segunda-feira - 04/04/2022 - 22:46h
Professorado

“Nenhum direito foi retirado, todos estão garantidos”, afirma consultor

Humberto Fernandes, da Prefeitura de Mossoró, mostra como projeto reforçou benefícios futuros

Em coletiva de imprensa no Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo, bairro Aeroporto, nesta segunda-feira (4), o consultor-geral da Prefeitura de Mossoró – Humberto Fernandes – e outros auxiliares municipais mostraram ser inconsequente acusação de que o governo municipal retirou direitos dos professores. Projeto foi aprovado semana passada na Câmara Municipal, atendendo o que estava acordado com magistério e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM).

Humberto usou sua própria origem , história e condição de servidor público e professor, para provar que direitos estão mantidos (Foto: Célio Duarte)

Humberto usou sua própria origem , história e condição de servidor público e professor, para provar que direitos estão mantidos (Foto: Célio Duarte)

“Reforçamos que nenhum direito foi retirado e todos estão garantidos, conforme a lei do magistério”, disse Humberto Fernandes, que é dos quadros da Universidade do Estado do RN (UERN) e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Mossoró). Em conversa com o Canal BCS (Blog Carlos Santos), ele ainda botou sua própria biografia como anteparo às suas palavras, dizendo-se sem temor de ser desmentido:

– “Sou professor, servidor público, tenho uma origem e uma história de luta em defesa do estado de leis. Não estou aqui para defender o direito do prefeito nem o direito da prefeitura, contra o professor e sindicato, mas o que é certo. É descabida a acusação de que o município está retirando direitos.

Destacou, que “o fechamento da garantia dos direitos da categoria resta demonstrado no novo § 3º do art. 6º, da LC 174/22, ao assegurar a progressão automática do professor de nível médio, que venha a se graduar, para o Nível II, Classe 10, ou seja, para o fim da carreira de professor graduado, garantindo, com isso, um aumento salarial imediato de 40% em seu vencimento básico”, deixou claro.

Humberto frisou ainda que “a progressão horizontal, dentro do mesmo Nível (5% a mais na classe superior em relação à classe anterior), foi mantida na LC 174/22; e que a composição de vencimentos, respeitando 40% a mais na Classe 10, do Nível II, sobre a Classe 10 (classe única), do Nível I, foi mantida na LC 174/22. Matematicamente, é possível demonstrar que a Lei Complementar 174/22 não só manteve os direitos já existentes, como os garantiu nos reajustes futuros”.

Medidas 

Secretário municipal de Administração, Kadson Eduardo interveio , ao salientar o respeito ao professorado e servidores numa série de medidas da gestão do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), que eram ignoradas no passado:

– Salário integral pago em dia; pagamento do 13º de 2020 deixados pela administração passada, férias pagas em dia, 13º pago no mês de aniversário, mais de 600 Progressões pagas, repasse do trabalhador e patronal em dia ao Previ Mossoró, reajuste salarial de 33,67% para o professorado (acima do piso nacional).

Equipe apresentou números, fez demonstrativos e usou também recursos audiovisuais para reforçar que direitos estão garantidos (Foto: Célio Duarte)

Equipe números e argumentos, também com recursos audiovisuais, para reforçar que direitos estão garantidos (Foto: Célio Duarte)

Secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar relatou investimentos na Educação, recebida em estrutura sucateada:

“Trabalhamos para reverter a situação encontrada. Para isso, implementamos reformas e manutenção de escolas e obras em atraso também foram concluídas. Além disso, foi assegurada manutenção da frota do transporte escolar. E, pela primeira vez, todo o processo de matrículas foi desenvolvido de forma totalmente on-line. Sem falar nas inúmeras conquistas do ponto de vista de salários pagos em dia, bem como a concessão de progressões funcionais”, afirmou.

Diálogo

O discurso de falta de diálogo que a oposição e o Sindiserpum propagam foi outra contestação feita na coletiva. Em 2021, o Sindiserpum foi recebido na Prefeitura de Mossoró cinco vezes. Todas as reuniões contaram com a presença do prefeito Allyson Bezerra. Na época, há três anos e sete meses que o sindicato não era recebido no Palácio da Resistência.

Neste ano de 2022, a gestão municipal também recebeu o sindicato quatro vezes com a presença do prefeito e mais três vezes pela equipe jurídica e econômica da prefeitura municipal. “Não faltam respeito e busca do melhor para o servidor”, ponderou Raul Santos, procurador-geral do município.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política

Comentários

  1. Anderson diz:

    Ao que parece, tem vereadora/candidata a deputada usando o funcionalismo municipal como massa de manobra na tentativa de se viabilizar politicamente em outubro.
    Ficou feio. Omitir a verdade procurando ganhar holofotes não passa de mera covardia e maquiavelismo.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.