• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 25/03/2022 - 16:44h
Europa

Músico potiguar faz turnê com filarmônica dos países nórdicos

A Filarmônica do Mar Báltico, orquestra nórdica que reúne músicos da Dinamarca, Estônia, Finlândia, Alemanha, Letônia, Lituânia, Noruega, Polônia, Rússia e Suécia, está em turnê pela Europa, mas com um tempero bem potiguar: a presença entre seus músicos do trompetista Grácio Zaqueu.

Trompetista Grácio Zaqueu, de Campo Grande-RN para o mundo (Foto: divulgação)

Trompetista Grácio Zaqueu, de Campo Grande-RN para o mundo (Foto: divulgação)

Nascido em Campo Grande, cidade do Médio Oeste potiguar, Zaqueu iniciou seus estudos em música, ainda criança, no Instituto Gentil. Primeiro na Escolinha de Flauta Doce e, posteriormente, dedicou-se ao trompete.

Continuou seus estudos na Escola de Música da Universidade Federal do RN (UFRN). Seu talento e sua dedicação o levaram à Helsinki, Finlândia, onde mora e faz mestrado na Academia Sibelius, um dos maiores conservatórios europeus.

“Sempre que falo sobre minha carreira de músico, gosto de citar o Instituto Gentil, onde iniciei meus estudos na flauta doce e onde, além da música, eu tive acesso a livros, à aula de informática e a outros cursos, o que ajudou muito a me tornar a pessoa que sou; se eu não tivesse esta oportunidade que o Instituto me deu, de poder aprender música, talvez eu não estivesse onde estou hoje”, ressalta Grácio Zaqueu.

E ele não esquece de seus primeiros professores, os maestros Ranieri Soares e José Wilson, já falecidos, e Cláudio Jales.

Em sua turnê, a Filarmônica do Mar Báltico já se apresentou esta semana na Sala Queen Elizabeth, na Antuérpia (Bélgica), e fará mais dois concertos: na Sala de Concerto da Filarmônica de Berlim, na Alemanha, e no Centro Europeu de Solidariedade, na cidade polonesa de Gdańsk.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura / Gerais

Comentários

  1. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    O jovem acima, é , tão somente resultado, claro, da sua disciplina, inteligência e obstinação, mas, SOBRETUDO da oportunidade que teve de acesso a educação e informação de qualidade .

    Matérias primas do processo civilizatório, matérias essas, as quais, ainda em pleno século XXI, infelizmente negadas ao conjunto da sociedade brasileira.!

    Um baraço
    FRANSUELDO V. DE ARSUJO
    OAB/RN. 7318

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.