• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 05/04/2011 - 15:10h

Nem pedra nem fuzil, mas uma união possível dos Rosado

“Nossos primos são nossos grandes adversários, mas o nosso grupo é hegemônico”, afirma o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM). “Quando éramos jovens, nossa luta era da pedra para o fuzil. Agora já estamos velhos”.

Essas declarações dadas por Carlos Augusto Rosado (DEM), ao site Congresso em Foco, para a reportagem especial denominada de "Três famílias dominam a política do Rio Grande do Norte" (clique AQUI), diz muito sobre o presente e futuro do clã Rosado na política.

Este Blog já comentou muitos sobre as variáveis em jogo para a sucessão municipal. Uma delas, é a hipótese que não pode ser descartada, de que a o grupo de Carlos abra caminho à eleição da "adversária" e deputada estadual Larissa Rosado (PSB).

Impossível? Não. Difícil, mas não impossível.

Seu comentário entre enigmático e jocoso, abre margem a essa interpretação.

Se o chamado "rosalbismo" não encontrar meios e um nome viável à Prefeitura de Mossoró, elevará ao cargo máximo do município um não-Rosado? Vai se arriscar? Já não basta o desgaste corrosivo sofrido com a "Era das Trevas" protagonizada pela prima e prefeita de direito Fátima Rosado (DEM), a "Fafá"?

Há algumas décadas, Carlos acalentava um sonho: ser deputado federal. Acabou frustrado na pretensão, após quatro mandatos de deputado estadual.

Nesse ínterim, o planejamento traçado de forma cartesiana foi de levar sua mulher, a pediatra Rosalba Ciarlini (DEM), ao Governo do Estado. Conseguiu.

Mas não é tudo. Falta mais.

A união dos Rosado em torno de sua liderança.

Hoje parece pouco provável, além de politicamente desnecessário, pois os Rosado não sofrem qualquer ameaça de força alternativa.

Porém um amplo acordo pode desenhar esse pacto, que passaria pelas eleições municipais do próximo ano e as disputas de 2014.

É bom não esquecermos que o mandato da prefeita de direito Fafá Rosado vai até 31 de dezembro de 2012. Depois, tchau! Fim do estorvo à própria continuidade dos Rosado no poder.

A eleição de Larissa fecharia a unidade dos Rosado, com definição de espaços geopolíticos. Sandra Rosado, sua mãe, teria ainda maiores meios à continuidade na Câmara Federal, além de Betinho Rosado (DEM), irmão de Carlos Augusto.

A atual vice-prefeita Ruth Ciarlini (DEM) ganharia fôlego para retornar à Assembleia Legislativa em 2014, ocupando espaço de Larissa Rosado.

O webleitor pode perguntar: "e a facção de Fafá, comandada pelo agitador cultural Gustavo Rosado (PV)?

Você acha pouco oito anos? Estão no lucro.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. WILLIAM PEREIRA DA SILVA diz:

    O homem nasce com uma tendência assaz violenta para a dominação, as riquezas e os prazeres e com muita gosto para a preguiça: por conseguinte o homem deseja o dinheiro e também as mulheres ou filhas dos outros; quer tornar-se senhor de todos, sujeitá-los a seus caprichos e passar a vida sem fazer nada ou fazendo coisas agradáveis. CERVANTES…….. Assim aprenderam os Rosados!!!

  2. jb diz:

    “Eu o sustentarei com mão de ferro no caminho do poder e, apesar disso, lhe prometo uma vida de prazeres,honras, festas contínuas… Nunca lhe faltará dinheiro…O senhor(a) vai brilhar, ostentar-se, enquanto eu, agachado na lama das fundações, estarei garantindo o brilhante edifício de sua fortuna. Porque eu, eu gosto do poder pelo poder! SEMPRE ME SENTIREI FELIZ COM SEUS PRAZERES, QUE ME SÃO VEDADOS. ENFIM, EU SEREI O QUE O SENHOR(a) FOR!… Uns descendem de abel; outros de Caim – disse o abade – ; eu sou mestiço: Caim para os inimigos, Abel para os amigos.” Qualquer semelhança entre esta proposta do abade Carlos Herrera ao ambicioso Lucien de Rubempré [personagens de Ilusões Perdidas] e a relação política do sr Carlos Augusto Rosado e sua esposa terá sido MERA COINCIDÊNCIA.

  3. FRANCISCO ALVES FILHO diz:

    Senhor articulista, muito bem feitas as considerações sobre o clã Rosado.Verifica-se que nesta família nunca houve discordância, muito pelo contrário.
    Eles falsamente se dividem para os “olhos” dos eleitores. Eles blefam ou fingem que estão “brigados”. Pura retórica de enganação ao povo. E começam a dominar o Estado.
    Com isto conseguem estar sempre no poder. Quem perde? A cidade de Mossoró e região, a diversidade na Administração Pública. Concretizam uma verdadeira ditadura disfarçada.
    Uma alternância política a esta situação é praticamente inexistente no momento, mas não impossível de um dia vir a acontecer. Aguarda-se.

  4. itamar de sousa diz:

    ROSAIDS……..VOLTA LOGO CRISPINIANO!!!

  5. Tales diz:

    Volta Crispiniano? Pra quê omi? Sair dos Rosado pra Crispiniano é pedir pra se acabar de vez.

  6. Alexsander diz:

    Cripiniano, Francisco carlos, Cláudia regina, Genivan Vale é o mesmo que um só CHICO DA PREFEITURA

  7. itamar de sousa diz:

    omi,eu nao me referi em termos de sucessao,como posso pedir a volta de CRISPINIANO,Aa prefeitura,se ele nunca foi prefeito.
    pedi a volta dele aos grandes meios de comunicaçao,com a sua critica inteligente e mordaz,que sempre faz falta,sabe ,eu admiro os grandes jornalistas,,tds dentro da sua linha de jornalismo.
    agora em se falando de sucessao,aproveitando a deixa,eu sou muito mais CRISPINIANO NETO,do que tds esses nomes que ,ora,a oligarquia,e a “borra da oligarquia”[como disse o edil]nos oferece.
    esses trocadilhos de nomes,e da verve do poeta,alias ,como ele foi substituido na fundaçao Jose Augusto,,ele chega ja em Mossoro,quando chegar irei convidá=lo p assistir o filme=A VOLTA DOS QUE NAO FORAM.
    b dia p tds os webleitores

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.