Os trabalhadores do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RN) decidiram suspender a greve da categoria, após o Governo do Estado apresentar nova proposta. Deliberada em assembleia presencial nesta quinta-feira (07) em Natal, a suspensão já começou a valer nesta sexta (08) em todo o RN. A paralisação começou dia 2 de setembro.
De acordo com Alexandre Guedes, que é membro do departamento e diretor de comunicação do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta do Estado do RN (SINAI-RN), os profissionais consideraram positiva a proposição exposta pelo Gabinete Civil, a Secretaria da Administração do Estado (SEAD) e a diretoria do DETRAN-RN na audiência da última quarta (06), mas, com ressalvas.
O sindicalista relata que o Executivo Estadual propôs reajuste de 23% – índice que repõe parte das perdas salariais acumuladas entre 2017 e 2020, em duas parcelas. No entanto, as datas do parcelamento foram ponto de divergência na mesa de negociação. Inicialmente, o Governo ofereceu implementar a reposição nos meses de março e novembro de 2022.
Porém, houve entendimento para a atualização ser feita em janeiro e novembro de 2022. Apesar dessas lacunas, outro ponto positivo resultante da greve foi o compromisso do governo de enviar o projeto de lei à Assembleia Legislativa até novembro deste ano.
Concurso
Sobre a realização do concurso público, firmada em acordo após a greve de 2019, o governo confirmou sua realização. Muito embora ainda falte o detalhamento das datas de cada ação do certame, já existe a previsão que sua conclusão será efetuada até meados de 2022.
A medida visa melhorar as condições de trabalho dos servidores e dos serviços oferecidos aos usuários; tendo em vista que há pelo menos 11 anos não é feito nenhum certame.
Ademais, a categoria aponta que o projeto que visa atualizar o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) tem deficiências, ao não contemplar um programa de qualificação do servidor e tampouco buscar diminuir a distância entre os menores e maiores salários dos profissionais, à partir de uma distribuição mais justa na tabela salarial.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
A GOVERNADORA FÁTIMA DO PT, não poderia nega esses as atitudes de reivindicações, até porque quando OPOSIÇÃO encentivava os funcionários públicos (PELEGAS) fazer GREVE GERAL em pro dos benefícios das classes. Viva o PT! Viva o PT!
O PT, 03 anos de GESTÃO X 0 PELEGAS.
Tem PHD, em mentir, traição e sobre manipulação para enganar as classes POBRES, HUMILDES E ESCANTIADA nesta GESTÃO fajuta.