• Cachaça San Valle - Topo do Blog - 01-12-2024
segunda-feira - 12/09/2022 - 15:52h
Disputa ao Senado

Rafael tenta frear apoio de Lula a Carlos; MPE reprova pretensão

O Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou parecer contrário à representação que buscava impedir o candidato ao Senado Carlos Eduardo (PDT) de exibir, em sua propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, uma mensagem de apoio do ex-presidente e atual candidato à Presidência Luís Inácio Lula da Silva (PT).

Lula gravou vídeo de 21 segundos para apoio a Carlos Eduardo (Foto: Arquivo/16-06-2022))

Lula gravou vídeo de 21 segundos para apoio a Carlos Eduardo (Foto: Arquivo/16-06-2022))

O parecer é de autoria do procurador eleitoral auxiliar Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes e diz respeito à representação apresentada pela Coligação Vontade do Povo (Avante, PSB e Agir) e Rafael Motta (também candidato ao Senado) contra a Coligação O Melhor vai Começar! (PDT, Federação Brasil da Esperança – PT/PcdoB/PV -, MDB, Pros e Republicanos) e Carlos Eduardo.

A alegação dos representantes é de que a utilização da imagem e da voz de Lula (veja AQUI) seria irregular, uma vez que a coligação nacional do petista não inclui o PDT, que possui candidato próprio à Presidência, e sim o PSB, de Rafael Motta. No entanto, o Ministério Público Eleitoral diverge desse entendimento. “Convém ressaltar que um dos princípios regedores da propaganda política é o princípio da liberdade, segundo o qual, não havendo vedação legal, é livre a propaganda política”, aponta Ronaldo Chaves.

Além de a legislação eleitoral não trazer expressamente a suposta proibição, as normas prescrevem que é “facultada a inserção de depoimento de candidatas e candidatos a eleições proporcionais no horário da propaganda das candidaturas majoritárias e vice-versa, registrados sob o mesmo partido político, a mesma federação ou coligação, desde que o depoimento consista exclusivamente em pedido de voto à candidata e/ou ao candidato que cedeu o tempo e não exceda 25% do tempo de cada programa ou inserção”.

O procurador destaca que, no âmbito do Rio Grande do Norte, o PDT de Carlos Eduardo integra a mesma coligação da qual faz parte o PT. “Não fosse tudo isso bastante, o caso merece ser ainda analisado sob a ótica da autonomia partidária, uma vez que, conforme preceitua (…) a Constituição Federal, não há obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal”, conclui.

Nota do Canal BCS (Canal Blog Carlos Santos) – Há poucos dias, era Carlos tentando impedir Rafael em movimentações pró-Lula e pró-Fátima Bezerra (PT), candidata à reeleição ao governo estadual. Literalmente… “fogo no parquinho” governista.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2022 / Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Rafael, acorda!
    Suas chances crescem quando você deixa de receber apoio de quem defende aborto, assalto para comprar um cigarrinho de maconha etc.
    Confie no seu taco.
    Muleta cheia de cupim vc sabe o que fazer.
    Fale ao povo dos seus projetos.
    Desembarque do TITANIC.
    //////
    CADÊ O COENTRO DA LICITAÇÃO DE MAIS DE 143 MIL REAIS REALIZADA EM MOSSORÓ PELA CÂMARA MUNICIPAL EM 16/12/2020?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.