Mossoró contabilizou 191 homicídios no ano passado. É uma média de 15,91 assassinatos por mês, praticamente um a cada dois dias.
Violência própria de uma guerra civil, em que só um lado usa armas: o da bandidagem.
O agravante, é que o Governo do Estado está camuflando números e tentando vender a ideia de que houve menor número de homicídios.
Além disso, permanece a ordem para que o Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) dificulte qualquer informação detalhada sobre o assunto.
Uma simples pesquisa acadêmica, em que estudantes tentam levantar esses números, é dificultada e maquiada.
Temos, no caso, crime por cima de crime. E o Estado, em todos, como protagonista por omissão ou ação danosa à sociedade.
16 homicidios/mes x 12 meses = 192 mortes por ano, para um populacao de 250 mil habitantes. Reduzindo para 100.000 habitantes, que é o parametro utilizado pra medir violencia, teremos 77 homicidios por 100 mil habitantes. Numero bem maior que Sao Paulo e Rio de Janeiro. É so pesquisar mapa da violencia no google.
Carlos, boa trade.
Taí, nós riograndenses do norte, precisamos debater e discutir temas como esse, a falta de segurança, bem como o caos na educação, saúde, transportes coletivos, sem falar nas empresas concessionárias de serviço público, o que dizer da CAERN, só posso falar mal; e das teles, Deus nos acuda. Se fizerem um movimento ou roda de conversa exigindo a melhora desses serviços, inclusive protestando, tô dentro, não podemos perder tempo e energia discutindo coisas bestas, aqui entre nós perdemos muito tempo com isso, deixando em segundo plano temas importantíssimos de interesses difusos. Pensem nisso.