sábado - 03/07/2021 - 09:50h
Livro

Milton Marques de Medeiros, uma história de realizações e humanismo

Livro tem um fio cronológico (Foto: reprodução)

Livro tem um fio cronológico (Foto: reprodução)

Será lançado no próximo dia, 9, sexta-feira, uma autobiografia em memória do médico, professor e ex-reitor Milton Marques. O livro leva o título “Memórias de Milton Marques de Medeiros – O Menino do Poré”.

O lançamento será remoto, no estúdio do Canal 10, da TV Cabo Mossoró (TCM-Telecom), em evento da Associação de Ciências Jurídicas e Sociais (ACJUS), que Marques era integrante.

Em Memórias de Milton Marques de Medeiros – O Menino do Poré, organizado pela jornalista Lúcia Rocha, há um fio cronológico do próprio biografado, colhido através da mídia impressa e eletrônica ao longo de sua vida. Aí vai se formando sua história rica em realizações e humanismo.

Milton Marques de Medeiros nasceu em Upanema, migrou para Mossoró na puberdade, estudou em escolas públicas e no tradicional Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL). Faleceu em Fortaleza-CE no dia 22 de abril de 2017 (veja AQUI), a pouco menos de três meses de completar 77 anos.

Filho de tabelião e de uma dona de casa, órfão de pai na primeira infância, começou a trabalhar cedo, iniciando sua relação com as letras como revisor de gráfica. Quando atingiu a maioridade, foi encaminhado para a capital paraibana, onde cursou a Faculdade de Medicina.

Tempos depois, também graduou-se em Ciências Jurídicas. Em 2004, assumiu o cargo de Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do RN (UERN) e no ano seguinte foi eleito reitor da da instituição.

Cargos públicos e comunicação

Milton Marques exerceu alguns cargos públicos, como Presidente do Instituto de Previdência do Estado (IPE) e Secretário de Saúde de Mossoró. Foi vice-presidente da Associação Norte-riograndense de Psiquiatria, coordenador Técnico do Departamento de Psiquiatria da Federação Nacional de Saúde e Membro da Comissão de Psiquiatria do Conselho Nacional de Saúde.

Na área empresarial, foi pioneiro no tratamento de doenças mentais e fundou o único hospital psiquiátrico do interior do estado, a Casa de Saúde São Camilo de Léllis, classificado como hospital modelo no Nordeste.

Também investiu na avicultura, com a Granja São Camilo, atividade que trocou pela indústria salineira. Na área de comunicação, foi sócio-fundador da Rádio Princesa do Vale (Assu), sócio-fundador e acionista da Rede Tropical de Comunicações (com a rádio Libertadora Mossoroense).

Em novembro de 2002, seu pioneirismo foi longe quando ousou criar a TCM – TV Cabo Mossoró, com um exclusivo canal local, atualmente, presente em dez cidades da região Oeste potiguar, além de três emissoras de rádio FM.
Colaborador de diversas publicações, assinou coluna na Gazeta do Oeste e lançou algumas obras, dentre as quais a trilogia Déjà Vu.

Casado com a prima, Zilene, pai de três médicas e uma odontóloga, leitor voraz e entusiasta do empreendedorismo, também foi investidor no ramo do agronegócios e na indústria de cerâmica.

Na capital paulista, em 2006, participando da NEO TV – feira que reúne emissoras de TV a cabo de todo o país, Milton Marques recebeu da ABTA – Associação Brasileira de Televisão por Assinatura – o Prêmio Operador Padrão, ficando em primeiro lugar na categoria criatividade, com o programa Minha Escola na TV, exibido pelo canal local da TCM.

Na ocasião, Milton Marques foi homenageado como um empresário que investe em responsabilidade social.

Nota do Blog – Milton foi e continua sendo um homem abençoado. Sua passagem por aqui está perpetuada no coração de muitos que o conheceram de perto, como eu. De minha parte, eterno aplauso. Sou-lhe todo gratidão.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura / Gerais

Comentários

  1. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Como se Vossa Insolência, SABIDAMENTE votou na CAVALGADURA MOR, mais conhecido como JAIR CLOROQUINETE ASCO NARO CORRUPTO, CORRUPTOR E GENOCIDA, desde sua expulsão do exército brasileiro…!!??

    Por via de consequência levou ao poder central da República um QUADRILHAO COMPOSTO POR MILICIANOS, PASTORES PICARETAS, MILICOS ADESTRADOS E EMPRESÁRIOS NEO-ESCRAVOCRATAS..!!

    Imaginem pessoal se o suposto combatente da corrupção…IGNACIO AUGUSTO DE LOYOLA BRANDAO NÃO VOTASSE EM CORRUPTO..!!!

    Aliás, me parece Vossa INSOLECIA “esquece” frequentemente que mentir esse omitir também e uma forma de corrupção….

    Um baraco
    FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO
    OAB/RN. 7318

  2. Rocha Neto diz:

    Convivi com o grande homem e amigo Milton Marques, não como homem da comunicação e médico, mais como salineiro quando de minhas atividades na SOSAL hoje Salinor, sempre nos encontrávamos no campo de produção das salinas São Camilo, Guanabara e Francisco Menescal, assuntos os mais diversos,com predominância para atividade salineira.
    Já tou na fila para aquisição do livro.
    Ratifico tudo que nosso grande Carlos Santos, falou no fechamento da tela acima.👍👍🤝🤝

  3. Assis Oliveira diz:

    Vou ter o Maior Prazer em Adquirir essa OBRA, sobre a Vida do Meu Saudoso Amigo, M M M, uma das Mais Extraordinária Figuras que Conheci Não só como Médico, mas Como Pessoa 👏🏻👏🏻

  4. Hermiro Filho diz:

    Carlos,
    Lembro-me como se fosse hoje.
    Um dia fui ao sistema de comunicação TCM depois da casa do estudante saber sobre TV, internet, etc. E lá
    chegando fiquei a espera de atendimento por parte de alguém; a sala de Dr Milton era visível ao público e em dado momento apareceu o mesmo na minha frente perguntando se tinha sido atendido e respondi que sim, já que a funcionaria muito educada pediu que eu esperasse um pouco.
    Então, são pessoas dessa naipe que precisamos no Brasil.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Um homem diferenciado. Só tenho excelentes recordações dele e muitas histórias de generosidade, amizade, inspiração, na convivência com ele. Ave, Milton.

  5. Francisco Justino da Costa diz:

    Com muito respeito a autora da biografia, digo que ela não está completa, falta dizer que seu irmão Mário Marques foi quem deu todo o suporte para que Milton Marques estudasse. Mário, era o arrendatário do Bar da antiga ACDP e, Milton novo ainda o ajudava nas tarefas do bar, daí Mário custeou o seus estudos. Posso está enganado quem souber me corrija.

    • Q1naide maria rosado de souza diz:

      A família de Dr. Milton foi abraçada com carinho nesse livro e agradecimentos comoventes foram distribuídos a todos que participaram de sua vida.

  6. João Claudio diz:

    Após esse comentário sem pé, cabeça, tronco e membros, os membros do conselho se segurança determinaram que o comentarólogo PTralha ‘Um baraço’ já está SOB ANÁLISE.

    LEIA-SE – PUBLIQUE-SE – CUMPRA-SE.

    • Padre Quervêlo diz:

      – Isso non ezxiste. Aposto 10 milhões de dólares que isso é consequenência de quem passa o dia na vara.

      • 👜 John Clodô diz:

        Comentárrio muita inoportuno do PTralha.

        Nos poupe. Roupa suja se lava em casa.

        • Irmâ Mufumba 💩 diz:

          Chuta que é macumba.

          Se o PTralha desejar a cura, estou à disposição para jogar búzios, ler cartas e mãos, e outros serviços, tais como: despachos brancos e rituais de magia negra, com direito a degola de galinha preta do pescoço pelado e muita cachaça.

          Prometo sigilo absoluto.

          Aguardo contato. Faz um Zap.

  7. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Desculpa, comentário inserto DE MANEIRA EQUIVOCADA na postagem…!!!

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318

  8. Zilene Medeiros. diz:

    O Menino do Poré é uma biografia com narrativa de fatos marcantes. Mesmo restringindo-se de relatar outros detalhes interessantes, de tantos amigos de Milton Marques, presentes na geografia histórica da Mossoró de Todos os Tempos, indico como uma boa leitura.

  9. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Milton Marques de Medeiros era um homem ímpar. Sereno, brilhava em seu caminho de múltiplas atividades, atingindo êxito em todas. Exemplo de pioneirismo. Simples, humilde e grandioso.
    Salve, Milton!

  10. Marcos Pinto. diz:

    Saudade do Mestre em harmonia do bem viver a plenitude espiritual. De forma sublime e com veemente presença do emblemático e instigante DNA divino, cumpriu, como uma espécie de ritual liturgico , o prefeito bíblico-cristão de se doar com a mão direita sem que a esquerda veja. Nunca adotou ostentações materiais nem enveredou pelo viés do vedetismo, postura e compostura tão usual em detentores de vultosos impérios patrimoniais. A sua contagiante humildade imprimia-lhe empatia e carisma ,e moldurando perfil personalistico inerente aos grandes e virtuosos homens que perlustraram o chão da história seguindo as pegadas e os exemplos amalgamados pelo Supremo Arquiteto do Universo. No Curso de Direito da UERN, turma do ano de 1985, fui, ao mesmo tempo, seu colega e aluno. Explico: Ele era Professor da Disciplina MEDICINA LEGAL e ‘pagava’ uma ‘Cadeira’ na minha turma. Ele assistia aula, para, geralmente a aula seguinte, assumir a condição de Professor de MEDICINA LEGAL, sempre em sua contumaz e peculiar humildade. Em Dr. Milton a virtude fez Morada, Pari Passu com os preceitos cristãos que norteiam os grandes PEDREIROS LIVRES. Parabéns Lucinha, pelo imensurável resgate histórico, que enriquece de forma especial a vasta bibliografia dos grandes vultos da história potiguar.

  11. Marcos Pinto. diz:

    Sugiro leitura do artigo ” O BOM POVO DO PORÉ ” – Blog Carlos Santos – Edição de 21 de Junho de 2015. Tenham um contagiante Domingo e uma abençoada a produtiva semana. Inté.

  12. Marcos Pinto. diz:

    Alô Lucinha Rocha !. Onde encontraremos esta memorável Onde à venda ?. Abraçaço.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.