão encaminhados para o Governo do Estado, a Câmara Muicipal de Mossoró (CMM) e para o setor lojista, para que possa embasar decisões futuras que fortaleçam ainda mais o evento junino.
Confira o diagnóstico completo no seguinte link: AQUI.
Faça um Comentário