Mossoró já choveu quase 125 milímetros no atual “inverno”, ou esperança que ele se configure. A informação é do professor José Espíndola da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).
“Esse ano já choveu em média em Mossoró 124,7 mm. Esses dados, atualizados agora, são de oito locais diferentes de Mossoró na última hora, 6, 24,72 e 96 horas (4 dias). A hora é a astronômica. No horário local temos que subtrair 3 horas que é o fuso horário oficial do Brasil”, comenta o professor.
Houve registro de chuvas acima de 96 milímetros na área urbana de Mossoró, conforme levantamento coletado por Espínola. Veja o gráfico acima (clique sobre ele e amplie) em que fica bem clara essa densidade pluviométrica.
Em 96 horas, um pluviômetro à Rua Nilo Peçanha marcou 98,67; na Rua Cândido Barros chegou a 96,36 em mesmo período. Nas últimas 24 horas (entre sábado e domingo), a Rua Desembargador José Vieira foi onde houve maior registro de chuva, com 65,17.
Nossa região, incluída no chamado “Polígono da Seca”, tem índice pluviométrico inferior a 700 milímetros anuais, podendo ocorrer entre os meses de abril a maio essa maior pulverização de chuvas. O grande problema do sertão é a irregularidade das chuvas. Sua boa distribuição, mesmo que abaixo dos 650 a 700 milímetros, pode caracterizar o período como de ‘bom inverno’.
Veja bastidores e notícias em primeira mão em nosso Twitter clicando AQUI.
Sostô! Chovendo em pleno verão.
Ah, as datas das 4 estações no Brasil, pra variar, também estão erradas. Chove no verão e faz Sol no inverno. Outono e primavera? Só se vê em livros. Coitada das criancinhas. Aprendem tudo errado. Só se dão conta do certo quando se tornam adultas.
Fazer o que se a ”coisa” foi descoberta por acaso e já nasceu torta. Sabia não? Vou dar uma “palhinha”.
– Pedão, terra a viiiiista.
– Chegamos a Índia? Já dá pra ver as Índias nuas? Eu tô que tô, viu?
– Não, Pedão. Estou vendo uma imensa faixa e muita gente pulando, soltando fogos e cada um segurando uma latinha amarela com a foto de um camarão preto.
– Será que eles nos viram e estão em pé de guerra? O que tá escrito na faixa, é… FORA PEDRO?
– Tô vendo a faixa muito mal, mas dá pra ler com a luneta. Pegue a pena, o tinteiro o livro de bordo. Vou ler devagar pra dar tempo de anotar.
– Vou começar.
– HO-JE É FE-RI-A-DO NA-CIO-NAL
EM CO-ME-MO-RA-ÇÃO A
A-PRO-VA-ÇÃO DA LEI DE GER-SON
PE-LO NO-SSO PRE-SI-DEN-TE
HA-VE-RA SHOW COM MA-IS DE 50 BAN-DAS DE FO-RRO DO CE-A-RÁ
TRI-OS E-LE-TRI-COS DA BA-HIA
MAIS DE 20 DU-PLAS SER-TA-NE-JA
E PA-GO-DE ATE O SOL RA-I-AR
COM AS PRE SEN -ÇAS
DAS RA-IN-HAS DAS ES-CO-LAS DE SAM-BA DO RIO
TO-TO-TAL-MEN-TE PE-LA-DAS
A CA-CHA-ÇA É GRA-TIS
A-SSI-NA-DO
SIN-DI-CA-TO DOS VI-VAL-DI-NOS.
– Anotou, Pedão?
-Anotei. ATENÇÃO TODOS. ESQUEÇAM A PORRA DAS ÍNDIAS. VAMOS APORTAR NESSE FOJO. VELAS AO VENTO JÁ.
E assim foi descoberto o país tupiniquim.
THE END.