sábado - 14/02/2015 - 19:18h
Petroleiros denunciam

Morte de petroleiros é reflexo de descaso com segurança

Na quarta, feira (11), mais uma tragédia tirou a vida de cinco trabalhadores. Desta vez, o acidente foi no navio plataforma FPSO, operada pela BW Offshore (empresa de origem norueguesa) e afretada pela Petrobrás, na região de Aracruz, no Espírito Santo.

Luiz Cláudio é mais uma vítima, denuncia entidade de petroleiros (Foto: reprodução da Web)

A explosão foi causada por um vazamento de gás na praça de máquinas da casa de bombas do navio e, além de ter causado a morte de cinco trabalhadores, também feriu diversos outros petroleiros.

Entre os mortos, um mossoroense: Luiz Cláudio Nogueira (foto).

A Federação dos Petroleiros (FUP) emite nota relatando que há descaso generalizado com a segurança e tragédias com mortes e mutilações vão continuar, se não houver mudança.

Veja abaixo um trecho de material divulgado pela entidade:

Um fato que comprova o descaso dos órgãos fiscalizadores com as plataformas marítimas de petróleo é a falta de periodicidade nas inspeções nas unidades, sejam elas da Petrobrás ou afretadas. A cultura de sucateamento das plataformas, que há tempos é denunciada pela FUP e seus sindicatos, é uma situação permanente, pela qual os trabalhadores já se habituaram a conviver, principalmente os terceirizados. Além disso, a prevenção de acidentes nas plataformas praticamente não existe, devido à falta de efetivos nos órgãos fiscalizadores, impossibilitando o trabalho da Marinha, que deveria garantir a navegabilidade e salvatagem, da ANP, que deveria ser responsável pela inspeção dos sistemas operacionais e, do o MTE, que deveria fazer valer as Normas Reguladoras (NRs).  Outro fato gravíssimo que assola os trabalh adores dos navios e plataformas é a inexistência do SAR (Busca e Salvamento), ou seja, as empresas de petróleo brincam de fazer segurança e a todo o momento são completamente negligentes às questões de saúde e segurança dos trabalhadores. Tanto a Petrobrás, quantoas  empresas que prestam serviços à ela, só cumprem mal e porcamente a NR5, que estabelece a obrigatoriedade das empresas públicas e privadas a manterem em funcionamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), o resto é simplesmente balela.

Nota do Blog – Corpo de Luiz Cláudio era aguardado hoje em Mossoró para ser sepultado.

O sepultamento de Luiz Cláudio está marcado para a manhã desse domingo (15), no cemitério São Sebastião, Centro.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.