• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 18/03/2014 - 10:22h
Desabafo

Não adianta explicar!

Por Dix-sept Rosado Sobrinho

Não adianta explicar que, previamente, eu não vou entender.

Como pode Mossoró, produtora de petróleo, preterida como localização ideal para a refinaria, poder ter combustível tão caro?

Como continuamos sem porto próximo de maior calado?

Como não resolvemos ainda, mesmo que minimamente, a descida e subida de aviões de maior porte aqui? A Copa do Mundo vai passar por cima de Mossoró, pelo espaço aéreo do País de Mossoró, sem pedir licença e sem deixar as malditas benesses da copa, padrão FIFA.

Não sei mais nada de geografia, perdoe-me Heloisa Leão, João Batista Cascudo Rodrigues, Vingt-un e América Rosado, mas pela Transnordestina, os trens não passarão aqui. Mossoró não é mais no Nordeste Brasileiro.

Os hospitais e as escolas públicas, inclusive, as universidades,  gritam continuamente SOS.

Cultura continua negócio de doido, já dito por Vingt-un.

“Uma copa não se faz com hospitais e escolas” disse alguém, pois a se valorizar seus pensamentos pela sua conta bancária, deve ser um taludo pensador.

Não consegui me comportar no meu quase auto-exílio social. Leiam como um mal escrito desabafo.

Sob recomendação médica, não posso mais ter muita raiva. Os calados como eu guardam muita troçada dentro do coração e da mente. Preciso expelir algumas das minhas desinteligências!

Até mais ver, se Deus permitir.

Atenciosamente,

Jerônimo Dix-sept Rosado Maia Sobrinho – Médico pediatra, professor da UERN, diretor da Fundação Vingt-un Rosado. Membro da AMOL e ICOP.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Assis Nascimento diz:

    Como você meu caro amigo, existem milhares de mossoroenses.
    Mas não podemos esquecer o nosso papel de cidadão.
    As mazelas pelas quais passamos, são oriundas da orfandade de líderes pela qual passamos.
    Quanto ao porto de maior calado, ficará na cota de nossos sonhos.
    Fiquei perplexo ao ouvir ontem no jornal, depoimento do presidente da CODERN, com relação a exportação de frutas, feita pelo Porto de Natal. Segundo ele se tivéssemos como transportar esses produtos de barcaças, através dos portos de Grossos e Areia Branca reduziriamos muito os custos sem falar na diminuição do tráfego de caminhões na BR. Mas aí onde mora o problema. Cadê recursos para investir?
    Vou parar por aqui. Minha cota já foi dada.
    Um forte abraço, fiquei feliz de encontrar o amigo neste espaço. Saúde e paz.

  2. Raimundo Dantas Godeiro Filho diz:

    Elementar meu Caro. Seus parentes governam esse “País de Mossoró” há vários e vários anos. Se Você não tem explicação, imagine eu.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    O que vou transcrever está no A LUZ, Informativo Mensal – Ano X – nº 75 – Março de 2014, da DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ.
    Leiam:
    “DENUNCIE
    As principais modalidades do tráfico humano são: para exploração no trabalho, para exploração social, para extração de órgãos, para adoção de crianças, para exploração da força de trabalho, para atividade ilícita. O tráfico humano caracteriza-se pela ampla estrutura do crime organizado, em rotas nacionais e internacionais, ajudada pela falta de denúncia e pelo aliciamento e coação.
    VAMOS DENUNCIAR”
    ///
    O que acontece em Mossoró com os que denunciam?
    Ficam sem receber sequer assistência médica para si e para os seus familiares.
    O que acontece em Mossoró com os que denunciam?
    Passam a ser vistos como bandidos.
    O que faz a Diocese de Santa Luzia de Mossoró em favor dos que denunciam a fim de que não sofram tantas retaliações? Que tipo de apoio dá a Diocese de Santa Luzia de Mossoró aos que seguem a sua orientação de denunciar?
    A Rádio Rural de Mossoró denuncia a FALTA DE MEDICAMENTOS nas UNIDADES DE SAÚDE DE MOSSORÓ?
    A Rádio Rural de Mossoró denuncia a não entrega do UNIFORME ESCOLAR EM MOSSORÓ?
    A Rádio Rural de Mossoró denuncia a não entrega do MATERIAL ESCOLAR EM MOSSORÓ?
    Não, a Rádio Rural, Rádio da Igreja Católica, cala-se!
    Será que esqueceram que era dos pequeninos que Jesus mais gostava?
    A DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ MANDA DENUNCIAR, mas não denuncia.
    Algum dia a Rádio Rural denunciou a existência da LEI DE MORDOMIA DOS VEREADORES, lei que dá direito a todos os vereadores terem água, luz, telefone, restaurantes, gasolina, peças de carro, hoteis, passagens aéreas, e tudo o mais que se possa imaginar pago pelos mossoroenses?
    Não, a Rádio Rural, Rádio da Igreja Católica, cala-se!
    Manda a DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ denunciar, mas não denuncia.
    Por que não denuncia?
    Não sei.
    Deus certamente sabe.
    Não use ninguém a desculpa esfarrapada de que se trata de denúncias políticas as que eu faço diariamente neste blog.
    Não é fazer denúncia política clamar contra a não entrega do UNIFORME E MATERIAL ESCOLAR.
    Não é fazer denúncia política gritar contra a falta de MEDICAMENTOS.
    Afeta os mais pobres, machuca os mais humildes, os que não tem voz para se defender.
    Sei que ao publicar este comentário estarei perdendo a amizade de um Padre a quem muito admiro, mas calado não posso ficar. A minha consciência não permite que eu fique calado. Desde que li este apelo da DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ que minha consciência grita.
    Grita e me lembra do ex-padre de MARTINÓPOLE-CE, que ao lhe solicitar apoio para denunciar a exploração de mão de obra infantil naquela cidade me deu as costas.
    E de costas disse que estava ali para cuidar das coisas de Deus, como se tirar as criancinhas de menos de 8 anos do trabalho nas fábricas de chapéus não fosse coisa de Deus.
    MANDAR DENUNCIAR É FÁCIL.
    APOIAR QUEM DENUNCIA É DIFÍCIL.
    DENUNCIAR, NEM PENSAR.
    Qual o meu objetivo com este comentário?
    Tentar acordar a Rádio da DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ para o combate à injustiça social que acontece de forma desbragada em Mossoró.
    Que Deus me proteja.
    ////
    SEM OS BENS MATERIAIS, O HOMEM NÃO DEIXA DE SER HOMEM. MAS A PERDA DA LIBERDADE É A PERDA DO CORPO E DA ALMA.
    José Américo de Almeida

    • Marcos Lima diz:

      Meu caro Inácio, lhe asseguro com toda convicção que dificilmente poderia ter sido mais feliz nas suas colocações e desabafo.
      Parabéns!!!

  4. dix-septiense diz:

    Há muito escuto falar no desenvolvimento de Mossoró/RN e não consigo enxerga-lo. Em princípio achei que fosse fruto de minha ignorância, mais com o passar do tempo vejo que provavelmente o mesmo não existe , e o que perdura é um retrocesso e um atraso significativo, senão vejamos:
    1) Lembro de Mossoró com quatro rádios AM funcionando 24 horas, onde ouvíamos grande comunicadores nos divertindo com boa musica e nos informando com as ultimas noticias, tanto de Mossoró e região como do Brasil, hoje se escuta até as 18 horas com um som de péssima qualidade e depois tchau.
    2) Lembro de Mossoró com um estádio de futebol e dois times que nos davam alegria, quantos vezes não fizemos caravanas para ir de Gov. Dix-sept Rosado assistir aos grande jogos no nogueirão, hoje nem time nem estádio.
    3) Lembro que em 1980 fomos eu e mais alguns amigos para o 30 de setembro em Mossoró e ficamos no Abolição 2, Viemos para uma festa no club ACEU e de madrugada voltamos a pé para casa sem nenhum temor, pois em Mossoró reinava a paz e a tranqüilidade, hoje ir ao centro de Mossoró durante o dia é uma temeridade.
    O único aspecto que lembra desenvolvimento em Mossoró é o surgimento de alguns prédios de apartamentos, mais esse modelo beneficia apenas alguns privilegiados e estes já existiam bem antes dessa dito desenvolvimento. O que o desenvolvimento de uma cidade tem que atingir é a camada mais necessitada da população, através da criação de emprego e renda para a acessão da mesma. Há algum tempo tento em vão adquirir em Mossoró o livro “A divina comédia” e para completar nessa semana não consegui encontrar um livro de matemática do nono ano, isso é desenvolvimento.
    Nós que moramos ao redor de Mossoró precisamos de uma Mossoró forte, desenvolvida, sem violência, pois é Mossoró que nos conduz, é em Mossoró que nos completamos, é em Mossoró que vamos buscar o conhecimento, o menor preço, a diversão. Hoje está ao contrário está nos causando transtornos principalmente seus mal feitores vindo praticar crimes em nossas cidades e este não é o papel de Mossoró.

  5. naide maria rosado de souza diz:

    Dix-sept, primo muito, muito querido. Viva a sua inteligência que não pode causar admiração haja vista a sua origem. Obedeça a recomendação médica. Não tenha muita raiva. Faça como eu: venha para cá, para esse “Nosso” blog. Aqui desabafamos e, nisso, a raiva se esvai e mostramos que não estamos inertes. Mais das vezes surgem críticas ao nosso nome cor de rosa. Todavia, mais do que ninguém, sabemos dar merecimento aos nossos pais, assim como sabemos reconhecer o valor dos verdes, azuis, marrons, etc…
    Com amor fraternal,
    Naidinha.

  6. Inácio Rodrigues diz:

    Dr Dix -sept Rosado é um exemplo de profissional e pai de família. Só quem já teve um filho em uma situação de emergência sabe o que significa um médico como ele. Conhecimento, tranquilidade, respeito, são apenas algumas das qualidades desse ser humano. Não bastasse tudo isso, ainda tem um texto desses…

  7. Josué Marcos diz:


    Raimundo Dantas Godeiro Filho diz:
    18 de março de 2014 as 12:15
    Elementar meu Caro. Seus parentes governam esse “País de Mossoró” há vários e vários anos. Se Você não tem explicação, imagine eu.

    Disse tudo.

  8. Daniela Rosado diz:

    Subsecrevo e reitero todo o seu desabafo, Dr. Dix-sept Rosado, impossível não demonstrar indignação! Assistir o descalabro da nossa situação, onde existe forte desvcaso com a segurança, infra estrutura, segurança, saúde, educação e cultura, dói na alma!! Calar não deve ser nossa atitude!! A palavra que me vem à mente ao ler o seu desabafo é: BRAVO!!!! O senhor honra com maestria seus genitores! Orgulho enorme de ser companheira de luta junto ã fundação Vingt-un Rosado.

  9. Jeronimo Dix-sept Rosado Maia Sobrinho diz:

    Perdoem-me o perdoe-me

  10. Robson Tinoco diz:

    Parabéns Dr Dix-sept, o seu desabafo traduziu a indignação de todos nós. Só um homem honrado como o senhor pra ter a coragem de dizer essas verdades que nos fazem refletir.

  11. angélica diz:

    DR,SEIDA SUACAPACIDADE COMO MEDICO AMIGO,E COMO CIDADÃO,VOCÉ TEM TODO DIREITO DE DESABAFAR,MEU ABRAÇO,A VOCÉ E DR KATIA,POR PRESTAREM GRANDE SERVIÇOS A NOSSA CIDADE.ANGÉLICA DO BAIRRO BELO HORIZONTE.

  12. Wagner Rosado diz:

    Dr. Dix- Sept apoiado em todas as suas palavras. Hoje não existem mais grandes idéias na Administração Publica, apenas politicagens, trocas e vaidadez

  13. Elizario diz:

    Carlos Santos, o Dr. Dix-Sept deve estar com saudades de tempos em que Mossoró tinha gente assim //socialistamorena.cartacapital.com.br/o-dia-em-que-aziz-absaber-descobriu-petroleo-no-rio-grande-do-norte/, como o pai dele, mas também como tantos outros mossoroenses de valor que ajudaram a construir nossa história. Você mesmo, Carlos, já lamentou aqui a ausência de mossoroense que, além do poder, também tivessem o ímpeto de fazer uma cidade maior, melhor. Não só na política, mas no empresariado, e tudo mais. Nossos empresários, a propósito, têm chamado mais atenção nas páginas policiais, em operações de combate a cartel, sonegação, etc, do que nas páginas de empreendedorismo.

  14. fernando ff diz:

    Agora quebrou dentro. A família Rosado botou a cidade no fundo do poço, agora esse Rosado tá procurando luz.Pode um coisa dessa.

  15. naide maria rosado de souza diz:

    Sr. fernando ff.
    Atenção: “esse Rosado” é um homem de valor. É íntegro, competente, humilde e respeitoso. Criatura que só pratica o bem. Tenha mais cautela na forma de dirigir-se às pessoas. Para o sr. a família Rosado “botou a cidade no fundo do poço’. Pois bem, aguardo a figura ou a família espetacular que está vindo resgatar a cidade dos desmantelos praticados pela família citada. Não afirmo isso de forma irônica. Tenho amor por Mossoró. A questão é saber se existe melhor. Existindo, que vença. As urnas mossoroenses não foram abertas exclusivamente para os eleitores dos Rosados. Neles votaram os que quiseram fazê-lo.

  16. Flavio Veras diz:

    Dr. Dix-Sept é diferente dos Rosado que amam o poder. Homem íntegro, pensador social, médico e professor de Medicina atuante. Como tal, quer ver Mossoró crescer. Daria um grande político, mas o seu papel social é relevante. É lamentável o afastamento dos homens e mulheres de elevada capacidade da política. A sociedade precisa acordar e reivindicar serviços públicos de qualidade, nada a mais do que já é de direito.

  17. Sebastião Almeida de Medeiros diz:

    O Dr. Dix-Sept Sobrinho tem o meu aplauso incondicional. Não importa criticá-lo ou elogiá-lo. Difícil é ter as suas qualidades. Um cidadão no melhor sentido da palavra. É muito bom saber que no mundo existe um DIX-SEPT ROSADO MAIA SOBRINHO.

  18. Antonio diz:

    Não há necessidade para tanta discussão sobre a crítica feita por Raimundo Dantas Godeiro Filho. Em nenhum momento ele questionou a conduta do autor do texto, apenas disse uma grande verdade, há várias décadas Mossoró é governada pelos parentes de Dr. Dix-Sept Rosado Sobrinho. Este, obviamente, não pode ser culpado, e não foi culpado por Raimundo Dantas, pelas situações questionadas. Raimundo apenas quis dizer a Dr. Dix-Sept que as respostas para todos esses questionamentos podem ser obtidas de seus próprios parentes, por exemplo, dos primos que estiveram no poder nos últimos 08 anos e que, segundo a investigação do Ministério Público (Operação Vulcano), poderão ser condenados justamente por orquestrarem manobras para beneficiar um, suposto, cartel de preços dos combustíveis. Falo suposto porque os preços cobrados nos postos de combustíveis de Mossoró e, segundo os promotores de justiça, a realização de “tramoias” para barrar uma Lei na Câmara Municipal relacionada à venda de combustíveis, são um forte “indício” de que ele existe.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.