Vejo na capa do Jornal de Fato de hoje que em dez dias, a Gerência de Trânsito de Mossoró (GETRAN) capitalizou mais de R$ 40 mil em multas. Pega o motorista infrator pelo bolso.
Ao mesmo tempo percebo um burburinho, uma onda de queixas e comentários desabonadores, quase em tom de insultos, contra o trabalho dos "amarelinhos".
Bem, não vejo como exagerado o montante financeiro, que deriva de deslizes no trânsito. Talvez estivéssemos mal-acostumados com o "jeitinho" de antes.
Outro ponto: é compreensível a chiadeira.
Segundo Confúcio, célebre pensador chinês que viveu há mais de 2.500 anos, só existem duas formas de educar: pela formação infanto-juvenil e pela injunção pecuniária. Se a primeira falhar, o jeito é utilizar a segunda.
Quem não possui a disciplina de base, a terá pelo temor de perder dinheiro.
Ninguém pode alegar desconhecimento da lei ou falta de tempo para "se preparar" à nova ordem.
Ao mesmo tempo, é significativo salientar que quem se sentir prejudicado por excessos de qualquer agente de trânsito, pode recorrer ao questionamento administrativo. Eles, os agentes, também não estão acima da lei e não são a última palavra.
De minha parte, que não sou supra-sumo de talento ao volante, ando com cuidados redobrados. Até porque não me sobra mufunfa à prodigalidade do pagamento de multas.
Acostumemo-nos em andar na lei. Adiante, todos agradeceremos pelos resultados que tendem a emergir, como melhor ordenamento do trânsito.
Carlos, acho que o maior problema é a falta de educação da grande maioria dos motoristas, que se acha no direito de infrigir a lei… Muitos estavam completamente acostumados com o jeitinho de se resolver as coisas. Talvez, doendo um pouco no bolso passem a ter outro comportamento. Nunca fui a favor da indústria da multa, mas infelizmente muitos só aprendem assim
Mossoró não respeita as leis de transito. Parece que o povo nao passou pela Auto Escola.
TAÍ UNS CABOS ELEITORAIS EFICIENTES – ESSES AMARELINHOS!. JÁ DÁ PRÁ SE SENTIR QUE DIANTE ESSA INDÚSTRIA DA MULTA O QUANTO O MAPA RÓSEO ESTÁ AMARELANDO RUMO À CONTUNDENTE FEBRE AMARELA DOS VOTOS PERDIDOS E À PERDER. NO MESMO DIAPASÃO SEGUE O PELTRAN, TAMBÉM COM A OSTENSIVA APLICAÇÃO DA INDÚSTRIA DA MULTA. RESULTADO: NEGATIVIZAM AS IMAGENS DA PREFEITA E DA GOVERNADORA EM SOLO MOSSOROENSE. LEMBRAI-VOS DE QUE A PARTE MAIS SENSÍVEL DO SER HUMANO AINDA É O BOLSO.
Não tenho certeza, mas acho que a maioria dessas multas é por usar o celular enquanto está dirigindo. Inexplicavelmente, os policiais do Peltran negligenciam esse detalhe.
Em resposta ao comentario cabos eleitorais.Felizmente somos todos concursados, e não cargos de confiança da prefeitura. Não sofremos nenhuma pressão da prefeitura quanto a questão a quem multar e a quem não multar. Quanto a isso a população não precisa temer, pois somente o codigo de transito é que nos rege nessa ardua caminhada.