Noticio o falecimento do professor Delby Fernandes de Medeiros, 84. Ocorreu hoje por volta de 5h40 num hospital de João Pessoa-PB.
Ele era natural de Caraúbas, com densa formação acadêmica e boa parte de sua vida profissional construída na Paraíba.
Seu velório acontece no Parque das Acácias (João Pessoa) e o sepultamento acontecerá ainda hoje nesta cidade.
Delby era irmão dos bancários aposentados Rui e Renato Fernandes de Medeiros. Esse último, ex-prefeito de Caraúbas.
Ele estava internado há vários dias, com complicações pulmonares.
Que descanse em paz!
Estimado primo Delby.
Professor com fecunda carreira acadêmica na UFPB.
Escritor, memorialista…
Nunca perdeu seu vínculo com sua terra natal: Caraúbas.
Fez melhor: após sua aposentadoria, passava meses e meses em sua chácara Minan; cuidando da terra, do gado…
Ano passado, chegamos lá em Caraúbas para uma visita e ele estava na lida, com chapéu de palha na cabeça; e, com a simpatia que lhe era peculiar, foi logo dizendo: “Estava ajudando em parto da vaca tal…”
Aos 80 e tantos, estava bem de saúde.
E a conversa rolou solta em seu alpendre…
Enfim, um grande cidadão…
David
Prezado Carlos,
Conheci de perto o intelectual, o notável cientista e o grande ser humano que foi o Prof. Delby Fernandes de Medeiros.
Sempre receptivo e despojado de qualquer vaidade, alternava o descanso da aposentadoria entre João Pessoa/PB e Caraúbas/RN, sua terra natal, onde costumava nos receber.
O fato dele (Delby) ser tio da minha esposa, tornou mais próximo e frequente o nosso contato.
Destaco no seu vasto currículo, quatro acontecimentos que reputo relevantíssimos à academia:
1- Professor fundador do Curso de Farmácia da Universidade Federal da Paraíba (1956);
2- Fundador do Laboratório Técnico de Farmácia (que inclusive detém o seu nome) naquela mesma instituição de ensino (1968);
3 – Reitor da UNITINS – Universidade do Tocantins (1994);
4 – Professor Honoris Causa da UFPB (título concedido em 2010).
Que descanse em paz. E que o seu legado (científico e humanitário) inspire muitas gerações.
André Luís Gomes de Oliveira – Advogado.