• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 12/04/2023 - 15:46h
RN

MPF processa General Girão por estímulo a atos antidemocráticos

O Ministério Público Federal (MPF) moveu ação contra o deputado federal Eliéser Girão (PL) e a União por danos morais coletivos ao fomentar atos antidemocráticos em frente a quartel no Rio Grande do Norte. O MPF aponta que os então comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, integrantes da União, divulgaram nota estimulando os acampamentos, e que o deputado fez reiteradas postagens em suas redes sociais conspirando contra o Estado Democrático de Direito.

A União, o estado do Rio Grande do Norte e o município de Natal também foram processados por omissão na proteção à democracia ao permitirem a manutenção dos acampamentos. Na ação, o MPF argumenta que as condutas foram fundamentais aos atos antidemocráticos que ocorreram em Brasília em 8 de janeiro deste ano, e pede que o deputado e os três entes públicos sejam condenados ao pagamento de indenizações que, somadas, chegam a R$ 5 milhões.

Redes sociais

Segundo o MPF, General Girão, nome pelo qual é conhecido o deputado, usou ativamente suas redes sociais, em claro abuso da liberdade de expressão e da imunidade parlamentar, para encorajar condutas que atentavam contra a ordem democrática, inclusive a continuidade do acampamento existente à época em frente ao 16° Batalhão de Infantaria Motorizada em Natal.

Leia também: General Girão prega que militares “têm o direito de usar a violência.

“Em postagem feita um mês antes da invasão dos prédios do STF, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto, o réu já instigava a violência contra as instituições, especialmente o Congresso”, ressalta o MPF ao afirmar que Girão, na qualidade de deputado federal e general da reserva do Exército, foi importante articulador e motivador dos atos criminosos. “A vontade do réu em ver a concretização de um golpe de Estado, como se sabe, quase se consumou pouco mais de um mês de tal postagem, havendo nexo de causalidade entre conduta e dano”.

Até o momento, o parlamentar não se pronunciou sobre a ACP.

Veja íntegra da Ação Civil Pública AQUI.

Nota do Canal BCS – RN tem apenas oito deputados federais e uma parte deles ocupa seu tempo nisso. Quanto desperdício.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Apenas e tão SOMENTE, mais um SUPOSTO cidadão de bem sendo processado pelos crimes, contumazes crimes que essas figuras asquerosas e neo- nazifascistas cometem dia após dia, após terem sido eleitos com o voto de eleitores de igual estirpe ética, intelectual e.moral , utilizando para tal um Álibi de nome pontual e pomposo, , ou seja, Pátria , Família e Liberdade…!!!!

  2. Marcos Pinto diz:

    Até hoje não consigo entender w omissão voluntariosa do TSE Comandado por Xandão Morais em efetivar uma devassa à destinação de vultosa quantia gasta pelo tal orçamento secreto que elegeu uma quadrilha bolsonarista à Câmara dod Deputaros e ao Senado. Com a devassa se concordaria o Betim seguido pela anulação dos votos obtidos olá wuadrilhacom a incontinência cassação dos mandatos. Neste contexto, o Xandão Morais está deixando a desejar.

  3. Marcos Pinto diz:

    Em adendo ao primeiro comentário : Com a devassa se descobriria o Betim criminoso praticado no tal Orçamento SECRETO. Essa é de lascar.

  4. Marcos Pinto diz:

    Digo, se descobriria o BUTIM.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.