• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 09/12/2009 - 19:13h

Médica defende projeto que fortaleceria PSF

Webleitora e comentarista contumaz, deste Blog, a médica Márcia Célia exalta projeto apresentado pelo deputado federal João Maia (PR). Proposição dirigida à Saúde.

Em sua  ótica, o projeto obriga recém-formados em Medicina ao trabalho no Programa Saúde da Família (PSF), em determinado espaço de tempo.

Leia o que ela escreve. Interessante:

Caro Carlos Santos,

Li no blog de Gutemberg Dias sobre o projeto de lei de João Maia, para utilização dos médicos formados por Universidades Públicas para trabalharem um tempo nas diversas cidades do país, nos programas de PSF. Já usei seu blog uma vez comentando esse assunto e, lembro que, na campanha do ano passado, falava isso direto com Renato Fernandes (PR), candidato a prefeito de Mossoró.

Baseava meu pensamento em uma viagem que fiz à Colômbia em 1997, um país pobre, mas com uma população alfabetizada, com saúde, educação e dignidade.

Na Colômbia existe, o que eles chamam de "RURAL.

Todo profissional formado, em qualquer área tem que cumprir um ano de trabalho em alguma cidade. Se o profissional optar por fazer especialização antes do RURAL, ele vai trabalhar numa cidade pólo, como especialista.

Garante Médicos, Enfermeiros, Nutricionistas, Engenheiros, Advogados, Arquitetos, Professores, Fisioterapeutas, Psicólogo nos quatro cantos do País… PROPORCIONA população educada, com noção de cidadania, conhecimento.

O País é pobre, mas a população não é ignorante.

Márcia Céliamceres@terra.com.br

Compartilhe:
Categoria(s): Gilson Cardoso

Comentários

  1. Anna diz:

    Prezada Márcia, não entendi como um país de habitantes alfabetizados, com saúde, educação e dignidade é pobre como a Colômbia. Qual a explicação disso? Um abraço Anna

  2. ana katarina gurgel diz:

    Acho uma proposta interessante, sem contar que esse trabalho é por demais enriquecedor, pois dentre tantas possibilidades, uma delas é de aprender (se tratando do profissional) a lidar com as adversidades.
    Na minha penúltima especialização em “psicomotricidade relacional” o estágio era obrigatório ser feito em escola pública, mesmo eu tendo consultório e estrutura montada para o atendimento éramos obrigado a apresentar projeto de estágio a diretora de escola e esperar a aceitação ou não, a priori resisti, mas depois percebi o objetivo, experiência riquissima em todos os aspectos que possa-se imaginar, dentre eles elejo a dignidade, criatividade (condições adversas nos obriga ser criativo), humildade, amor ao próximo, amor ao que faz!!!
    Todos ganham com esse trabalho!!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.