quarta-feira - 13/08/2025 - 17:48h
3º Cindi

“Nem tudo é autismo” é tema de Congresso Internacional

Reflexões sobre os desafios e avanços no desenvolvimento infantil serão abordados (Foto: Aurino Neto/Arquivo)

Reflexões sobre os desafios e avanços no desenvolvimento infantil serão abordados (Foto: Aurino Neto/Arquivo)

A 3ª edição do Congresso Internacional de Desenvolvimento Infantil (CINDI) acontece a partir desta quinta-feira (14) e segue até sábado (16), no Centro de Convenções de Natal. O evento, reconhecido como o maior do gênero na América Latina, reúne profissionais da educação e da saúde que lidam com a infância atípica, oferecendo um espaço para formação, aprimoramento e conexão com especialistas renomados.

Credenciamento começa às 10 horas da quinta-feira e ao meio-dia haverá abertura.

O CINDI 2025 traz como tema central “Nem tudo é autismo”, propondo reflexões sobre os desafios e avanços no desenvolvimento infantil, além de enfatizar a importância de abordagens multiprofissionais e integradas no cuidado com crianças e adolescentes, reforçando o compromisso em desmistificar diagnósticos e promover um olhar mais abrangente e inclusivo.

São mais de 30 palestrantes nacionais e internacionais de referência em suas respectivas áreas, além de painéis temáticos, feira de exposição com as últimas novidades do setor, ativações de marcas e experiências imersivas.

Dentre as palestras, estão:

“Voluntário em pesquisa é igual a rato de laboratório? Mitos e Verdade”, por Fabrício Brasil;

“Modulação neural no controle da agressividade: o papel da Neurocirurgia Funcional”, com Sérgio Dantas;

“Entre sinais e ruídos: o desafio de se enxergar o essencial”, com Dr. Renato Arruda;

“Da marginalização à medicina: a reconstrução da saúde com a cannabis”, por Cassiano Gomes;

“Como fazer uma investigação para além do diagnóstico?”, com Paulinha Kopruzinski;

“Interface entre modelos de intervenção: contribuições na terapia de pessoas autistas”, com Tatiana Wanderley;

“Impacto Sensorial: Como sensações moldam comportamentos”, por Lindsay Hardy (online);

“Direitos das pessoas com TEA e PCD: Saúde e Educação”, com Dra. Patrícia Castro;

“Diagnóstico diferencial na primeira infância: TEA ou Apraxia de Fala na Infância?”, por Elisabete Giusti;

“A importância da avaliação do desenvolvimento infantil no diagnóstico precoce”, por Denise Bandeira;

“Manejo de comportamentos interferentes”, por Ianca Azevedo;

“Alfabetização de crianças autistas: o que muda nesse processo”, por Alexandre Ribeiro;

“Autismo sob a ótica do Direito: garantias, responsabilidades e desafios para pacientes, profissionais e sociedade”, com Dr. Júlio Marques;

“Tecnologia lúdica como ponte terapêutica: inovação para reabilitação e o desenvolvimento cognitivo”, por Yhugo Barbosa;

“ESDM: Modelo Denver de Intervenção Precoce”, com Dra. Michele Procópio;

“Famílias sob pressão – quando o diagnóstico atravessa a sala de estar”, por Camila Ferrari;

“Estimulação cognitiva: como os jogos desenvolvem bagagem cognitiva e funções  executivas superiores”, por Nadia Benidez;

“Além do autismo: conhecendo as principais comorbidades”, com Dr. Filipe Teodoro;

“Habilidades de Segurança”, com Dr. Rafael Silva;

“Medicações no Autismo: prática e perspectivas”, com Saulo Serrano.

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Categoria(s): Gerais

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