quarta-feira - 12/11/2025 - 22:00h
Homenagem

Mossoró passa a ter a medalha “Padre Sátiro Cavalcanti”

Padre Sátiro é uma referência que se eterniza, por seu papel  gigante como educador e religioso (Foto: Arquivo)

Padre Sátiro é uma referência que se eterniza, por seu papel gigante como educador e religioso (Foto: Arquivo)

A Prefeitura publicou na última edição do Diário Oficial de Mossoró (DOM), na segunda-feira (10) a aprovação e sanção da lei que determina a criação do diploma “Padre Sátiro Cavalcanti”, em homenagem a uma das personalidades mais queridas e reconhecidas pelo legado educacional e eclesiástico no município.

A proposição foi do vereador Vladimir Cabelo Negro (PSD).

O diploma tem por finalidade agraciar uma personalidade que tenha se destacado em áreas educacionais, sociais, eclesiásticas ou filantrópica. A entrega do diploma será realizada, preferencialmente, em Sessão Solene da Câmara Municipal, concedido anualmente durante o período de celebração da Festa de Santa Luzia, no mês de dezembro, sendo a maior honraria no segmento.

Uma comissão especial de outorga do diploma definirá os critérios de avaliação e indicação, garantindo a transparência e a imparcialidade do processo, sendo formada por um representante da Câmara Municipal de Mossoró, um representante da Diocese de Mossoró, um representante das universidades com sede em Mossoró, um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), um representante do Poder Executivo municipal e um representante das entidades filantrópicas de Mossoró.

Padre Sátiro deixou um legado imensurável não só à cidade, mas para todo o Rio Grande do Norte. Diretor emérito do Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL) e um dos criadores da Universidade Católica do RN (FCRN), foi também professor e reitor da Universidade do Estado do RN (UERN), instituição em que se destacou como uma das principais vozes na defesa de sua estadualização.

Em vida, Padre Sátiro foi homenageado pela Prefeitura com a primeira medalha Rodolfo Fernandes, maior honraria do município criada em 2023. O futuro Centro de Educação, Tecnologia e Capacitação (CETEC) também levará o seu nome.

Faleceu dia 27 de novembro de 2023 (veja AQUI), aos 93 anos. Lúcido e produtivo. Guia de gerações.

Nota do BCS – Quanta saudade, Sátiro. Como você faz-nos falta. Descanse em paz!

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Cultura / Gerais

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.