A poesia vai tomar conta da tela. No próximo dia 24 de abril, às 19h, o Multicine Cinemas, no Partage Shopping Mossoró, fará uma sessão especial com a estreia do filme “Nas Trilhas do Poeta”, um documentário sobre a vida e obra do poeta Antônio Francisco.
Com produção de Lígia Saraiva, o filme foi realizado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo, com operacionalização da Prefeitura Municipal de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos pouco antes da exibição.
“Nas Trilhas do Poeta” faz um passeio pelas lembranças de infância do poeta, em sua relação com a cidade de Mossoró e alguns lugares importantes da cidade para sua formação afetiva. Com a participação de amigos e familiares, quem assiste ao filme sente-se dentro da casa de Antônio, compartilhando de suas conversas, suas memórias e seu amor pela poesia.
Antônio e sua cidade
O projeto foi pensado pela família do poeta como forma de homenageá-lo e também de evidenciar a forte relação afetiva entre a obra de Antônio e a cidade de Mossoró.
No filme, Antônio conta suas histórias, tendo o neto, Segundo Neto, como interlocutor. Segundo, também poeta, faz parte de um grupo de crianças – hoje, adolescentes -, que encontraram no cordel uma paixão, guiados pelo exemplo e inspiração em Antônio Francisco. Os poetas mirins já participaram de programações culturais diversas, inclusive o Mossoró Cidade Junina (MCJ).
Outro aspecto retratado também é a história de amor entre o poeta e Dona Nira, a sua musa, como ele mesmo descreve.
Membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Patrimônio Vivo do Rio Grande do Norte, Antônio Francisco é um dos maiores expoentes da poesia popular brasileira, com obras adotadas em redes públicas de ensino e pesquisas em universidades do Brasil e do mundo.
Caráter social
Com uma obra marcada pela capacidade inventiva e de forte caráter social, Antônio Francisco fez da literatura de cordel seu principal instrumento em favor da transformação do mundo. Pela poesia e pela leitura, sua arte encanta e educa, com afeto, inteligência e muita esperança.
Após a exibição de estreia, “Nas Trilhas do Poeta” deve percorrer escolas e universidades, em apresentações gratuitas.
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Os Anais da historiografia da Poesia e do Repente Popular atingiu, com este retumbante evento, os Umbrais da Glória. Na outra dimensão espiritual regozijam’se os grandes Poetas Apolônio Cardoso muito bem acompanhado com a sua “Flor do Mocambo”, ao mesmo tempo que tem na espreita o insuperável espirituoso Luis Campos, sendo alertando que não gosta do Papai Noel. Vejo um poeta choroso ao pé dae uma
Cruz, cantarolando a sua dolente canção intitulada “Folha Seca”. Que dobrem os sinos !.
Digo : …0s Anais atingiram…