O novo arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, tomará posse no próximo sábado (7), na Catedral Metropolitana. A programação iniciará às 8h30, em frente à Catedral, com o hasteamento das bandeiras e entrega da chave da cidade do Natal ao novo arcebispo, pelo prefeito municipal, Álvaro Dias (Republicano).
Em seguida, Dom João adentrará a Catedral, aspergindo o povo com água benta.
A celebração da missa terá início às 9 horas. Logo após a procissão de entrada, o chanceler da cúria metropolitana, Padre Francisco de Assis Melo, fará a leitura da bula (documento) do Papa Francisco, nomeando Dom João para arcebispo metropolitano de Natal. Ele foi nomeado no dia 5 de julho deste ano (veja detalhes AQUI).
Em seguida, o então administrador apostólico da Arquidiocese, Dom Jaime Vieira Rocha, entregará o báculo (cajado) a Dom João Cardoso, como gesto de comunhão eclesial e de passagem do governo arquidiocesano.
Outro momento significativo, durante a missa, será a ocasião em que todos os padres e diáconos irão até o novo arcebispo para cumprimentá-lo e prestar-lhe respeito e obediência.
Mais compromissos
Na sexta-feira (6), antecedendo à posse, acontecerão dois eventos com a participação de Dom João Santos Cardoso. Às 10h, ele receberá a imprensa, em uma entrevista coletiva, no salão de eventos do Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral Metropolitana).
Às 19 horas, será realizado um momento cívico-cultural, no auditório da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na ocasião, Dom João será saudado pelas autoridades civis e por alguns representantes da Arquidiocese de Natal.
Da Diocese do Bom Jesus da Lapa (BA), da qual Dom João Cardoso foi bispo, nos últimos oito anos, virá uma caravana de mais de cinquenta pessoas. O novo arcebismo nasceu no dia 3 de dezembro de 1961, no município de Dário Meira (BA).
Dom Jaime
Dom Jaime renunciou ao episcopado no dia 30 de março do ano passado, ao completar 75 anos de idade, exigência do Código de Direito Canônico da Igreja Católica. Nascido em Tangará-RN em 30 de março de 1947, a sua nomeação para arcebispo de Natal aconteceu em 21 de dezembro de 2011 e a posse em 26 de fevereiro de 2012.
Sem os deveres do episcopado em Natal, ele foi nomeado membro da Comissão Episcopal para os Bispos Eméritos, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dia 20 de julho último, em atendimento ao que rege o Código de Direito Canônico. Recebe o nome de “emérito” aquele bispo que “perder o ofício por limite de idade ou por renúncia aceita”.
Transmissão ao vivo
Os dois eventos do dia 6, poderão ser acompanhados, ao vivo, pelo canal da Arquidiocese de Natal, no Youtube. A celebração da posse canônica, no dia 7, será transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese, pela Rádio Rural de Natal – 91.9 FM e por vários outros veículos de comunicação.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Faça um Comentário