• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
terça-feira - 14/09/2010 - 08:41h

Nem melhor nem pior do que o DEM e o exemplo de Catão

“Nós precisamos extirpar o DEM da política brasileira”.

Essa frase acima foi proclamada ontem à noite, segunda (13), em Santa Catarina,  pelo presidente Lula.

Em comício em favor da senadora Idelí Salvati (PT), candidata ao Governo do Estado, ele satanizou o Democratas, numa espécie de sessão de exorcismo, rosnando em tom perigoso contra a democracia e, não, tão-somente contra um adversário.

Lula copia o que há de pior em termos de sentimento e contraria princípios políticos, de um sistema capaz – por exemplo – de transformar um metalúrgico e nordestino, como ele, em presidente da República.

O DEM, descrito como encarnação partidária de belzebu, não é pior ou melhor do que o PT de Lula, à moda antiga. Ou será que temos exemplo mais radical de oposição nos últimos 30 anos?

Mas DEM e PT, por suas diferenças, não podem ser menores do que regimes totalitários do passado recente ou mais remoto, na vida brasileira.

Corremos o risco de aboletar no Congresso Nacional um parlamento de faz-de-conta, apenas para convalidar a vontade do Palácio do Planalto.

Se for nesses termos, o iminente Governo Dilma Roussef (PT) marcha para produzir uma disfarçada ditadura.

Na era Getúlio Vargas, o Congresso Nacional foi fechado, imprensa garroteada. No regime de 1964, a mesma coisa, com a invenção do bipartidarismo e a figura da "oposição consentida", encarnada pelo MDB.

Com sua popularidade desmedida, o presidente precisa estar à altura do momento histórico e do papel que passou a cumprir, na construção de um novo modelo de nação. Ensandecido, com apologias desse nivel, é apenas mais um cão raivoso.

Se é para arrancar ervas daninhas, comece por uma récua de parceiros, aliados e adversários históricos – transformados em sócios do poder – como José Sarney, Jáder Barbalho e Fernando Collor etc.

Esses e outros, nenhum do DEM, não são melhores do que há de pior no DEM.

A postura de Lula lembra "Catão, o Velho" censor e cônsul na República Romana.

Costumava encerrar, todos os seus discursos no Senado, com a mesma frase: "Delendas est Chartago" (Cártago deve ser destruída). Referia-se à próspera cidade-estado de Cártago (onde se situa hoje a Tunísia) no norte da África, vista por ele como uma ameaça.

Ah, só mais um detalhe: Catão conseguiu seu intento. Cártago foi aniquilada pelo exército romano.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. Gilson Gadê diz:

    Parabéns Carlos, brilhante essa sua análise. É lamentável que ainda tem pessoas esclarecidas que não acordaram para o que está para acontecer. Mas tudo está muito claro, só não vê quam não quer.

  2. antonio pedro da costa diz:

    Caro Carlos Santos,
    Gosto dos seus pontos de vista, mesmo quando não concordo com os mesmos, pois você polemisa, sem baixar o nível, com argumentação e serenidade. Próprio do bom jornalismo.
    Gostaria de oferecer uma humilde contribuição ao seu ponto de vista para chamar a atenção de que Lula antes de ser Presidente da República foi fundador do Partido dos Trabalhadores, partido que historicamente esteve em lado oposto ao que hoje se denomina de DEM. Toda sua vida política esteve em combate democrático aos integrantes da ARENA, do PFL e hoje do DEM.
    Nos oito anos que governou com maestria esse País, recebeu acirrada oposição do DEM, chegando ao ponto de Jorge Bonhauser, coincidentemente de Santa Catarina, dizer em palanque que o PT e os petistas faziam parte de uma raça que deveria ser aniquilada do cenário brasileiro. Para tamanho preconceito não houve nenhum levante nacional patrocinado pelos meios de comunicação ou por quem de direito, pois todos entenderam que tal posição fazia parte do jogo democrático.
    Nestas eleições de 2010, Lula tem candidatos em todos os Estados da Federação, seja do PT, seja dos partidos coligados, sempre em oposição ao DEM. Seria demais esperar de Lula, que em detrimento dos candidatos que ele apoia, assumisse um discurso ambíguo, sem deixar claro para o eleitor de que lado ele está.
    Não acho isso antidemocrático não. A democracia dar a Lula o direito de ter as suas preferências em cada estado e de expressar essas preferências, cabendo ao eleitor decidir na hora de votar. Simples.
    Acho que Lula deu maior exemplo de honestidade e de estadista junto à nação, quando do alto de uma esmagadora aprovação popular, abdicou de buscar um terceiro mandato popular o que seria praticamente certo. Quantos fariam o que ele fez???

  3. RAFAEL DO MONTE NEGREIROS diz:

    Carlos: Lula que realmente, pela população está demonstrando que é o PRESIDENTE mais querido, ao invés de desfrutar desse prestígio, sai com uma besteirada como essa que foi dita “VAMOS EXTIRPAR O DEM”. Ninguém consegue acabar de vez com ninguem, isso foi uma besteira enorme do PRESIDENTE, que perdeu uma boa oportunidade de ficar calado. O sol nasceu para todos. oooooooooooooooooHHHH BESTEIRA PRESIDENTE……….. RAFAEL NEGREIROS

  4. MARCOS PINTO - Do IHGRN e do ICOP. diz:

    O CARA tem plenitude em razão. O que é ruim tem e deve mesmo ser extirpado, inclusive alguns aloprados que transitaram/transitam nas hostes petistas. Todo o país sabe que o DEM(O) tem história sequencial da nefasta e asquerosa DITADURA MILITAR,posto que tem origem na ARENA,PDS, e PFL.

  5. Honório de Medeiros diz:

    Carlos,

    Se alguém do DEM, em algum comício, defendesse a extirpação do PT, estaria tão errado quanto Lula.

    Infelizmente falta, ao nosso Presidente, “physique du rôle”, como diriam, elegantemente, os franceses.

    E quando o futuro chegar, e seus contemporâneos lamentarem o que não foi feito nesses tantos anos de governo petista, em termos de mudanças estruturais, hão de se lembrar dos descalabros éticos, das oportunidades perdidas em termos de política de Estado, e da incontinência verbal do nosso atual Presidente.

    Que insiste em ser pequeno quando tantos o querem grande.

    Honório de Medeiros

  6. CABRA DA PESTE diz:

    Meu caro Carlos Santos, que parabenisa-lo pela análize inparcial da política, livre de qualquer pressão descabida de uma turma que grita aos quatro cantos dessa pais, querendo incutir por fina aforça que só á um lado, bom, onesto, himilde de pessoas de bem, que realmente são dignas de respeito e esse Lado como fala o presidente e o seu se (jactá ele), em outras palavras entendo Eu em minha humilde opinião, nós outro reles mortais não temos nunhum valor, a não ser se passarmos a integrar a equipe, time ou lado ( como Ele fala) contanto que Ele seja Aclamado como ùnico capaz de dirigir os destinos de nossa nação. Louvo a Deus por a Imprensa ainda poder falar, expressar ( ainda) mesmo que sobre critica a opinião do outro lado. PARABÉMS NOBRE JORNALISTA

  7. itamar de sousa diz:

    eu acho que o presidente errou,ele era prá ter se referido só ao RN,é nao ao brasil,porque afinal o DEM[O]só existe aquí!!!!
    b dia caro jornalista

  8. adalberto diz:

    O presidente Lula mostrou apenas que além de fenômeno é um ser humano também, e deu uma resposta a altura a bonhausen q usou todos esses termos para taxar o PT, vamos ver quem vai ser extirpado primeiro pela história se Lula ou o ex-pres. do DEM jorge bonhausen.

  9. Francisco diz:

    E é porque ninguém viu ainda o que a dilma vai fazer…deixe ela começar a pensar que também é a “proprietária” do Brasil…!

  10. Álamo diz:

    Só espero que Lula, um dia, não fale que só sai do Planalto morto e pouco depois, se suicide. Seria muita coincidência.

  11. ze roberto diz:

    Brizola dizia(pra Lula),que não se fazia política a base de álcool,pelo visto Lula não o ouvia,mas,os seus asceclas deveriam fazer um favor e não deixá-lo subir ao palanque em alto grau etílico.

  12. Francisco Rodrigues da Costa diz:

    Ô cabra bom, esse Honório de Medeiros. Diz a que veio. Eu o admiro desde a sua mais tenra idade.
    Quanto ao Lula, isso faz parte da política. Esqueceram o que ele dizia de Sarney e de Collor? Trocou Heloísa Helena e Marina da Silva pelos dois.
    Lembrem-se, pelo amor de Deus, do que Carlos Lacerda dizia de Juscelino e de João Goulart. Quando o MOVIMENTO DE MARÇO/64 cassou os três, ei-los de mãos dadas querendo voltar ao PODER.
    Agora, se Lula quiser realmente acabar com tudo isso, aproveite a enorme popularidade da qual desfruta e conclame todos os homens públicos brasileiros e diga: “Nós, sem distinção nenhuma, já causamos muito mal ao Brasil. Está na hora de acabarmos com essa famigerada REELEIÇÃO, esse cancro que corrói o nosso ideal.
    Aí, sim, meu outro amigo Marcos Pinto, Lula passaria a, de vera, ser o “CARA”, não somente por mais quatro anos, mas daqui a quinhentos anos. Se você viver, verá!
    Uma piadinha pra ninguém ficar com raiva de ninguém.

  13. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Caro Carlos, BRASIL, único país em que tanto a imprensa (GRANDE MÍDIA) jornais, revistas literalmente podem tudo ,e, mais ainda junto aos irmãos siameses, digo a oposição-obstrução sob o comando da “magistral” dupla DEMO/PSDB.

    Lembram senhores Web-leitores, qaundo da tribuna da câmara e do Senado, os Senhores: ARTUR VIGÍLIO e ACM. NETO, em alto e bom som prometeram dar uma surra no PRESIDENTE DA REPÚBLICA… que eu saiba não houve por parte da nossa “aguerrida” imprensa nenhuma nota – nem que fosse de pé de página – com alguma crítica para com o fato.

    Claro pra´nossa “imparcial e não venal” imprensa, tudo normal qaunto ao fato de algém que se diz deputado e (ou) senador prometer dar uma surra no presidente da república….nenhum destempero verbal houve, ningúem da nossa “generosa e qualificada” mídia mandou os “dígnos” representantes do povo calar a boca.

    Claramente se constata os pesos e medidas quanto distinto são, quando das “abalizadas” avaliações-análises feitas por quem deveria ter a devida responsabilidade em informar e consequentemnte formar opinião.

    Não é à toa que a nossa vetusta e venal imprensa assim age… vejam como reagem frente a qualquer discussão do controle social dos meios de comunicação.

    No caso, os “iluminados” capciosamente tentam confundir (e infelizmente conseguem) quando propositamente fazem a devida confusão entre o que seja liberdade de expressão e de imprensa, que, como sabemos são bastante distintas entre sí.

    Prá esses senhores bossais e, infelizmente até o presente, absolutamente donos da verdade escrita…liberdade de imprensa é apenas e tão somente monopolizar opinões e catequizar a maioria partir dos seus inconfessa´veis interesses político-patrimoniais.

    Em nome do que chamam… LIBERDADE DE IMPRENSA utilizada, vienciada e abusada por esses senhores de forma, diria, absolutista.

    Não é à toa, que, sob o condão da famosa liberdade de imprensa, reportagens e mais reportagens são vendidas…compradas, vidas são enxovalhadas, diginidades jogadas no limbo da expiação pública.

    A imprensa…DIGA-SE SÓ A IMPRENSA NO brasil, TEM DE FATO, O PODER de investigar, julgar e condenar, mesmo não vestindo a toga e, menos ainda tendo a chave da cadeia.

    É que o processo de investigação, julgamento e condenação se dão e se fazem de maneiras disimuladas, sutis e ao mesmo tempo avassalhadoras para as vítmas , que, geralmente não possuem a mínima chance de se defender.

    Esse aspecto, muito me faz lembrar da frase do genial MILLOR FERNANDES…

    “DEMOCRACIA É EU MANDAR EM VOCÊ, DITADURA É VOCÊ MANDAR EM MIM”.
    FRANSUÊLDO VIEIR ADE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  14. CABRA DA PESTE diz:

    As vezes me pergunto, afinal quem é o abestado: o Tiririca ou o Lula? Em vez de falar besteira, como sempre, deveria estar trabalhando. Aliás, a propósito, quem é o atual presidente do Brasil? O lulla vai prá cima e prá baixo com nosso dinheiro fazer comício para a sócia da Erenice, o vice Alencar tá com o pé na cova, o presidente da câmara (3º na sucessão) também está em campanha. Acho que deve ser o Dirceu…

  15. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Caro Carlos, muito interessante a “polêmica” e. mais ainda a abrupta aparição-exposição dos “democratas” de plantão. Eles, sempre eles estiveram e estaõ no Brasil desde o descobrimento…período colonial…capitanias hereditárias…período escravocrata, LEMBRAM…!!!??
    Hoje esses senhores que, no fundo não passam de nazifascistas abobalhados sob o sígno do colonialismo…VIDE A physique du rôle do eminente HONÓRIO MEDEIROS.

    É ISSO, “OS MAGNÂNIMOS DEMOCRATAS” ficam literalmente tiririca quando um homem do povo fala com todas as letras e tintas, algo que mexe na histórica ferida de segregação política e de exclusão social diretameNte patrocinada, construída e representada por esse ditos “DEMOCRATAS” e, que sabidamente vão de encontros diretamente às funestas, autoritárias e obtusas FIGURAS, as quais, sempre que o poder esteve e está a ponto de escorrer-lhe entre os dedos, usaram e usam de todos os artífícios e artimanhas em nome do que eles denominam democracia.

    Senhores….LEMBRAM DA DEMOCRACIA …LINDAMENTE FLORESCIDA-construída pelos represnentantes de vossas senhorias, durante décadas de tentativa de golpes que finalmente logaram “êxito” NOS IDOS DE 01 DE MARÇO DE 1964, E, QUE OS SENHORES…CAPCIOSA E LEVIANAMENTE APELIDARAM DE REVOLUÇÃO….!!!????

    POR ÚLTIMO, APENAS UMA INDAGAÇÃO, QUANDO FHC…O PRINCÍPE DA SORBONE COMPROU MEIO MUNDO, RASGOU A CONSTITUIÇÃO E CONSEGUIU O SEGUNDO MANDATO, SERÁ QUE O DITO INTELECTUAL TAMBÉM APENAS CUMPRIU A CONSTITUIÇÃO…!!!????

    ORA SENHORES VÃO CATAR COQUINHOS…VÃO SUBIR NOS PÉS DE AÇAÍ A VINTE TRINTA METROS DE ALTURA, PRÁ QUEM SABE REFLETIREM UM POUCO QUE SEJA E TER ALGUMA ATITUDE POLÍTICO-ECOLÓGICA…..!!!

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  16. Everton Carlos da Costa Cardoso diz:

    Gostei muito do comentário de Honório de Medeiros. Principalmente quando ele diz que haveremos de nos lembrarmos “da incontinência verbal do nosso atual Presidente. Que insiste em ser pequeno quando tantos o querem grande”.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.