O vereador Tomaz Neto, presidente do PDT mossoroense, saiu às 17h45 minutos de hoje de audiência com o procurador federal – em Mossoró – Aécio Mares Tarouco. “Foi excelente”, resumiu ele.
Tomaz apresentou série de documentos, fotos/filmagens, relatórios e cópias de convênios/contratos sobre recursos federais investidos em Mossoró, através da Prefeitura de Mossoró. A base do que foi entregue remonta à gestão da ex-prefeita Fátima Rosado (PMDB), a “Fafá Rosado”.
Entretanto vai mais além, com várias conexões. É um labirinto de interrogações e situações estranhas, que exige apuração legal.
O vereador relatou o que entregou ao representante do Ministério Público Federal (MPF), onde foi aberto inquérito civil público a partir de reportagem deste Blog AQUI:
“Apresentei material que indica suspeita sobre a destinação de recursos da União para pavimentar 183 ruas em Mossoró, com mais de R$ 37 milhões. O procurador já apura o caso em inquérito civil (veja AQUI)”.
Transparência
Tomaz conversou por quase duas horas com o procurador, também oferecendo outras denúncias, como compra de livros didáticos pela prefeitura e a dificuldade de acesso a informações detalhadas no Portal da Transparência do Município.
“Estou feliz. Vejo minha voz ter eco. O MPF toma iniciativa que deve trazer importantes desdobramentos”, disse. “O trabalho ao mesmo tempo é uma forma de ajudar o prefeito Francisco José Júnior (PSD). Queremos saneamento moral-financeiro da prefeitura”, declarou.
Acompanhe bastidores em nosso TWITTER clicando AQUI.
“Nada pessoal ou político-partidário. Cumpro meu papel e recebi aplausos e incentivo do procurador”, comentou.
A assessoria de Tomaz gravou em áudio/vídeo toda a audiência com o representante do Ministério Público Federal. “Interessa ao povo”, julga ele.
Com informações da Assessoria do vereador Tomaz Neto.
“também oferecendo outras denúncias, como compra de livros didáticos pela prefeitura e a dificuldade de acesso a informações detalhadas no Portal da Transparência do Município.”
E ACONTECEU ALGUMA COMPRA DE LIVRO DIDÁTICO?
ANO PASSADO NENHUM LIVRO FOI ENTREGUE A NENHUM, ALUNO. Este ano a mesma coisa. ONDE ESTÃO ESTES LIVROS? Juntos com as MIL latas de azeite de oliva importado comprados na administração Cláudia Regina a um preço mais do que o dobro do de mercado? ANO PASSADO APENAS UM BLUSA TAMANHO ÚNICO A TÍTULO DE UNIFORME, Isto já no final do ano letivo. Para os alunos do pré-escolar uma blusa e um calção a um custo de 600 mil reais, o que dá um preço por peça de 150 reais em média,calção ou blusa podem ser encontrados no Mercado Central a 5 reais cada.
É preciso apurar com todo o rigor a compra da MERENDA ESCOLAR. Por que em outros lugares a MERENDA ESCOLAR é de qualidade e aqui se constituía de cuscuz com ovo frito sem café? Hoje a MERENDA ESCOLAR continua sendo de péssima qualidade. Quase sempre uma sopa rala sem sabor. E OS GASTOS COM AS FESTAS JUNINAS, DOAÇÕES A TODO TIPO DE ASSOCIAÇÕES, PAGAMENTO DE DIÁRIAS E DE GRATIFICAÇÕES E TUDO O MAIS?
E os medicamentos que faltavam? Será que estes medicamentos não foram “comprados”? E os medicamentos cujo prazo de validade era de apenas mais 15 dias, sinal forte de compra na REBAIXA?
A tarefa do MPF é árdua, mas gratificante. Se tudo for devidamente apurado e os responsáveis punidos, isto servirá de exemplo aos futuros gestores desta cidade e Mossoró dará um salto em termos de desenvolvimento. Nada atrasa mais o progresso do que a CORRUPÇÃO. O Vereador Thomaz Neto está entrando para a história de Mossoró pela porta da frente. Tenho certeza de que a DESASSOMBRADA Vereadora Izabel Montenegro passará a auxiliá-lo nesta luta.
A CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ poderia dar um grande exemplo de probidade apurando a compra feita pelo atual prefeito quando presidente da casa de quase 150 mil reais de MATERIAL DE LIMPEZA e de GÊNEROS ALIMENTÍCIOS.
Será que a CMM de Mossoró, após a apuração deste escândalo terá coragem de aprovar a “TROCA” do NOGUEIRÃO por um campinho de futebol na estrada ASSU/MOSSORÓ? Esta troca de 20 X 1, o terreno onde está o NOGUEIRÃO vale mais de 20 vezes o campinho de futebol, se acontecer, será a maior MARACUTAIA já vista em Mossoró. Maior do que a doação de um terreno mais isenção de impostos a uma empresa de terceirização que prometeu gerar dois mil empregos diretos e até hoje só fez contratos de terceirização de empregos já existentes, não gerando um só emprego novo. É preciso muito cuidado com o patrimônio público. Esta “TROCA”, se acontecer, praticamente decretará a falência de todas as lojas do centro da cidade.
O megasupermercado que esta de olho no terreno onde hoje é o NOGUEIRÃO atua em todos os ramos do comércio varejista. De gêneros alimentícios a pneus, passando por confecções, calçados, peças de carro, pneus, linha branca e tudo o mais que se possa imaginar.
E no início pratica dumping para provocar a quebra dos concorrentes para poder assim exercer o monopólio sobre a venda destes produtos Quem irá deixar de comprar no megasupermercado, com segurança e estacionamento, para ir ao centro da cidade enfrentar o achaque dos flanelinhas e os assaltos?
O DESEMPREGO SERÁ ENORME.
Quem irá assistir a um jogo de futebol na estrada ASSU/MOSSORÓ a léguas de distância do centro da cidade?
Se no NOGUEIRÃO as rendas são irrisórias, imagine os jogos sendo disputados dentro dos matos e na volta o torcedor tendo que enfrentar a correta fiscalização da PRF no posto saída para Natal.
Tenho certeza de que a DESASSOMBRADA Vereadora Izabel Montenegro se posicionará firmemente contra esta escandalosa “troca”.
/////
VEREADORA IZABEL MONTENEGRO, APRESENTE UM PROJETO REVOGANDO A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES.
EM 2008 ESTA LEI FOI EXTINTA GRAÇAS A UM TAC.
OS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS TOMAM ÁGUA NÃO FILTRADA.
SUGESTÃO
“BRASÍLIA (Reuters) – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista da Petrobras aprovou nesta quarta-feira, por acordo, requerimentos pedindo a quebra de sigilos telefônicos, telemáticos e bancários do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto da Costa, suas filhas, genros e esposa.”
Por que não fazer o mesmo com os suspeitos de desvios de verbas públicas em Mossoró?
Por que não ir mais longe e quebrar também o sigilo fiscal a fim de verficar a EVOLUÇÃO PATRIMONIAL de todos os que aparecerem nas investigações e dos seus parentes e LARANJAS?
O povo pode colaborar nas investigações denunciando sinais exteriores de riqueza de pessoas próximas ao político, como assessores, sobrinhos e amigos. O POVO TEM QUE AJUDAR. O MPF poderia disponibilizar um telefone para denúncias.
Quebrar só o sigilo dos suspeitos de pouco adiantará.
Fica a sugestão.
/////
É PRECISO APURAR A COMPRA DE QUASE 150 MIL REAIS DE MATERIAL DE LIMPEZA E DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS PARA A CMM PELO HOJE ATUAL PREFEITO QUANDO PRESIDENTE DA CASA.
É PRECISO APURAR A COMPRA DE MIL LATAS DE AZEITE DE OLIOVA IMPOORTADO NA GESTÃO CLÁUDIA REGINA PELO DOBRO DO PREÇO DE MERCADO.
É PRECISO APURAR AS DESPESAS COMA MCJ DESTE ANO E DO ANO PASSADO.
À VEREADORA IZABEL MONTENEGRO
Tenho certeza de que a senhora se engajará nesta luta iniciada pelo Vereador Tomaz Neto. Até porque a senhora é conhecida como a Vereadora DESASSOMBRADA e nunca se envolveu em nenhuma MARACUTAIA.
Sobre a cópia do projeto para melhorar a SEGURANÇA em Mossoró, deixei com a senhora na terça-feira, coincidentemente nesta quinta-feira a polícia foi colocada nas ruas. Este era um dos itens do meu projeto. Polícia nas ruas e nada de construção de mais BICs que apenas imobilizam policiais é u dos pilares do meu projeto, até porque estas BICs não passam de cópias mambembes das UPPs cariocas. Lá existe a necessidade de fixar o policial dentro da comunidade a fim de mostrar a presença do Estado, já que os traficantes dominam várias áreas da cidade maravilhosa. Aqui esta necessidade não existe, vez que não temos um só bairro em que traficantes desfilem portando fuzis e metralhadoras.
O projeto, como a senhora bem sabe, inclusive tem cópia, consiste basicamente em colocar mais agentes da lei nas ruas. Sei do quanto a senhora se esforçou para que a Secretária de Segurança tomasse conhecimento deste projeto, infelizmente ela não tem tempo disponível para ouvir sugestões.
Só espero que amanhã a Secretária de Segurança não apareça no noticiário pedindo para o povo apresentar propostas para melhorar a segurança em Mossoró.
Agradeço sensibilizado o seu esforço em fazer acontecer a audiência com a Secretária de Segurança.
Polícia nas ruas o tempo todo. Só que não há policiais em número suficiente para fazer isto. Pode até acontecer um esforço concentrado, como o de ontem, mas só por um ou dois dias. Afinal o policial é humano e como tal necessita de descanso. Nas minhas sugestões isto é facilmente resolvido. Lembra-se de que eu detalhei para a senhora como será possível manter a cidade sob total controle sem o uso de todo o efetivo policial num determinado momento? Lamento profundamente que a Secretária de Segurança não tenha tempo para ouvir sugestões como esta, mesmo a audiência sendo pedida pela senhora que é conhecida por todos os mossorenses como uma política de conduta ilibada e sobre a qual nunca pesou nenhuma acusação de desvio de conduta.
Talvez um dia, quando a senhora for prefeita desta cidade, Mossoró tenha Secretária de Segurança que ouça o povo.
Muito obrigado, Vereadora DESASSOMBRADA Izabel Montenegro, pela tentativa de ajudar Mossoró. Deus na sua imensa bondade haverá de lhe recompensar.
Qualquer novidade, meu telefone é 91397139
////
PARA SE FALAR EM MORALIDADE PÚBLICA É PRECISO ACABAR COM A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES.
Sr. Inácio o sr. é a SENTINELA da cidade. Que a Vereadora Izabel Montenegro persista em levá-lo à presença da Secretária de Segurança. Seria uma excelente iniciativa.
Sra. Naide Maria Rosado de Souza
A Vereadora Izabel Montenegro fez o que pode para conseguir esta audiência. Eu estava no seu gabinete quando ela, após ler as sugestões para diminuir a violência em Mossoró, de forma entusiasmada chamou uma assessora e mandou que ligasse para a Secretária de Seguranaça de Mossoró solicitando uma audiência a fim de apresentar o projeto. A Secretária marcou a audiência para o dia seguinte, quarta-feira, às 11:30. Na quarta-feira, alegando uma reunião na Prefeitura, a Secretária desmarcou o encontro. E depois nem lembranças mandou.
O incrível nesta história toda é a Secretária ficar nos órgãos de comunicação pedindo que a população apresente sugestões para diminuir a violência em Mossoró quando existe um trabalho feito que se implantado mudará completamente o quadro de insegurança hoje vivido pelos mossoroenses.
Fico entender tanta desconsideração à Vereadora Izabel Montenegro. Vereadora sobre a qual nunca pesou sequer uma acusação de desvio de conduta. Em que outro lugar do mundo uma Secretária de Segurança fica nas rádios e jornais pedindo sugestões e quando uma Vereadora deseja uma audiência para apresentar diversas sugestões esta mesma Secretária se recusa ouvir as propostas.
Tentar a Vereadora Izabel Montenegro tentou. Fosse o prefeito de Mossoró o seu saudoso pai, Dix-Huit Rosado, e ele já teria ido pessoalmente atrás deste projeto para diminuir a violência em Mossoró. Pena que somente os diamantes sejam eternos.
///
OS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS BEBEM ÁGUA NÃO FILTRADA.
UM PÃO E UM GOLE DE CAFÉ PARA OS ALUNOS QUE CHEGAM FAMINTOS ÀS ESCOLAS DE MOSSORÓ.
Prezado Inácio, desculpe-me pela intromissão, mas respeite a “recomendação já feita aqui” sobre o tamanho dos seus textos!!! Todos de grande importância político-social, se tornam ilegíveis até para a grande maioria da população que você defende através dos mesmos… Espero ter ajudado!
Meu Caro Avelino
Como expor resumidamente assunto de tão alta relevãncia?
É impossível num texto diminuto deixar claro para o leitor a importância do projeto de segurança para Mossoró. Projeto que deixei cópia com a Vereadora Izabel Montenegro.
Eu tenho me esforçado buscando condensar os textos. Mas certos assuntos, para uma melhor compreensão dos leitores, exigem um texto maior e quase didático. Nem todos, Avelino, são dotados da sua incrível capacidade de interpretar textos e, principalmente, de ler nas entrelinhas.
Obrigado pelo alerta.
//////
PRECISO REVOGAR A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES. LEI 3068.
Parabéns vereador Tomas Neto pela coragem e ousadia de sozinho mostrar a população de Mossoró como a prefeitura administra os recursos arrecadados através dos impostos pagos pelo povo,transparência é o mínimo que esse povo ludibriado merece.A relação dessas ruas tem que ser divulgada para que a população saiba que a rua onde está sua casa era para estar calçada ou asfaltada mas na realidade não está porque os recursos foram desviados para as conta bancárias dos amigos do prefeito.Essa é a hora pois outubro terá eleições e o povo tem que dar resposta nas urnas e mostrar que Mossoró mais uma vez fará história.
Aproveito o espaço para parabenizar o Vereador Tomaz Neto. Um parlamentar que fiscaliza a coisa pública e cobra transparência dos que dirigem o que é do povo. Ontem assisti a entrevista do Sec. da Transparência da PMM (Luis A. Costa) no Programa Cenário Político – TCM. Minha conclusão da nova gestão até 2016 “Testado e Aprovado”, continuará sem transparência, nada mudou quanto a ótica de conduzir os destinos do nosso povo e o zelo com a máquina pública. Não consegui enxergar nenhum sinal a curto prazo que iremos ter transparência e cuidado com o dinheiro público na nova gestão, pobre Mossoró sem sorte! mas a luta continua por uma cidade unida, livre, justa e solidária.
Parabéns ao vereador Tomaz Neto. FISCALIZAR, é o mínimo que se espera de um membro da câmara municipal.
Espero que hoje dia 18 julho quando o vereador Tomás Neto for entrevistado no programa Cenário Político da TCM ele mostre a população a relação das ruas que constam como calçadas e na realidade não estão.Agora queremos saber o que fazem os outros 20 vereadores,porque não se pronunciam? Será por conveniência?esperamos esses e outros esclarecimentos.
NOTA DO BLOG – São 183 ruas, caro Raimundo. O vereador visitou por amostragem cerca de 20 ou 30 delas, tirando fotografias, filmando e confrontando dados com informações do convênio. É um material explosivo e que agora, nas mãos de um procurador federal conhecido como homem sério e obstinado em sua missão, pode causar muitos estragos. Aguardemos.
Vixi,pensei em um número bem inferior,sendo assim da para andar de avião.
Mais tardar setembro. De setembro não passa a lavagem de roupa suja. Meu medo é o esgoto entupir.
Nunca antes na minha vida, 68 anos de idade e mais de 40 metido no jornalismo, tinha visto tanta sujeira.
Conheço este país do Amazonas ao Rio Grande do Sul, do Mato Grosso a Pernambuco. De Belém a Foz de Iguaçu, de Anápolis a João Pessoa. E jamais vi coisa igual a esta que acontece em Mossoró.
Sarney de menino pobre morador da casa do estudante em São Luís a chefe de uma das famílias mais ricas do Brasil levou mais de 20 anos.
Jáder Barbalho de locutor de rádio a dono de um império de comunicação no Pará levou mais de 25 anos.
Cachoeirinha de caixa de uma agência bancária a milionário levou mais de 30 anos.
Lulinha, filho do Lula. de limpador de fezes de animais no zoológico de São Paulo a um dos homens mais ricos do mundo levou mais de 8 anos.
Em Mossoró é na base do vapt-vupt. Puxadores de cachorrinha ontem hoje já são milionários.
Onde esta gente hoje ostentando sinais exteriores de riqueza que afrontam toda a sociedade escondeu as velhas sandálias japonesas que usavam até ontem?
PARA QUE EXISTE EVOLUÇÃO PATRIMONIAL?
/////
O MATERIAL ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ ESCOLAR..
ANO PASSADO NÃO FOI ENTREGUE UM COTOCO A TÍTULO DE MATERIAL ESCOLAR.
VI A ENTREVISTA DO SECRETARIO Da Transparência e me deu vontade de rir i chorar ao mesmo tempo.Mais uma secretaria criada para dar empregos a “amigunhos” e passar a ilusão para a sociedade de que este governo vai ter transparência. Pobre Mossoró!
De rir mesmo é a Secretária de Segurança nos órgãos de comunicação pedindo que o povo ofereça sugestões e quando a corretíssima Vereadora Izabel Montenegro tenta uma audiência para apresentar um projeto para diminuir a violência em Mossoró ela se recusa a receber a Vereadora. Diz uma coisa e faz outra.
O que mais falta acontecer em Mossoró?
//////
É REVOGAR A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES. LEI 3068
QUAL O TOTAL DE GASOLINA GASTO PELOS VEREADORES E PAGO PELO POVO ATRAVÉS DA LEI 3068?
Esse secretário da transparências está mais para porta voz do prefeito,trocando em miúdos,dizer o que o prefeito não tem coragem,seria mais transparente o próprio prefeito voltar a fazer o que fazia quando interino,receber o povo e prestar esclarecimentos mostrando a população que não tem rabo de palha.
E a CEI?