Estatizado na gestão Francisco José Júnior (PSD), o Estádio Manoel Leonardo Nogueira (Nogueirão) segue interditado pelo Corpo de Bombeiros e desmanchando-se. Desde 2004 que sofre seguidas interdições e encolhimento em sua capacidade de público.
Sonho antigo de muitos desportistas, a sua estatização nunca esteve nos planos do rosalbismo, mas o caso vai cair no colo da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) a partir de 1º de janeiro de 2017. A partir de sua posse pela quarta vez na Prefeitura, terá o problema de sempre – agora bem maior. E terá motivos de sobra para se livrar dele.
Em suas outras gestões municipais, Rosalba viabilizou apoio à manutenção do Nogueirão, mas sempre se esquivou da estatização. Seria um ônus a mais para a Prefeitura.
O destino desse equipamento esportivo a partir daí pode ser retornar à iniciativa privada. A Prefeitura deve iniciar denso processo de enxugamento de despesas e o Nogueirão pode ser “desovado”. Uma permuta, enfim, por exemplo.
Bem assim… “toma que o filho é seu!”
Reforma e ampliação
Havia um consistente projeto de permuta do Nogueirão no final de 2011, acompanhado pelo Ministério Público, mas sabotado por setores da imprensa e da política locais. Pelo menos três grupos começaram a estudar construção de novo estádio em troca do Nogueirão (veja AQUI).
Em 2012, apareceu a propaganda eleitoral mirabolante de que ele seria reformado e ampliado pelo Governo Rosalba Ciarlini (gestão estadual), no final da campanha municipal daquele ano. Custo? Quase R$ 40 milhões.
O projeto existe. Só ele. Nunca de fato houve vontade política e recursos para tal fim. Foi tão-somente uma peça de marketing eleitoral.
Aí o prefeito Francisco José Júnior resolve, com aplauso dos desportistas, estatizar o Nogueirão. Para em seguida, abandoná-lo.
O erário municipal está insolvente e escasseiam recursos à sua manutenção mínima. A gestão Rosalba Ciarlini dificilmente terá meios à sua restauração, num momento da maior crise vivida pela Prefeitura e o município.
Pobre Nogueirão!
* O Nogueirão pertencia à Liga Desportiva Mossoroense-LDM, entidade que congrega times profissionais e amadores da cidade.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.
A matéria afirma que o prefeito Francisco José resolveu “privatizar” o Nogueirão. O correto não seria o prefeito resolveu estatizar o Nogueirão?
NOTA DO BLOG – Exato, Rebouças.
Vou fazer correção.
Obrigado
Oh quão emocionante, mais uma vez, constatar…a indiscutível capacidade cidadã do eleitorado, impoluto e capaz eleitorado da cidade que dizem combateu Lampião. Quando mais uma vez, dá sua indiscutível demonstração de “sabedoria” política, elegendo e reelegendo a mulher…ou seria a rosa das rosas …. várias e várias vezes, aquela, que como ninguém, sabe, deveras, fazer muito bem….maquetes….!!!
Dizem que é errando e vivendo que se e aprende e apreende como viver, porém a maioria dos mossoroenses, aí estão para negar mais uma vez a sabedoria popular….!!!
Um baraço
FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
OAB/RN. 7318.