A abertura de novos leitos Covid na Grande Natal para atender à crescente demanda e a adoção de medidas restritivas para conter a propagação do novo coronavírus foram discutidos nesta terça-feira (16) em reunião convocada pela governadora Fátima Bezerra (PT), que contou com a presença de representantes dos municípios da região metropolitana e do Ministério Público do RN (MPRN). O objetivo foi a adoção de medidas para fortalecer o Pacto pela Vida.
A região metropolitana conta hoje com 90 leitos críticos em funcionamento para tratar pacientes em estado grave. Nos últimos dois dias, a taxa de ocupação ficou acima de 80%, o que fez disparar o sinal de alerta das autoridades de saúde. Pela estrutura atualmente existente, poderiam ser abertos mais 50 desses leitos, dos quais 10 já foram anunciados pela Prefeitura do Natal.
Os demais seriam no Hospital Universitário Onofre Lopes e no Giselda Trigueiro, em Natal; na Maternidade Divino Amor, em Parnamirim; e no Hospital Belarmina Monte, em São Gonçalo do Amarante.
Aglomerações
Os participantes da reunião apontaram as aglomerações de pessoas, a exemplo do que ocorreu no final de semana na praia da Pipa (veja AQUI), como o maior obstáculo aos esforços para conter a propagação do vírus no Rio Grande do Norte. “Não basta só ampliar o número de leitos, é preciso que os protocolos sanitários sejam cumpridos pelos municípios”, defendeu a governadora Fátima Bezerra.
Os números apresentados pelo secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, mostram que o RN enfrenta uma segunda onda da doença até mais grave que a primeira em algumas localidades.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
TOQUE DE RECOLHER JÁ , das 23 às 5 da manhã , até vacinar 70 % da população adulta.
Estão enxugando gelo, o povo do Rn não fazem como o de Martins , lá tem educação e uso de máscaras .