• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 03/10/2018 - 09:30h
RN

Multidão de iletrados vai ajudar a eleger candidatos

Do total de 2.373.619 eleitores aptos ao pleito deste ano no estado, 25% não concluíram o ensino fundamental.

Além disso, 6,81% são analfabetos.

Nessa contabilidade ainda entram 11,46% que só sabem ler e escrever precariamente.

Nosso atraso em boa parte está explicado nesses números.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Daniel Consultor diz:

    É desesperador este quadro, os políticos são um reflexo dos eleitores. Parabéns pelo blog sempre com assuntos atuais.

  2. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Ou aparece alguém que decida investir na Educação, ou permaneceremos nas trevas! A nossa Lei Áurea, agora, é a que abolirá o analfabetismo. Liberdade pelas letras, conhecimento!

  3. João Claudio diz:

    99,99% deles são eleitores de quem Lula mandar votar. E de quebra defendem Zé Dirceu, o herói brasileiro (deles).

    As pesquisas apontam: O PT vence nas regiões norte e nordeste, as mais atrasadas do país. Fato fato e fato. Ou melhor, FATÃO.

  4. João Claudio diz:

    Se no brasil a educação fosse a prioridade número um, nos seríamos uma grande potencia mundial.

    A China e o Japão investiram pesado no início /final dos anos 40 e hoje estão no topo do desenvolvimento. Fato, fato e fato.

    Em 1943 o povo chinês sobrevivia à base de arroz e peixe, comiam com auxilio de pauzinhos porque não tinham dinheiro para comprar colher, garfo e faca, e comiam peixe cru porque não tinha como cozinha-lo.

    O Japão virou cinzas durante a segunda guerra mundial. Toda criança sabe disso.

    China e Japão deram a volta por cima, graças EXCLUSIVAMENTE À EDUCAÇÃO. Fato, fato e fato.

    Os políticos brasileiros são tão chinfrins, tão despreparados e chulos, que não sabem sequer copiar modelos de governo que deram certo em outros países. De acham o tal, exibem uma falsa genialidade de bijuterias e uma intelectualidade feita a partir de miçangas. Fato, fato e fato.

    Repito: O brasil precisa de um cidadão na presidência que possua três culhões roxos ou de uma cidadã que seja ‘rachada’ na horizontal.

    Os sãos não deram certos. Fato, fato e fato.

  5. ramalho diz:

    Caro Santos, acho sua afirmação simplista. Carece de análise mais aprofundada. Analfabeto e pobre pode ser tolo. Mas é honesto. Os culpados estão mais embaixo. Quem elegeu o presidente Trump, hoje execrado nos EEUU não foram pobres nem analfabetos. Quem está elegendo agora no Brasil o Bolso é a elite branca, rica e antipovo. Acompanhada do poder econômico e a mídia facciosa e aproveitadora. Proponho um debate aqui neste Blog com seus leitores quando conveniente.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Boa tarde, Ramalho. A nota não fala que analfabeto e pobre é desonesto. Nem podemos sublinhar que sendo analfabeto e pobre, certamente alguém seja honesto.

      Também não significa dizer que todo letrado e rico é desonesto.

      A postagem fala sobre considerável contingente de eleitores que, sem maiores meios à própria formação e consistência crítica, acaba sendo presa mais fácil à baixa política.

      Inteligência e cultura não são a mesma coisa. Podemos ter um analfabeto inteligente, o que não é incomum. Conheço vários, como letrados estúpidos.

      O texto é translúcido, mas sempre cabe questionamento, debate. Ótimo. Jamais me propus a ser dono da verdade, visto que sou um permanente aprendiz. E aprendo diariamente por aqui, justamente porque detesto a democracia da opinião única; o antolho que nos impede de enxergar os lados.

      Amo os antípodas.

      Quanto a Trump, ele foi eleito pelo americano médio, por exalar os conceitos mais presentes naquela sociedade. Seu discurso não soou estranho a eles. O que enxergamos como latinos, daqui para lá, é diametralmente oposto ao observado pelo norte-americano típico.

      A sociologia, a sociologia política, a psicologia, a psicologia social e a antropologia, a história também, podem e explicam isso melhor. Eu, certamente, não tenho maiores elementos e base cultural para tanto.

      Quanto a quem estaria supostamente elegendo esse candidato, é fácil perceber que não se trata de um gueto eleitoral. Se o fosse, ele não chegaria à tamanha pontuação. Bolsonaro é resultado de um vácuo, de uma descrença generalizada e de uma conjuntura favorável, de novo, a mais um falso “Messias”.

      Abraços e obrigado pela intervenção.

  6. Rosilene Rocha Soares Pinto diz:

    Um iletrado conseguiu criar o maior número de universidades nesse país, foram 18 ao todo, como um exemplo maravilhoso, UFERSA. Temos um candidato a Presidente que foi, possivelmente, o melhor ministro da educação que o Brasil já teve. O povo escolher um candidato despreparado apenas por despeito a um partido político, mostra o nível de ignorância política que temos.

  7. Andrea Linhares diz:

    O eleitorado do Nordeste permanece concentrando as taxas mais elevadas de analfabetismo do país. Mais de 10 anos de “governo do povo” nao foram necessarios para sanar essa mácula?
    Todo atraso do Brasil não derivava da falta de vontade política das velhas elites no poder? Onde estavam os petistas tão defensores e defensoras do ideólogo Paulo Freire, ampla e hegemonicamente inseridos na área da educação ???
    E entao os petistas nao entendem, ou fingem nao entender ou simplesmente tratam ‘babaqueramente’ como pura manifestação de fascismo o fenômeno do antipetismo.
    E o antipetismo lhe dizendo: fora PT, você não foi diferente dos demais! exceto, claro, por revestir seu discurso populista de uma pretensa superioridade moral que já nao consegue mais engabelar boa parte dos brasileiros, felizmente.

  8. Pedro Victor diz:

    Se tem gente com diploma superior votando em Bozonaro, já está provado que muito analfabeto é mais inteligente que muito doutor.

  9. Carlos diz:

    Percebo nesta eleição os iletrados bem mais consciente do que os “letrados”, que são os que poderão decidir a eleição.Nunca vi uns “letrados” tão iletrados !!!

  10. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Concordo Ipssis Literis com suas breves e acertadas palavras Pedro Victor…!!!

    Digo mais, triste e ao mesmo tempo risível pra não falar esdrúxulo, é ler comentários de uma socióloga exigindo de forma atabalhoada e sem nexo, que o PARTIDO DOS TRABALHADORES, em um quadro deveras complexo, heterogêneo, contraditório e histórico de mais de 500 (QUINHENTOS) ANOS, exatamente no âmbito da educação.

    Educação essa, que não só passou ao largo do construtivismo, bem como sempre disponibilizada tão somente à meia dúzia e de maneira que essa meia dúzia ficasse alienada e pautada junto aos seus interesses político patrimoniais, esquecendo da existência de um país de excluídos que trabalha e produz grande parte das suas riquezas.

    Nesse contexto, oportuno indagar da maviosa socióloga se ela tem ciência de que educadores como Paulo Freire, Darcy Ribeiro dentre outros, além de inúmeros cientistas e profissionais liberais foram obrigadas se exilar durante os anos de chumbo de 1964, exatamente em função do poder dosa cegos anticomunistas de plantão, e mais inda da intolerância e intransigência político/ideológica de pessoas que pensavam, pensaram e pensam tão pequeno quanto ela .

    Quando ante um analfabeto e (ou) pessoa que tenha acesso à informação de qualidade, pode-se relevar o desconhecimento, quanto a esses fatos históricos. Mais ainda, quanto a fatos recentes, como por exemplo, o extraordinário processo e progresso no âmbito da educação superior.

    No que levou durante o período do governo Petista, a abertura e construção de novas faculdades e universidades de ensino superior, além de centenas de CAMPIS AVANÇADOS, , sem falar na construção de CENTENAS DE ESCOLAS TÉCNICAS, ESCOLAS TÉCNICAS essas, que sabidamente foram proibidas durante o desgoverno tucano de FERNANDO HENRIQUE CARDOZO.

    Não esqueçamos senhores, tudo isso, dentro de um contexto social, politico e econômico de difícil equação, mesmo porque, exatamente por não possuir maioria no congresso nacional, o PARTIDO DOS TRABALHADORES se viu obrigado negociar a exaustão pra que fosse viabilizado, por exemplo de que a ANTIGA ESAM (ATUAL UFERSA) fosse transformada em suas carcomidas limitadas e atrasadas arquitetônicas, técnicas e pedagógicas, no que elevou o números de CURSOS DE GRADUAÇÃO/BACHARELADO de 04 para 38, bem como passou a contar com DOUTORADOS E MESTRADOS EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO ACADÊMICO.

    Por entendo que, a nossa cultura política, muitas vezes pautada na ignorância que o processo histórico nos legou,e, sobretudo no imediatismo com que algumas pérolas dita alfabetizadas, entendem supostamente ser possível a resolução de problemas complexos, infelizmente, tem levado milhões de brasileiros….DEVERAS ENXERGAR NO BURRO NARO algo novo, revolucionário, o qual com sua varinha de condão açucarada com a violência do BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO, além do manifesto obscurantismo político e social, bem como o agridoce da intolerância, deveras num passe de mágica trará supostas soluções aos seculares problemas de uma nação, um povo e uma cidadania ainda efetivamente em formação….!!!!

    Por derradeiro, apenas indago…POR FAVOR, SENHORES BURROS NAROS/TUCANOS E TUCANOS BURROS NAROS, enumerem os feitos do FHC no âmbito da educação, faz isso, faz…!!!

    Não esqueçam, ele o PRINCIPE DA PRIVATARIA, HONESTÍSSIMO, CULTO, LETRADO E POLIGLOTA TEVE OS MESMÍSSIMOS OITO S DO ANALFABETO, CORRUPTO, PSICOPATA, CRÁPULA E STALINISTA COMUNISTA DE CARTEIRINHA: SR.LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA….!!!

    A QUANTAS ANDA A SOCIOLOGIA….!!

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  11. Rui Nascimento diz:

    As redes sociais são um bom termômetro do perfil da grande maioria dos eleitores de Bolsonaro, uma breve visualização de alguns vídeos percebe-se isso, principalmente patrões assediando empregados!
    Não custa um breve diagnóstico do que percebo:
    – Ricos (ou que se acham)
    – Preconceituosos (que estavam no “armário”)
    – Médio/Alto nível de escolaridade

    Agora é inegável que se faz necessário um debate amplo e profundo na questão do nível de escolaridade de parcela considerável da população neste Florão D’América, pois um país onde Educação é tratada como gasto e construção de presídios é investimento, algo de errado não está certo nessa “equação”!

    Darcy Ribeiro estava certo quando em 1982 profetizou: “Se os governantes não construírem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios”, disse o mineiro, em uma conferência!

    E lá se vão 36 anos desde a profecia do antropólogo mineiro. Portanto, estamos com um pequeno déficit de 16 anos de “investimento” em presídios, só!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.