• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
sexta-feira - 02/12/2011 - 20:57h
De ex-governador a empresário

MP denuncia 34 envolvidos em “Operação Sinal Fechado”

Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público ajuizaram denúncia criminal, nesta sexta-feira (2), contra 34 acusados de participação no esquema fraudulento identificado como “Operação “Sinal Fechado”.  O caso veio a público à semana passada.

Entre os acusados estão os ex-governadores Wilma de Faria (PSB) e Iberê Ferreira (PSB). Também aparece em destaque o suplente de senador João Faustino (PSDB), bem como empresários conhecidos em Natal como Eduardo Patrício e Gilmar de Carvalho (Gilmar da Montana).

Outros nomes proeminentes são dos advogados George Olímpio (suposto líder da quadrilha e ex-cunhado do empresário Eduardo Patrício) e Marcus Vinícius Procópio (genro de João Faustino). O atual diretor do Detran, Érico Ferreira, também é denunciado.

Também não escapa do pente-fino, o advogado Lauro Maia (PSB), filho de Wilma de Faria, já envolvido no rumoroso caso “Operação Hígia”, que decorre de identificação de corrupção na área de Saúde do Estado (gestão Wilma de Faria).

Segundo os Promotores de Justiça as provas são tão contundentes da existência do esquema que mesmo tendo analisado apenas 1/6 de todo o material apreendido durante a Operação, já foi suficiente para embasar a denúncia ajuizada hoje.

Como a Denúncia traz novas citações de interceptações telefônicas, telemáticas e informações bancárias, a íntegra do documento não pôde ser divulgada pois aguarda posicionamento da Justiça para definição se será decretado sigilo ou não dessas informações.

Confira a lista dos denunciados e os crimes dos quais são acusados:

1. George Olímpio: formação de quadrilha, extorsão, peculato, fraude em licitação, dispensa ilegal de licitação e corrupção ativa.

2. João Faustino: formação de quadrilha, extorsão, peculato, corrupção passiva, tráfico de influência e fraude em licitação.

3. Wilma de Faria: formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva, tráfico de influência e fraude em licitação.

4. Iberê Ferreira: formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva, tráfico de influência, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

5. Lauro Maia: formação de quadrilha, peculato, tráfico de influência, corrupção passiva e fraude em licitação.

6. Alcides Fernandes Barbosa: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa, tráfico de influência e fraude em licitação.

7. Marcus Vinícius Furtado da Cunha: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

8. Carlos Theodorico de Carvalho Bezerra: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

9. Marcus Vinicius Saldanha Procópio: formação de quadrilha,  extorsão, peculato, tráfico de influência e corrupção ativa.

10. Eduardo de Oliveira Patrício: formação de quadrilha,  peculato, tráfico de influência, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e fraude em licitação.

11. Marco Aurélio Doninelli Fernandes: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e fraude em licitação.

12. José Gilmar de Carvalho Lopes: formação de quadrilha, peculato, tráfico de influência,  lavagem de dinheiro e corrupção ativa.

13. Edson Cézar Cavalcante Silva: formação de quadrilha,  peculato, corrupção ativa e  fraude em licitação.

14. Carlos Alberto Zafred Marcelino: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

15. Luiz Antônio Tavolaro: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

16. Jailson Herikson Costa da Silva: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e fraude em licitação.

17. Caio Biagio Zuliani: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

18. Fabiano Lindenberg Santos Romeiro: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e dispensa ilegal de licitação.

19. Cézar Augusto Carvalho: formação de quadrilha, peculato,  lavagem de dinheiro e fraude em licitação.

20. Nilton José de Meira: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

21. Flávio Ganem Rillo: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa,  lavagem de dinheiro, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

22. Marluce Olímpio Freire (sogra do senador Paulo Davim-PV, contra quem não pesa qualquer tipo de vaga acusação): formação de quadrilha, peculato e corrupção ativa.

23. Edson José Fernandes Ferreira: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

24. Jean Queiroz de Brito: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

25. Luiz Cláudio Morais Correia Viana: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

26. Benevenuto Pereira Guimarães: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

27. José Confessor de Moura: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa,  lavagem de dinheiro e fraude em licitação.

28. Priscilla Lopes de Aguiar: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

29. Eliane Beraldo Abreu de Souza: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

30. Harald Peter Zwetkoff: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

31. Érico Vallério Ferreira de Souza: formação de quadrilha e fraude em licitação.

32. Cíntya Kelly Delfino:  lavagem de dinheiro.

33. Maria Selma Maia de Medeiros Pinheiro: peculato e fraude em licitação.

34. Ruy Nogueira Netto: extorsão. Fonte: Ministério Público Estadual

 

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política / Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. BRUNO diz:

    1º) O STJ JÁ LIBEROU JOÃO FAUSTINO!!!
    2º) SE LIBEROU JOÃO FAUSTINO NIMGUÉM MAIS VAI PRESO POR QUE É O PRINCIPAL DA PATOTA!!
    3º) SE O DIRETOR DO DETRAN ESTÁ IMPLICADO POR QUE A GOVERNADORA ROSALBA NÃO O DEMITIU? DIZER QUE NÃO SABIA É QUERER ENGANAR OS HOMENS DE BOA FÉ!!
    4º) GEORGE OLÍMPIO ACOMPANHADO NADA MAIS NADA MENOS DO QUE O PROCURADOR GERAL DO ESTADO,MIGUEL JOSINO,APARECE EM ENTREVISTA A DIOGÊNES DANTAS DO PORTAL “NO MINUTO”,AFIRMANDO QUE O CONTRATO COM O CONSÓRCIO INSPAR ESTAVA TUDO LEGAL!!VEJA!! //www.nominuto.com/multimidia/tv-nominuto/diogenes-dantas-nominuto-entrevista-miguel-josino/1496/
    6º) SE SÓ UM 1/6 DAS INVESTIGAÇÕES FORAM REVELADAS AO POVO ENTÃO FALTA MAIS DA METADE DE TUDO PRA SER REVELADO,RESULTADO DISSO QUEM FAZ UM CESTO ACABA FAZENDO UM CESTERO!!
    7º)O SENADOR JÁ JÁ,NUMSEI NÃO!!ESSE VAMOS ESPERAR JOÃO FAUSTINO ABRIR O BOCÃO!!

  2. BRUNO diz:

    M ENTREVISTA A DIÓGENES DANTAS!!MIGUEL JOSINO,PROCURADOR DO ESTADO,ACOMPANHADO DE GEORGE OLÍMPIO,ACUSADO PELO MP POR FORMAÇÃO DE QUADRILHA,EXTROSÃO,PECULATO,FRAUDE EM LICITAÇÃO,DISPENSA ILEGAL DE LICITAÇÃO E CORRUPÇÃO ATIVA,NESSA MESMA ENTREVISTA O ILUSTRÍSSIMO PROCURADOR AFIRMA:A ASSEMBLÉIA TOMOU UMA DECISÃO EXTREMANETE SAUDÁVEL AO APROVAR A LEI QUE REGULA A INSPEÇÃO VEICULAR NO ESTADO DO RN, E MAIS A FRENTE ELE AFIRMA,GRUPO DE TÉCNICOS DO GOVERNO ROSALBA CIARLINE ANALISOU O CONTRATO INSPAR E NÃO ENCONTROU NENHUMA ILEGALIDADE, E MAIS A FRENTE ELE AFIRMA QUE OS TÉCNICOS DO GOVERNO OFERECERAM SUBSÍDIOS QUE PROVAVAM A LISURA DO CONTRATO!FICA UMA PERGUNTA NO AR!!POR QUE A GOVERNADORA ROSALBA AINDA NÃO SE PRONUNCIOU SOBRE O FATO? O POVO DO RIO GRANDE DO NORTE,ASSIM COMO ALGUNS ESTÃO VIBRANDO COM OS NOMES DE WILMA DE FARIA E IBERÊ NA LISTA DE DENUNCIADOS,TEM QUE EXIGIR,PRECIONAR O GOVERNO DO ESTADO A SE PRONUNCIAR SOBRE O ENVOLVIMENTO DO SR ÉRICO VALÉRIO FERREIRA DE SOUZA,ATUAL DIRETOR DO DETRAN,ACUSADO DE FORMAÇAO DE QUADRILHA E FRAUDE EM LICITAÇÃO E SE HOUVER POR PARTE DO MP OUTRAS PESSOAS LIGADAS AO GOVERNO EM FUTURAS LISTAS QUE SEJAM DIVULGADAS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!!VAMO LOGO MP DIVULGA O RESTO!!GOVERNO DO ESTADO SE PRONUNCIE AFINAL TEM GENTE DO MESMO ENVOLVIDA E COMO TAL DEVE EXPLICAÇÕES AO POVO DO RN!!

  3. Tiago Costa diz:

    Esse “Érico Vallério Ferreira de Souza” não é o filho do Des. Expedito?
    É a podridão que permeia os os gabinetes dos três Poderes do estado. Executivo, Legislativo e Judiciário do RN… se espremer sai lama! Lamentável!

Trackbacks

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.