• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
segunda-feira - 04/03/2019 - 17:10h
Em Natal

Morre o médico e ex-deputado Pedro Lucena

Lucena: uma bela história (Foto: divulgação)

O ex-deputado federal e estadual, médico Dr. Pedro Lucena, morreu nesta segunda-feira (04), em Natal, aos 97 anos. Ele estava doente deste dezembro de 2017 com problemas renais e respiratórios, com várias idas ao hospital durante esse período. Faleceu dormindo devido ao quadro de profunda debilidade físico-clínica.

O velório ocorre começou às 16h, desta segunda-feira (4) e segue até às 8h30 da manhã do dia 05, no Centro de Velório Vila Flor, capela central (Av. Xavier da Silveira, 1743, Morro Branco). O sepultamento será às 9h, terça-feira, 05, no Cemitério Parque Nova Descoberta, Rua da Saudade.

O ex-deputado era viúvo, deixa cinco filhos, treze netos e nove bisnetos. Foi casado com Maria das Neves Andrade de Lucena, Dona Nevinha, que também teve uma atuação marcante na política do RN, sendo a primeira mulher suplente no Senado do Brasil.

Biografia

Nascido em Pirpirituba (PB), em 23 de outubro de 1921, Dr. Pedro Lucena morava na capital potiguar desde a década de 50. Foi deputado estadual por duas legislaturas, de 1963 a 1970 e deputado federal por três, de 1971 a 1982.

Aos dezessete anos, por iniciativa própria, ingressou na Marinha como aprendiz de Marinheiro. Quando estourou a Segunda Guerra Mundial, tinha apenas dezoito anos, e já como Marinheiro, participou dela desde seu início até o final. Na Marinha, ocupou várias funções como combatente, entre elas: telemetrista, artilheiro e chefe de canhão, telefonista de combate, rádio telegrafista.

Antes de entrar para a política foi na medicina que ele encontrou sua paixão. Formou-se pela Universidade Federal de Pernambuco e foi médico dos correios e telégrafos. Também foi um dos pioneiros do corpo docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Em setembro de 2015, lançou seu último livro contendo sua autobiografia: “Eu, Pedro Lucena – O homem é o que quer ser”.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Gilvan diz:

    Grande profissional médico,muito humano,atendeu muitas pessoas humildes sem cobrar um centavo,tinha como praxe todos os meses atender as pessoas que não podiam pagar uma consulta.Perde o rio grande do norte um grande homem.

  2. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Que Nosso Senhor o acolha e conforte a família enlutada.

  3. iris Maia diz:

    Com certeza teremos muitas lições interessantes com sua autobiografia:
    “Eu, Pedro Lucena – O homem é o que quer ser”.
    Que DEUS ilumine seu espírito e conceda a família o conforto necessãrio para este momento.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.