• Cachaça San Valle - Topo do Blog - 01-12-2024
quarta-feira - 15/09/2010 - 16:48h

Niná Rebouças – educação como prática e foco de vida

O Blog do Carlos Santos, modestamente, presta homenagem à professora-vereadora Niná Ribeiro de Macêdo Rebouças, falecida hoje por volta de 14h, em Natal, no Hospital Natal Center.

Abaixo, uma síntese biográfica:

Niná nasceu em 25 de abril de 1947, sendo cidadã assuense por nascimento e mossoroense por reconhecimento da Câmara Municipal de Mossoró.

Era casada com o economista Elviro do Carmo Rebouças Neto, com quem tem uma filha, Grécia Regina de Macêdo Rebouças.

Desde cedo, ainda criança, Niná Rebouças mostrou inclinação para o magistério, profissão que mais tarde abraçaria com abnegação e na qual se aposentou após 27 anos de dedicação.

Formada em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, exerceu a função de professora nos seus vários níveis, tendo iniciado sua vida profissional no Governo do Estado do Rio Grande do Norte, na educação básica.

Na Rede Estadual assumiu a direção de várias escolas, em Mossoró e em Areia Branca, onde foi diretora no período de 1976 a 1979, do C. E. Desembargador Silvério Soares, unidade de ensino de 2º Grau e Magistério.

Sempre dedicada às causas da educação, desempenhou várias funções, dentre as quais destacamos a Chefia do 11º Núcleo Regional de Educação (NURE), hoje 12ª Diretoria de Educação (DIRED), professora da disciplina Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da Uern, e, por doze anos, gestora da educação municipal em Mossoró, de 1997 a 2000, como Secretária Municipal de Educação e de 2001 a março de 2008, na titularidade da Gerência Executiva da Educação e do Desporto.

Foi também presidente do Conselho Municipal de Educação de Mossoró e Vice-Presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação –(UNDIME/ RN), órgão nacional que congrega gestores educacionais.

À frente da educação mossoroense teve seu trabalho reconhecido publicamente, com prêmios conquistados junto a entidades nacionais, como a "Medalha Anísio Teixeira do Mérito em Gestão Educacional", em 2001, e o "Prêmio Gestão Nota 10" do Instituto Ayrton Senna, em 2008.

Em março de 2008 afastou-se de suas funções na educação. Resolveu entrar na disputa política como candidata a vereador. E conseguiu seu intento.

Foi eleita pelo DEM com 3.938 votos, para cumprir um mandato de quatro anos, de 2009 a 2012.

* Veja em postagens mais abaixo mais informações sobre Niná Rebouças, velório, sepultamento etc.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria

Comentários

  1. MARCOS PINTO - Sócio-Correspondente do "Arquivo Nacional Torre do Tombo" (Lisboa/ Portugal). diz:

    Niná foi uma figura de proa na defesa do setor educacional Mossoroense. No legislativo Municipal fez a diferença, no que consiste à apresentação de propostas para alavancagem de todos os segmentos sociais de Mossoró. É uma pena que a mesma não tenha conseguido realizar o seu grande sonho – que era presidir
    o Legislastivo Mossoroense, por ingerências de pessoas que sepultaram seu sonho – Betinho Rosado, Fafá Rosado e Rosalba Rosado, que preferiram cerrar fileiras para conduzirem o vereador Claudionor dos Santos ao eminente cargo legislativo. Com essa procrastinação, Mossoró perdeu oportunidade única de dispor da competência ímpar da Vereadora NINÁ REBOUÇAS. Com certeza, ela será mais uma estrela a compor a resplandecente mansão celestial.

  2. Noaldo Medeiros diz:

    Me solidarizo neste momento de tristeza pela morte de uma grande educadora do RN.Tive o prazer de conhecer Niná como colega de profissão,fazendo com que nos tornássemos amigos.Sou um admirador da sua luta pela educação e pela vida.Meus sentimentos a Família.Por Noaldo Medeiros,Secretário de Educação de Ouro Branco-RN

  3. WILLIAM PEREIRA diz:

    VOZES da MORTE poema de augusto dos anjos
    Agora, sim! Vamos morrer, reunidos,
    Tamarindo de minha desventura,
    Tu, com o envelhecimento da nervura,
    Eu, com o envelhecimento dos tecidos!

    Ah! Esta noite é a noite dos Vencidos!
    E a podridão, meu velho! E essa futura
    Ultrafatalidade de ossatura,
    A que nos acharemos reduzidos!

    Não morrerão, porém, tuas sementes!
    E assim, para o Futuro, em diferentes
    Florestas, vales, selvas, glebas, trilhos,

    Na multiplicidade dos teus ramos,
    Pelo muito que em vida nos amamos,
    Depois da morte, inda teremos filhos

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.