terça-feira - 15/05/2012 - 09:53h
O jeito certo de fazer acontecer

Natal e Mossoró são campeões em casos de tuberculose

Marksuel Figueredo (Jornal de Fato)

Mossoró está acima da média nacional no diagnóstico da tuberculose. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), por meio do Programa de Controle da Tuberculose, no ano passado a capital do Oeste registrou 42,6 casos da doença para cada 100 mil habitantes. A média no país é de 38,2/100 mil habitantes.

Ainda segundo a Sesap, em 2011 foram notificados 111 casos de tuberculose em Mossoró, dos quais 14 foram reingressos, ou seja, pacientes que já haviam sido vítimas da bactéria.

O município é o segundo maior notificante da doença, atrás apenas de Natal, que tem 800 mil habitantes, que concentrou praticamente metade dos diagnósticos no Estado – 531 casos.

Parnamirim, que tem pouco mais de 200 mil habitantes, ficou com o terceiro lugar, com 82 notificações, e ao lado de Mossoró e Natal, integra a lista dos municípios prioritários no país que necessitam de uma supervisão maior por parte do poder público.

Dos 1.270 casos notificados no RN, os três concentraram 724 ocorrências da doença.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde

Comentários

  1. Francy Granjeiro diz:

    Um dias desses aí, saiu que Natal é a 1ª do Nordeste e a 3ªcidade que tem mais obesos no BR

  2. FERNANDO fF diz:

    Com relação a saude do RN, ouvi agora a pouco que estão tentando localizar o velho curandeiro ARTUR CARABODÉ,pra ocupar a secretaria de saude do Estado.Isso é Rosado fazer adoecer.RRRRRRR.

  3. jose maria diz:

    SECRETARIO QUE NAO MANDA, DIRETOR PUXA-SACO,
    COISA DE POUCA VERGONHA,
    COISA DE MUITO EMBARAÇO.
    GENTE ASSIM NAO MANDA,
    NEM NO PROPRIO SACO!

    QUEM ASSUMIR JA VAI CERTO, COITADO,
    QUE JA COMEÇARÁ LASCADO,
    NADA QUE MANDE FAZER,
    JAMAIS SERÁ EXECUTADO,
    POVO POBRE SOFRIDO,
    NAS MACAS VAI CONTINUAR DEITADO…
    MAS… SE INFERNO EXISTIR….
    O CHURRASCO DESSES POIÍTICOS SERÁ DANADO!

  4. Renato diz:

    A tubercolose é conhecida tambem como doença da fome, pega facilmente nos que se alimentam mau e os que passam fome.

  5. Josué Moreira diz:

    Carlos, a tuberculose é uma doença difícil de controlar e fácil de disseminar. As pessoas doentes e em convalescência abandonam o tratamento antes do prazo que leva em média 6 meses para a pessoa ficar curada. As recidivas são constantes e comuns por falta de um programa de acompanhamento das pessoas infectadas. Por ser complexa, a tuberculose revela as entranhas e identifica a pobreza extrema de um segmento da sociedade (bolsões de pobreza), podemos afirmar ainda que é uma espécie de termômetro, onde deve servir de alerta para os gestores da saúde que algo está errado no programa municipal de controle da doença. A tuberculose juntamente com a Hanseníase (Lepra) e Leishmaniose Visceral (Calazar) são consideradas as doenças da pobreza extrema, miséria e falência do Sistema Local de Saúde. Abraço a todos!

  6. Marcos Pinto. diz:

    Só há uma explicação para esse estranho “fenômeno” : É que as migalhas que caem das mesas fartas das mesas da oligarquia político-familiar numerada de Mossoró não estão sendo suficientes para combater a fome e a miséria da patuléia, e que em consequência da semi-inanição estão contraindo o vírus da tuberculose. Uma lástima, pois.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.