O ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou nessa sexta-feira (7), em vídeo publicado em seu Instagram, que irá liberar o orçamento das universidades e institutos federais. A decisão acontece um dia após forte pressão de reitores e estudantes, e de denúncia da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) quanto ao bloqueio de R$ 328 milhões, nas verbas já previstas para este ano.
No vídeo, Godoy não esclarece se os valores liberados serão totais ou parciais, apenas afirma que: “O limite de empenho será liberado para universidades federais, institutos federais e a Capes”. Ontem, a Andifes afirmou que instituições não teriam dinheiro para pagar contas básicas caso o MEC insistisse no bloqueio”.
O bloqueio no orçamento ocorreu dois dias antes do 1º turno das eleições e foi assinado pelo Ministério da Economia, em que Paulo Guedes é o titular da pasta, e pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo Godoy, antes de recuar e liberar o orçamento, ele conversou com Guedes, que foi sensível ao assunto. Num primeiro momento, o ministro gravou vídeo garantindo que não haveria cortes, mas um ‘contingenciamento’. E apontou que tudo não passava de distorção dos fatos com interesse eleitoreiro.
Agora, na real, volta atrás.
Nota do Canal BCS (Blog Carlos Santos) – Publiquei nota da Andifes na quinta-feira (6) – veja AQUI – sobre o assunto, e dia passado, pronunciamento do ministro e do presidente dessa entidade, professor Ricardo Marcelo Fonseca (veja AQUI).
Em área interna de rede social cheguei a ser ameaçado de levar surra e tratado com palavras pesadas, por ter noticiado um fato real, com base em fontes oficiais. Agora, o ministro e seu governo voltam atrás. Quanta ironia.
Ó tempos, ó costumes!
Acompanhe o Canal BCS ( Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Agora é tarde e Inês é morta. O estrago causado nas camadas sociais mais humildes, de onde emergem os estudantes universitários bolsistas é irreparável. Traumático, pois.. Acrescente-se as Empresas terceirizadas que empregam pessoas para a realização de atividades específicas nos Restaurantes universitários, Limpeza e manutenção de equipamentos eletro-eletrônicos. Ainda estão regurgitando o enojamento causado com o violento Corte Orçamentário levado à efeito em Abril deste ano. Essa é de lascar.
EM SÃO PAULO
TARCÍSIO 50,4%
HADDAD 38,4%
Esta é a primeira pesquisa do segundo turno do instituto Paraná.
O baile ainda nem começou e Barão de Apodi, junto com seu fiel escudeiro, Baraço série D, reclama do barulho.
CHORA, NENÉM, CHORA.
//////
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL NÃO FORNECE MAIS O RECIBO DO DÉBITO QUE EFETUA NA CONTA CORRENTE DO MUTUÁRIO.
CADÊ O BANCO CENTRAL?
CADÊ A DEFESA DO CONSUMIDOR?
CADÊ A ABIN?