• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 08/09/2022 - 19:52h
Crônica

Morreu uma rainha…

Por François Silvestre

…e eu lamento e fico triste.

Rainha Elizabeth reinava desde 1952 e faleceu nesta quinta-feira (8), na Inglaterra (Foto: Web)

Rainha Elizabeth reinava desde 1952 e faleceu nesta quinta-feira (8), na Inglaterra (Foto: Web)

Nunca gostei da pompa besta das cortes ou dos palácios. Criticava e produzia ironias quando Renato Machado, na Globo, noticiava o nascimento de um príncipe inglês, e falava até sobre o cocô saudável do novo herdeiro da corte bretã.

Mas, sou um escravo da condição humana. Essa miserável e bela condição dos seres pensantes, que pensam serem superiores e terminam todos na mesma vala da insignificância, na mastigação voraz da Terra.

A Rainha da Inglaterra morreu. Lamento. Há, dela, na minha memória, um episódio nada heroico ou exuberante, que me fez seu admirador. Foi sobre a morte da sua nora, a princesa Diana. A corte inglesa estava sob ataque, e ela suportando bordoadas.

Ela decidiu sair ao desabrigo da rua. E havia um pátio grande com muitas flores, fotos, homenageando a princesa morta. Ela caminhou entre as flores e os presentes.

Nisso, ela viu uma criança com um ramalhete de rosas. Aproximou-se da menina e perguntou: “Quer que ponha lá”? A menina disse: “Não”. Ela fez uma cara de tristeza ou decepção e respondeu: “Tá certo”. Aí a menina disse: “Não é pra colocar lá, é pra você”. O rosto dela transformou-se, de triste para gratidão, “Ô, muito obrigada”. Recebeu o ramalhete e saiu vencedora.

A condição humana. Há um fosso entre a senzala e o palácio. Intransponível. O da senzala não vive, existe miseravelmente. O do palácio vive, entre o luxo e a desgraça humana. Porém, numa coisa terminam todos do mesmo jeito. Todos, da senzala ou do palácio, sem exceção, escravos do mesmo destino. A morte.

Leia também: Morre Rainha Elizabeth II aos 96 anos.

Contudo, o destino da vida não é determinante. Da morte, sim. Mas a desgraça da vida, na injustiça da desigualdade, é obra nossa. Dos que detém o poder de comandar e dos que sofrem esse comando sem a revolta de lutar.

Morreu uma Rainha. E o mundo continua vassalo da exploração.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica / Gerais

Comentários

  1. LSV diz:

    Aí SIM, PARABÉNS.
    QUANTA diferença do Rn com uma mulher ” do povo ” sem sentimento ( pobres morrem em filas ), agora RICA e de SUV e boa segurança pelas estradas do Oeste e alhures.
    13 NUNCA MAI$$$$$$$$$$$$$$$$$$”

  2. Roberto Guedes da Fonseca diz:

    Beleza! Só poderia ser de François!!

  3. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    LSV, pode significar lobo solitário e vassalo do capitalismo selvagem, é isso que a maioria dos Bolsonarentos , INFELIZMENTE, se comprazem ser, sejam ALFABETIZADOS, Ditos ricos ou NAO..!!!

    Quando entendem não exercitar DIRETAMENTE sua misoginos e sua conhecida homofobia, procura vielas na estreita imaginação e nas vazias palavras , na tentativa de atingir nossa GOVERNADORA eleita.. !!!

    Isso vindo de um representante da classe médica, nenhuma novidade. Oportuno não esquecermos, foram eles em seu conhecido, manjado e criminoso espírito de corpo que mais parece espírito de porco, principais responsáveis pela EXPULSÃO dos humanistas médicos cubanos que aqui estiveram cumprindo.uma.missao menos médico/profissional e mais humanitária como ASSISTE a formação dos médicos Cubanos…!!!

    Nesse contexto, centenas de prefeituras do Brasil interiorano, oferecem salários de até R$ 30.000,00 mil reais mensais , sem que nenhum de jaleco branco se disponha fazer esse ” SACRIFÍCIO”, ou seja atender BRASILEIROS que.muitas vezes, jamais viram um Medico em suas vidas….!!!

    ENQUANTO isso, milhões de BRASILEIROS, SOBRETUDO nos mais distantes rincões, ABSOLUTAMENTE abandonados, mercê da ganância, do individualismo cego, do reacionarismo de uma classe, que desde SEMPRE, salvo raríssimas exceções, jamais lembra do Juramento de Hipócrates!!!

    Um baraço
    FRANSUELDO V. DE ARAUJO
    OAB/RN.7318

  4. Rocha Neto diz:

    Artigo perfeito, quem ousar fazer adendo estará pecando.
    François, parabéns pela peça!

    • Margorsan diz:

      Parabéns, François. Descreveu um de Uma Rainha, não haverá outra igual e uma menina. Bem como, não haverá outra Princesa Daiane, igual. Passeando agora as duas, no Jardim do Céu.

  5. Amorim diz:

    Caro Sr. Pouca Paciência, também emocionei.
    Linda declaração.
    Do seu sempre,
    Desconhecido Ignorante.

  6. FRANCISCO CARLOS QUEIROZ DE OLIVEIRA diz:

    A imbecilidade e o ódio de alguns “seres brasileiros” chega a dá asco. A insensibilidade com o belo texto e a comparação politiqueira é nojenta.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.