O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, teve seu primeiro dia de provas nesse domingo (03), em todo o país. O Enem é também a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (PROUNI).
Em Mossoró, houve transporte coletivo gratuito para os participantes, numa iniciativa da Prefeitura de Mossoró. Garantiu o fluxo de estudantes, mas mesmo assim ocorreu muito engarrafamento em vias próximas a locais de provas, como Universidade do Estado do RN (UERN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
O município registrou 10.347 candidatos inscritos e mais de 4,3 milhões de pessoas em todo o Brasil.
As linhas de ônibus foram organizadas em operação especial. Ao todo, foram disponibilizadas seis linhas para atender melhor aos estudantes, promovendo acesso facilitado e seguro aos locais de prova. Os ônibus saíram dos respectivos pontos de partida às 11h. O retorno ficou programado para as 19h10, após o término.
No primeiro dia do Enem, além da redação – “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” -, foram aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo domingo (10), os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões em cada área do conhecimento.
Acompanhe o Blog Carlos Santos no Instagram clicando – @blogcarlossantos1, no X (antigo Twitter) clicando – //x.com/bcarlossantos e no Threads clicando – @blogcarlossantos1
Faça um Comentário