• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 31/01/2020 - 23:10h
Mossoró

Missa vai lembrar os 100 anos do Padre Guido Tonelotto

O Padre Guido Tonelotto se estivesse vivo completaria nesta segunda-feira (3) 100 anos de vida. Uma Missa em Ação de Graças pelo centenário de nascimento de Padre Guido será celebrada, às 17h, na Matriz de São José, onde ele viveu seu sacerdócio por mais de 30 anos.

Guido: apoio social (Foto: arquivo)

Na São João ele fundou uma das mais significativas ações sociais de Mossoró, o Projeto Esperança. Padre Guido faleceu aos 89 anos no dia 11 de novembro de 2009, deixando um legado de solidariedade e amor aos mais humildes.

Padre Guido nasceu em 3 de fevereiro de 1920, em Concórdia, província de Veneza, Itália, filho de José Tonelotto e da costureira Maria Zadro, irmão de Vitorino, Bruno e Amélia.

Sua família vai residir na França, onde faz sua Primeira Comunhão em 1927, em Jallieu, Diocese de Grenoble, onde também foi crismado em maio de 1932. Aos 12 anos, ingressou no Seminário de Grenoble, onde ficou até 1939, quando a família voltou à Itália, cidade de Verona.

Ingressa na Ordem Salesiana em 1939. Conclui os estudos de Filosofia e Teologia no Instituto Salesiano de Monteortono, em Pádua. A 29 de junho de 1948, é ordenado sacerdote por D. Carlos Agostini, bispo de Pádua, na Igreja de Monteortono. Celebrou a primeira missa na Catedral de Concórdia, a 11 de julho de 1948.

Iniciava-se ali grande missão de pastorear as “ovelhas de Cristo”. Foi diretor, professor, orientador espiritual. Em todas as atividades pastorais deixou o marco de seu carisma espiritual, sua caridade, seu serviço.

Brasil-Mossoró

Em maio de 1955, tornou-se um missionário Salesiano em terras brasileiras. Chegou ao Brasil em novembro. Rezou a sua primeira missa no Dia de Finados, no Colégio Salesiano de Carpina, onde foi diretor do Seminário Menor e orientador do Aspirantado Salesiano.

Conheceu então o Padre Dom Gentil Diniz, Pároco de Limoeiro (PE), futuro bispo de Mossoró. Em 1958, foi enviado à região Norte, onde dirigiu os Colégios Salesianos de Belém e de Manaus.

Volta à Itália e assume a direção do Centro de Formação para Leigos na América Latina. Permanece em Roma até 1973, quando, convicto de sua paixão pelos pobres, especialmente, pelas crianças marginalizadas, volta para o Brasil a convite de Dom Gentil, assumindo a paróquia de Martins.

Em 1978, transfere-se para paróquia de São José, em Mossoró (RN).

Nela realizou sua grande obra social. Fundou o Projeto Esperança, voltado à assistência integral de crianças, adolescentes e jovens da periferia de Mossoró. Uma obra social voltada à assistência integral de crianças, jovens e adolescentes da periferia de Mossoró, oferecendo atividades diversas.

O Projeto hoje atende mais de setecentas crianças na sede própria ao lado da Matriz de São José.

Com informações da Diocese de Mossoró e o site O Bom de Mossoró.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais

Comentários

  1. Fernando diz:

    Cadê o reconhecimento dessa figura humana em Mossoró?Se fosse padre Rosado, seria nome de rua , biblioteca ..etc. Não é fica no esquecimento. Assim , ficou padre Sales Cavalcante , Raimundo Soares e Antônio Rodrigues .

  2. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Que linda história de vida! Padre Guido permanece vivo em seu grandioso legado à cidade de Mossoró, no seu Projeto Esperança, de imenso alcance social.

  3. Rocha Neto diz:

    Durante sua permanencia terrena, este servo de DEUS conseguiu dá melhores condições de vida aos seus jovens paroquianos habitantes nos bairros Barrocas, Santo Antônio, Paredões e adjacentes, a violência nestes áreas da cidade de Mossoró era bem menor, hoje infelizmente são as que registram maiores índices, é ninguém faz nada.

  4. Rocha Neto diz:

    Homenagens pós morte não adianta em nada, até porque a maior homenagem Padre Guido Toneloto recebe todos os dias e é por quem pode realmente pode e sabe reconhcer, Deus que o escolheu em sua mansão celestial. Aqui na terra todo ato à ele , é como se fosse uma cédula de R$ 3,00.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.